Menu fechado

Outros Documentos da Wiki

#

O Tio Tas guia seu desejo de conhecer as Aventuras de Dragonlance no maior jogo de RPG do mundo #

Créditos #

Designer Principal: Chuck Martinell

Design: Timothy Shiflet, Ed Mekeel

Desenvolvimento de Regras: Timothy Shiflet, Chuck Martinell, Ed Mekeel, John Rhyne

Texto: Timothy Shiflet, Chuck Martinell, Trampas Whiteman, John Rhyne, Weldon Chen, Ed Mekeel

Edição: Chuck Martinell, Timothy Shiflet, Ed Mekeel

Revisão: Candice Evenson

Design Gráfico e Layout: Ed Mekeel

Arte da Capa: Elena Zambelli, https://www.artstation.com/elenazambelli/profile

Artes Internas: Larry Elmore, Elena Zambelli, Patrick E. Pullen, Candice Evenson, Nathanaël Roux http://www.barkalotdesigns.com, Jarry Darrin Scott, Ertac ALTINOZ

Artes Internas, Cont.: https://www.artstation.com/ertacaltinoz, Michael Bielaczyc (www.michaelbielaczyc.com), SilverGlass83 (https://www.deviantart.com/silverglass83), Jennifer Meyer, Daniel Bryce, Tithi Luadthong, Cola73

Colaboradores do Lexicon: Ambro, Canlocu, Darcwulf, Heine Stick, Heron, Ben Jacobson, Joe Mashuga, Carteeg Struve, Uziel, Zeppo Lindus

Jogadores da Fase de Teste: 150 fãs de Dragonlance. Obrigado!

Um agradecimento especial a Tracy Hickman e Margaret Weis por sua criação e pelo desenvolvimento do mundo de Dragonlance! Sem a visão deles, nada disso seria possível.

Créditos Brasileiros #

Tradutor: Gilvan Gouvea – Tradutor dos Livros de Dragonlance pela Jambo Editora

Agradecemos ainda a todos aqueles que trabalharam anteriormente para desenvolver Krynn através de vários romances, material de jogo, artes e, claro, nos bastidores.

Finalmente, obrigado a TODOS os fãs de Dragonlance. Vocês mantêm a luz acesa com esperança para o futuro!

Na Capa #

Tio Tasslehoff Burfoot pega uma bolsa emprestada de Lorde Soth, o cavaleiro da morte. Foi uma surpresa que alguém com uma reputação mortal tenha deixado, de forma descuidada, um item tão valioso cair. Ele definitivamente o devolverá no futuro.

Talvez quando o sujeito temível for menos sisudo? Honestamente, Soth deveria dar uma pausa na melancolia em seu castelo assombrado. Os lamentos daquelas banshee dificultam muito a concentração!

INSCREVA-SE E CURTA #

O mundo de Dragonlance e Dungeons & Dragons são de propriedade da Wizards of the Coast, LLC.

Todo o conteúdo © 2001 – 2021 The Dragonlance Nexus: conteúdo não oficial de Dragonlance, notícias, artigos, arte e muito mais—pelos fãs, para os fãs. Dragonlance, Dungeons & Dragons, D&D, seus logotipos, Wizards of the Coast são ©2021, Wizards of the Coast, LLC., uma subsidiária da Hasbro Inc. #

Prefácio – Reflexões do Kender #

Queridos Amigos de Dragonlance,

Há muito tempo, bem, não muito tempo (algumas pessoas chamam de anos 90), um adolescente do Centro-Oeste decidiu que, no futuro, faria parte de uma equipe que escreveria para o mundo de Dragonlance. Veja bem, esse jovem estava apaixonado pelos personagens sobre os quais lia e queria, um dia, continuar suas histórias. Com o passar do tempo, o adolescente se tornou adulto e foi para o mundo real, ainda armado com a paixão de criar. Quando surgiram oportunidades de escrever no mundo de Dragonlance, algumas foram perdidas, mas a maioria foi apresentada pelo Dragonlance Nexus.

O Dragonlance Nexus faz parte da minha vida há quase duas décadas. Olhando para trás no meu início com o Nexus, eu sonhava em ser chamado para a primeira divisão, para escrever para WotC no cenário Dragonlance. Talvez tenha sido o pensamento desejoso de um jovem, mas, como para muitas pessoas, meu telefone não tocou, o e-mail não chegou e nenhum livro com meu nome apareceu nas prateleiras. Apesar de que eu adoraria que isso ocorresse, sou um pouco mais sábio, algumas décadas mais velho e, talvez, um pouco mais realista.

