Menu fechado

Outros Documentos da Wiki

Prestidigitação Arcana é uma magia antiga, que remonta a várias edições. É uma ferramenta indispensável no arsenal do mago há décadas, e embora suas capacidades exatas tenham mudado em todas as edições, permanece uma poderosa fonte de diversidade mágica. Veja o artigo que o RPGBot fez sobre esses truques.

Na 5ª edição, a Wizards of the Coast introduziu magias semelhantes (Arte Druídica e Taumaturgia) que preenchem uma função semelhante, mas são adaptados às classes que as usam, concedendo uma opção de utilidade mágica semelhante a cada classe de conjurador completo.

Neste artigo, exploraremos a Prestidigitação Arcana e magias semelhantes, examinando exatamente o que eles podem ou não fazer e avaliando os méritos de cada magia em relação aos outros.

Arte Druídica #

Geralmente exclusivo para Druidas, o que é uma coisa boa, já que o Druidcraft é péssimo. Ele faz menos do que Prestidigitação Arcana e Taumaturgia, e as coisas únicas que ele faz são realmente desinteressantes. Honestamente, não vejo nenhum motivo para escolher esta magia em vez de qualquer outro truque no jogo.

Etimologia #

Mesmo a etimologia da palavra “Arte Druídica” é decepcionante. Tem duas origens: druida e artesanato. “Artesanato” significa uma ocupação ou habilidade, e “Druida” refere-se à classe Druida. É literalmente “uma habilidade que um druida tem”.

Função #

Ao contrário da Prestidigitação Arcana, todos os efeitos da Arte Druídica são instantâneos. Arte Druídica tem 4 funções listadas.

Você cria um efeito sensorial minúsculo e inofensivo que prevê qual será o clima em sua localização nas próximas 24 horas. O efeito pode se manifestar como uma esfera dourada para o céu claro, uma nuvem para a chuva, flocos de neve caindo para a neve, e assim por diante. Este efeito persiste por 1 rodada.

Geralmente, você também pode prever o tempo olhando para o céu. Com algumas raras exceções, o tempo em um determinado dia estará perto do tempo no dia anterior. Você provavelmente poderia substituir essa função por um  teste de Inteligência.

Você instantaneamente faz uma flor desabrochar, uma vagem se abrir ou um botão de folha florescer.

Este é uma artimanha legal, mas não consigo pensar em nenhuma maneira realmente interessante de usá-la. Talvez você pudesse abrir flores para flertar com as pessoas? Ou talvez você poderia abrir uma vagem de sementes para comer o conteúdo? Encerramos por aqui.

Você cria um efeito sensorial instantâneo e inofensivo, como folhas caindo, um sopro de vento, o som de um pequeno animal ou o leve odor de gambá. O efeito deve caber em um cubo de 1,5 metro.

Isso imita a opção “efeito sensorial inofensivo” da Prestidigitação Arcana.

Você acende ou apaga instantaneamente uma vela, uma tocha ou uma pequena fogueira.

Isso imita a mesma função da Prestidigitação Arcana.

Prestidigitação Arcana #

Prestidigitação Arcana é realmente incomparável. Nenhum truque é tão versátil, tão flexível, tão útil quanto a Prestidigitação Arcana. Existem imitadores (especificamente Arte Druídica e Taumaturgia), mas não há concorrentes. Com 8 funções específicas, cada uma das quais é distinta, útil e interessante por si só, Prestidigitação Arcana é uma ferramenta indispensável no arsenal de qualquer conjurador arcano.

Etimologia #

As raízes da palavra prestidigitação são de origem francesa, de Preste, que significa “ágil” ou “rápido”, e de Digitus, que significa “dedos”. O sufixo -ação é um “sufixo de ação”, o que significa que aplicá-lo a uma palavra torna essa palavra em uma ação ou um processo. Então Prestidigitação significa aproximadamente “movimentos rápidos dos dedos”.

Função #

A Prestidigitação Arcana lista 6 funções específicas. Você pode ter 3 efeitos não instantâneos em execução ao mesmo tempo, e os efeitos contínuos duram até uma hora. A magia notavelmente não inclui um mecanismo para dispensar diretamente efeitos em curso, mas é possível removê-los criando novos efeitos em curso, o que remove primeiro o efeito em curso anterior.

Você cria um efeito sensorial instantâneo e inofensivo, como uma chuva de faíscas, um sopro de vento, notas musicais fantasmagóricas ou um odor característico.

