Menu fechado

Outros Documentos da Wiki

Como realizar um ataque corpo a corpo estando escondido em Dungeons & Dragons 5E? Quando usar o talento Sorrateiro? Como funciona a regra de Cobertura? Quando posso me esconder? Descubra estratégias avançadas de vantagem, cobertura e ataques furtivos para dominar o campo de batalha. #

Em Dungeons & Dragons 5ª Edição (D&D 5e), uma das táticas que geram bastante dúvidas é sobre um personagem é realizar um ataque corpo a corpo estando escondido contra um alvo que não pode vê-lo. Esta situação apresenta uma série de nuances e possibilidades, que vamos explorar aqui de forma detalhada, apoiados nas regras e nas interpretações do Livro do Jogador (LdJ).

Regras Básicas de Ataque e Esconder-se #

Antes de adentrarmos nas complexidades de realizar um ataque estando escondido, vamos revisitar algumas regras fundamentais.

Ataque Corpo a Corpo e Vantagem #

O Livro do Jogador estabelece que um ataque corpo a corpo contra um alvo que não pode te ver concede vantagem no rolar de dados (LdJ 194):

“Quando você não puder ser visto por uma criatura, terá vantagem nas jogadas de ataque contra ela.”

Ataque Furtivo  #

Uma habilidade notória para personagens como o ladino é o Ataque Furtivo, que permite infligir dano extra sob certas condições. As regras são claras quanto a isso (LdJ 96):

“Uma vez por turno, você causa 1d6 pontos de dano adicionais, ao atingir uma criatura com um ataque no qual tinha vantagem. O ataque deve usar uma arma de acuidade ou uma arma de combate à distância”

Além disso:

Você não precisa dessa vantagem se outro inimigo não incapacitado do alvo estiver a até 1,5 metro dele, e você não tiver desvantagem na jogada de ataque.

Esconder-se #

Primeiramente, é importante estabelecer o que não é. Esconder-se não é uma condição como enfeitiçado ou incapacitado. Não é uma verdade universal; você não rola os dados para se tornar Escondido, você rola para especificamente se esconder de uma criatura ou grupo de criaturas específico. A mecânica de esconder-se é descrita na página 177 do Livro do Jogador.

O DM decide quando é possível se esconder. Ao tentar fazê-lo, realize um teste de Destreza (Furtividade). Até você ser descoberto ou se revelar, o resultado do teste será resistido pelo resultado de um teste de Sabedoria (Percepção) feito por qualquer criatura que esteja à procura de sinais da sua presença.

Você não pode se esconder de uma criatura que possa vê-lo claramente, e você revela sua posição ao fazer barulho, como gritar um aviso ou derrubar um vaso. Uma criatura invisível sempre pode tentar se esconder. Entretanto, sinais da passagem dela ainda podem ser notados, portanto ela precisa permanecer quieta.

A primeira frase do segundo parágrafo é fundamental aqui. O Mestre tem todo o direito de dizer que você não pode se esconder de uma criatura se não houver maneira de obscurecer sua visão de você. Portanto, o ladino que deseja se esconder no meio de uma sala ampla precisaria de uma incrível engenhosidade.

Para DMs novos que necessitam de orientação sobre quais seriam as circunstâncias aceitáveis para se esconder, a mesma página direciona você para a seção Visão e Luz na página 183, que detalha certas classificações de iluminação e obstrução visual: parcialmente obscurecido, totalmente obscurecido, luz plena, meia-luz e escuridão. Essas ferramentas podem ajudar você a tomar uma decisão sobre quem pode se esconder de quem e o que seria necessário. Por exemplo, na escuridão, uma criatura poderia se esconder de um alvo que não tem visão no escuro, e um elfo silvestre poderia tentar se esconder em uma chuva forte ou névoa esparsa.

Utilizando Cobertura #

Como você não pode se esconder de uma criatura que pode ver você claramente, um indivíduo que tenta se esconder de outra criatura em uma área sem efeitos ambientais como neblina espessa ou escuridão quase certamente precisará buscar cobertura. Quanta cobertura é necessária para se esconder depende de vários fatores, todos deixados à discrição do Mestre. Algumas raças e classes possuem habilidades que permitem esconder-se mesmo quando parcialmente obscurecidos por aliados. Por exemplo, o Pequenino (Halfling) Pés-ligeiros (Lightfoot) possui a habilidade Furtividade Natural (Naturally Stealthy), que permite tentar se esconder mesmo quando estiver obscurecido apenas por uma criatura que seja pelo menos um tamanho maior que você.

Vejamos o que o Livro do Jogador diz sobe Cobertura:

Paredes, árvores, criaturas e outros obstáculos podem oferecer cobertura durante o combate, tornando um alvo mais difícil de ser atingido. Uma cobertura só beneficia o alvo caso o ataque ou outro efeito se origine no lado oposto da cobertura.

Existem três graus de cobertura. Se um alvo estiver atrás de múltiplas coberturas, apenas a de maior grau de proteção é aplicada – os graus não se acumulam. Por exemplo, se um alvo encontra-se atrás de uma criatura que concede meia cobertura e de um tronco de árvore que concede 3/4 de cobertura, o alvo terá 3/4 de cobertura.

Cobertura Parcial #

Um alvo com cobertura parcial recebe um bônus de +2 na sua CA e salvaguardas de Destreza. Um alvo terá cobertura parcial se um obstáculo bloquear, pelo menos, metade do seu corpo. O obstáculo pode ser uma parede baixa, uma peça grande de mobiliário, um tronco de árvore fino ou uma criatura, seja ela inimiga ou aliada.