Espere, quem é? Sério? Vamos lá… Por que você está aqui? Você não vê que estou abrindo meu coração para os fãs de Dragonlance sobre este projeto maravilhoso que fizemos no Nexus. Solta isso. Não me importa se você está na capa. Vamos, Tas, larga isso. É o Lego que meus filhos levaram duas semanas para montar.

Agora, onde eu estava? Ah, sim. Estas páginas contêm um retorno ao mundo de Dragonlance, atualizado para a 5ª edição do maior RPG do mundo, pela equipe do Dragonlance Nexus. Nos últimos dois anos, trabalhamos em partes deste projeto e, para alguns de nós… Espera, o que você está fazendo agora? Tas, você percebe que não consigo digitar com sua cabeça tão perto da tela? Sério, você vai estragar seus olhos. Não, não quero ouvir sobre aqueles óculos mágicos. Sim, sei que você viu um dragão com eles, e não, este não é um bom momento para a história.

Por favor, sente-se, reúna seu grupo de jogos e prepare-se para embarcar no mundo de Dragonlance. Neste livro, você encontrará o trabalho de vários escritores conhecidos do Nexus, artistas e colaboradores do Lexicon. As horas incontáveis que as pessoas dedicaram a este livro para os fãs do cenário são simplesmente incríveis e eu quero agradecê-los. Mas, mais importante, quero agradecer aos fãs do cenário que viajaram conosco ao longo dos anos, não importa onde estávamos no caminho.

Por fim, quero agradecer… Não, sério, Tas, onde está meu celular? Como assim você não sabe? Está bem aí na sua mão. Não estou o acusando de roubo. Eu jamais pensaria…Ah, está apenas fazendo uma ligação rápida para um casal de amigos? Tudo bem, pois eu estava no processo de agradecer a Margaret Weis, Tracy Hickman e todos aqueles que ajudaram na criação do mundo… Espere, depois você vai ligar para Caramon? E isso é possível?

Atenciosamente,

Chuck Martinell, Dragonlance Nexus


Olá Chuck. Apelido para Charles? Chuck? Charles? Ok Chuck… e o Dragonlance Nexus!

Estava dando uma olhada na minha bolsa de mapas e, por algum motivo, você deixou seu guia para tudo. Espero que você entenda que precisa ter cuidado com essas coisas. O que você faria se este manuscrito caísse nas mãos de um Cavaleiro das Trevas? Não é? Não deixe as coisas por aí, como na minha bolsa de mapas.

De qualquer forma, estou muito honrado por você me convidar para sua casa, para suas batatas temperadas, pela noite de jogos e por dar meu nome ao seu guia. Bolsas de Tudo de Tasslehoff. Tuuuuuuuuuuuuuudo! Soa definitivamente impressionante, não é? Mal posso esperar para mostrar pro Flint. Tenho certeza que ele diria, “Sua anta palerma. Você acha que sabe tudo? Runf.”

Flint está certo, sabe. Eu não sei tudo. Portanto, um guia para tudo deve ser Abrange… Abrangente! Espero que não se importe se eu der uma espiada. Além disso, tenho algumas observações.

Na verdade, muitas observações. Espero que não se importe. Imaginei que algo precisava ser dito. Esta nota, por exemplo: Você precisa de uma carta de saudação ao seus leitores. É a coisa educada a fazer. Aqui, assim:

Prezados Leitores. Obrigado por ler o livro de Chuck e do Nexus. Chuck e muitos amigos e familiares se reuniram e escreveram todas as coisas que vocês gostariam de saber sobre Krynn. Nestas páginas, vocês encontrarão muitos fatos sobre Krynn. Verão muitas coisas interessantes sobre Magia! Criaturas de Ansalon! Cavaleiros das Trevas! Tudo!

Espero que gostem deste livro!

Tasslehoff Burrfoot

PS: Vou te devolver quando descobrir como voltar para o seu mundo. Você realmente precisa ter mais cuidado com esse tipo de coisa. E desculpe por pegar seu telefone emprestado. Espero que não precise dele logo.

Usando este Livro #

Bolsas de Tudo de Tasslehoff é sua parada única para todas as coisas sobre Dragonlance e Krynn para D&D 5ª Edição. Durante nossa jornada pelas pessoas, organizações, monstros e magia do nosso continente favorito Ansalon, o Tio Tas será seu guia. A vida de Tas é facilmente uma das mais célebres de Krynn. Ele viajou através do tempo e do espaço e fez coisas que desafiam até mesmo os contos kender mais insanos. É por isso que o recrutamos para nos dar uma visão sobre todos os aspectos do mundo que amamos!

Escrito para jogadores e mestres, é importante entender que você precisará, no mínimo, de algum conhecimento das regras básicas de D&D 5ª Edição. Seja ao entrar no Documento de referência do sistema (https://www.dmsguild.com/product/263944/Documento-de-Referencia-do-Sistema–Versao-Final) ou comprar o Player’s Handbook: Livro do Jogador (https://amzn.to/3x4O9Kj), certifique-se de rever as regras antes de continuar. Assim, este livro fará muito mais sentido.

O Que Você Encontrará #

O Capítulo 1 detalha as principais raças que vivem em Ansalon, incluindo suas sub-raças e as características necessárias para jogar uma campanha. Existem algumas que você até pode não reconhecer facilmente. Verifique o Dragonlance Wiki (https://dragonlance.fandom.com/wiki/Main_Page) para aquelas que talvez não conheça.

O Capítulo 2 mergulha profundamente nas organizações que tornam a Ansalon tão incrivelmente especial! Dos Cavaleiros Solâmnicos aos Magos da Alta Magia, há informações para os jogadores que desejem participar dessas organizações.

O Capítulo 3 oferece aos jogadores novas opções em termos de talentos, antecedentes, arquétipos de guardião, clérigo, guerreiro, bruxo e até 7 novas escolas de magos.

O Capítulo 4 equipa aqueles que precisam com armas e equipamentos disponíveis com base na herança racial da personagem.

O Capítulo 5 encanta com os detalhes da magia ambiente em Krynn. Lembre-se, embora muitos digam o contrário, Krynn não é um cenário de baixa magia! Há apenas alguns anos em que os clérigos não podem se conectar com suas divindades.

O Capítulo 6 faz um paralelo entre a magia de Krynn e as classes já publicadas para D&D 5e.

O Capítulo 7 surpreende com itens e artefatos mágicos detalhados disponíveis para jogadores e talvez até PNJs.

O Capítulo 8 é uma enciclopédia dos muitos habitantes monstruosos exclusivos de Ansalon.

O Capítulo 9 narra as eras e períodos diferentes pelos quais os mestres e jogadores podem viajar durante seu tempo em Krynn.

O Capítulo 10 mapeia os muitos países e cidades de interesse para uma campanha de Dragonlance.

Regras para Lembrar #

De acordo com as regras disponíveis em todos os livros de D&D 5E, o seguinte é atribuído pela Wizards of the Coast:

O Mestre Julga as Regras #

As regras de D&D cobrem a maior parte do que aparece no jogo, mas as possibilidades são vastas. Se você não tiver certeza de como interpretar uma regra, o Mestre decidirá como proceder.

Vantagem e Desvantagem #

Mesmo que mais de um fator conceda vantagem ou desvantagem em um teste, você o terá apenas uma vez. Se você tiver os dois na mesma jogada, eles se cancelam.

Momento da Reação #

Alguns recursos do jogo permitem que você execute uma ação especial, chamada de reação, em resposta a um evento. Se não tiver certeza de quando uma reação ocorre em relação ao seu gatilho, a reação acontece após o seu gatilho, a menos que a descrição da reação diga explicitamente o contrário.

Bônus de Proficiência #

Se seu bônus de proficiência se aplica a uma rolagem, você pode adicionar o bônus apenas uma vez à rolagem, mesmo que várias coisas no jogo digam que seu bônus se aplica. Também só é possível dobrar ou reduzir pela metade seu bônus uma vez antes de aplicá-lo em qualquer rolagem.

Magias de Ação Bônus #

Se você quiser lançar uma magia que tenha um tempo de conjuração de 1 ação bônus, lembre-se de que não é possível lançar nenhuma outra magia antes ou depois no mesmo turno, exceto truques com um tempo de conjuração de 1 ação.

Concentração #

Assim que você começar a conjurar uma magia ou usar uma habilidade especial que exija concentração, sua concentração em outro efeito termina instantaneamente.

Pontos de vida temporários #

Pontos de vida temporários não são cumulativos. Se você os tem e recebe mais, eles não são somados. Em vez disso, você decide quais pontos de vida temporários manter.

Arredondar para Baixo #

Sempre que você dividir ou multiplicar um número no jogo, arredonde para baixo se ele terminar com uma fração, mesmo que a fração seja metade ou maior.

Divirta-se! #

Você não precisa de todas as regras para curtir D&D. Cada grupo de jogo tem seu próprio estilo. Abrace o que seu grupo mais gostar!

Dragonlance Nexus

Grande parte do material deste livro apareceu originalmente no site Dragonlance Nexus, na seção de regras da 5E. A equipe do Nexus passou algum tempo editando e melhorando essa seção do site graças ao feedback de fãs como você. Temos orgulho de apresentar o produto final visto aqui!

Atualizado em 31/03/2024