Cobertura de Três Quartos (3/4) #

Um alvo com cobertura de três quartos (3/4) recebe um bônus de +5 na sua CA e salvaguardas de Destreza. Um alvo terá três quartos de cobertura quando aproximadamente três quartos do seu corpo estiverem encobertos por um obstáculo. Este pode ser uma grade levadiça, uma seteira ou um tronco de árvore grosso.

Cobertura Total #

Um alvo com cobertura total não pode ser atingido diretamente por um ataque ou pela maioria das magias, embora algumas magias possam alcançar o alvo, envolvendo-o em sua área de efeito. Um alvo terá cobertura total se estiver completamente coberto por um obstáculo.

Observação que mesmo se um alvo tiver cobertura total, não significa necessariamente que está escondido. Esconder-se envolve ocultar todos os vestígios de sua presença, incluindo som e luz. Você não pode se esconder atrás de um muro baixo se estiver carregando uma tocha, mesmo que se abaixe completamente para ter cobertura total. Mesmo uma criatura invisível não é automaticamente considerada escondida, pois pode revelar sua posição fazendo barulho ou produzindo outros “sinais de sua passagem.

Evitando Detecção #

Como mencionado acima, um teste bem-sucedido de Sabedoria (Percepção) revelará a presença de criaturas escondidas se o total do teste exceder o resultado do teste de Destreza (Furtividade) da criatura. Isso também significa que se o total do teste de Destreza (Furtividade) não exceder a pontuação passiva de Sabedoria (Percepção) de uma criatura, você não está escondido dela. Além disso, se você se escondeu recuando atrás de cobertura total e a criatura da qual você estava se escondendo se mover para recuperar a linha de visão, sua posição será revelada.

Adicionalmente, a barra lateral de Esconder-se na página 177 do Livro do Jogador detalha o seguinte:

Em combate, a maioria das criaturas fica alerta para sinais de perigo, então se você sair de onde estiver escondido e se aproximar de uma criatura, ela poderá vê-lo. 

As regras para esconder-se permitem que personagens tentem se ocultar mesmo em situações desfavoráveis. A descrição no LdJ (177) indica que:

No entanto, sob certas circunstâncias, o Mestre pode permitir que você permaneça escondido ao aproximar-se de uma criatura que está distraída, concedendo-lhe vantagem em uma jogada de ataque antes de ser visto.

Este trecho é a segunda razão pela qual um ladino não pode simplesmente sair do esconderijo e esfaquear alguém, especialmente se a criatura estava ciente de sua presença (mesmo que não pudesse vê-los antes de emergir para atacar). Se o ladino deseja se aproximar furtivamente, exigirá tomar a ação de Esconder-se (possivelmente como uma ação bônus usando Ação Ardilosa), novamente contestada pela Sabedoria passiva (Percepção) do alvo. Se as circunstâncias estiverem corretas, é possível fazer um ataque à distância do esconderijo, embora isso revele sua posição (a menos que você erre e tenha o talento Sorrateiro).

Explicações sobre o talento Sorrateiro #

O talento “Sorrateiro” (Skulker) oferece uma vantagem adicional aos personagens que desejam se especializar em furtividade e ocultação. Ao adquirir esse talento, um personagem pode tentar se esconder mesmo quando estiver parcialmente obscurecido em relação à criatura da qual está se escondendo.

  • Você pode tentar se esconder de uma criatura para a qual já esteja levemente obscurecido;

  • Quando você está escondido e erra um ataque à distância, sua posição não é revelada;

  • Penumbra não impõe desvantagem aos seus testes de Sabedoria (Percepção) baseados em visão.

O talento “Sorrateiro” funciona em certas situações. Por exemplo, é comum questionar se um personagem ainda pode se ocultar após realizar um ataque à distância enquanto está levemente obscurecido. A interpretação das regras sugere que sim, desde que o personagem permaneça em uma área de obscuridade leve e atenda aos requisitos para se esconder.

Outra dúvida comum diz respeito à capacidade de um personagem se mover para fora de seu local de ocultação e permanecer escondido em uma área de obscuridade leve. Novamente, a interpretação das regras sugere que, desde que o personagem permaneça na parcialmente obscurecido e atenda aos requisitos para se esconder, ele pode continuar oculto mesmo enquanto se move pelo ambiente.

Essa habilidade é particularmente útil em situações em que a estar parcialmente obscurecido é a única forma de ocultação disponível. Com o talento “Sorrateiro”, um personagem pode se beneficiar das sombras e dos obstáculos leves para se esconder dos olhos atentos de seus oponentes.

Estratégias para Ataques Corpo a Corpo Estando Escondido #

O Que se Ganha ao Estar Escondido? #

Além desses benefícios, enquanto você estiver escondido de um conjurador de magias, você limita severamente suas opções de ataque, já que a maioria das magias especifica que só podem alvejar uma criatura que o conjurador possa ver.

Agora que estabelecemos as bases, vamos explorar as estratégias sugeridas pelos jogadores e as possíveis interpretações do Mestre.

Utilizando Armas de Alcance #

Certas armas de alcance, como a lança ou o chicote, podem ser utilizadas para atacar através do espaço ocupado pelo aliado, contanto que essas armas não sejam “pesadas”, o que permitiria seu uso por personagens pequenos sem problemas.

Considerações sobre Esconder-se #

Há também discussões sobre a possibilidade de permanecer escondido enquanto se move para o espaço do aliado e ataca a partir dali. Enquanto algumas interpretações sugerem que isso é possível, outras indicam que, ao se mover de forma tão evidente, o Mestre pode conceder vantagem ao alvo para vê-lo. De toda forma, o livro deixa claro que o Mestre deve interpretar possibilidades mais situacionais.

Referências:

Atualizado em 01/04/2024