Essa é a opção geral de magia sem sentido. É semelhante à Ilusão Menor, mas sem a opção de criar um efeito ilusório persistente. Se você precisa de uma distração ou para chamar a atenção de alguém, é assim que você faz. Por meio de sons variados, é possível realizar muitas ações interessantes, mas isso dependerá da disposição do seu Mestre em colaborar.

DMs: Se seus jogadores estiverem constantemente tentando enganar inimigos usando isso, considere fazer com que as criaturas realizem uma salvaguarda de Sabedoria ou um teste de Sabedoria (Intuição) para perceber que os sons são falsos e de origem mágica.

Você faz com que uma vela, tocha ou pequena fogueira seja imediatamente acesa ou apagada.

Legal, mas geralmente você pode fazer isso com pederneira e uma acendalha, que são equipamentos essenciais para aventureiros.

Você instantaneamente limpa ou suja um objeto que não seja maior que 30 centímetros cúbicos.

A capacidade de limpeza parece estar limitada apenas ao volume, o que permite que você limpe todos os tipos de sujeira e sangue de objetos, desde que caibam nos parâmetros de tamanho.

Pense na restrição de tamanho como as regras para bagagem de mão em um avião. Se não couber no espaço, não é permitido. Como um DM, eu não iria proibir a limpeza de uma capa simplesmente porque ela é mais longa do que 30 cm quando não está dobrada.

Infelizmente, por RAW você não pode usar esse efeito para se limpar porque você não é um objeto. Você precisará tomar banho como uma pessoa normal.

Você resfria, esquenta ou tempera um cubo de até 30 centímetros de lado feito de matéria não-viva por 1 hora.

Meu melhor amigo ficaria muito desapontado se eu não incluísse isso, então:

Açaí têm gosto de açaí.

A capacidade de mudar a temperatura e o sabor dos alimentos seria um talento profundamente útil na vida real. Imagine sempre ter bebidas frescas e refeições quentes. Imagine nunca se preocupar com alimentos que você não gosta, porque você pode simplesmente mudar seu sabor. Infelizmente, você não pode fazer nada sobre textura, então você ainda precisará usar sua imaginação quando comer seu mingau com sabor de chocolate.

Dentro do jogo, os usos são menos óbvios. Você pode ser capaz de fazer alguns truques para disfarçar o sabor de veneno ou comida podre ou algo assim, mas usos como esse são incomuns. Em vez disso, seu mago é mais propenso a conjurar Prestidigitação Arcana quando se cansar de rações de viagem.

Você colore, faz uma pequena marca ou um símbolo aparece em um objeto ou superfície por 1 hora.

Ao contrário de outras opções de Prestidigitação, esta opção não especifica uma limitação de tamanho. O mais próximo que chegamos é “pequeno”, mas em termos de jogo isso ainda é tão grande quanto um Pequenino. Há outras perguntas também: você pode definir a cor da marca/símbolo? Os efeitos são opacos? Dá para cobrir outras coisas? O que é considerado uma “marca” ou um “símbolo”? É possível escrever uma palavra usando isso? O que é considerado uma “superfície”? Dá para mexer na pele de uma criatura?

Como DM, aqui está uma sugestão: o efeito pode ser de até 30 cm quadrado. É principalmente fosco, mas você ainda pode distinguir claramente os detalhes independentemente do efeito. Você pode afetar a superfície do corpo de uma criatura voluntária. Esconder a aparência da criatura não é efetivo o suficiente para dar vantagem em testes para esconder ou disfarçar a criatura.

Você cria uma bugiganga não-mágica ou uma imagem ilusória que pode caber em sua mão e esta dura até o fim do seu próximo turno.

Isso se assemelha a puxar uma flor de papel de sua manga. Pode ser útil para chamar atenção (mostrando uma joia ou pedra preciosa) ou para mostrar uma imagem de algo, como um objeto perdido ou o rosto de alguém. Isso tem algum ponto em comum com Ilusão Menor, mas não é tão eficaz para criar ilusões realistas.

Taumaturgia #

A Taumaturgia é a versão divina do Prestidigitação Arcana, usada por Clérigos. Tudo o que você pode fazer com ele parece significativo e ameaçador como a fúria e a ira de deus. Mas em termos estritamente mecânicos, a Taumaturgia simplesmente não é tão boa quanto a Prestidigitação Arcana. Suas opções são mais limitadas e menos úteis do que as da Prestidigitação.

Uma vantagem interessante: a Taumaturgia só tem componentes verbais. Embora isso provavelmente não venha à tona, é interessante que você possa usá-lo contido ou mantendo as mãos ao seu lado ou algo assim.

Etimologia #

Taumaturgia é de origem grega, e tem duas raízes: Thauma, que significa “milagre” ou “maravilha”, e Ergon, que significa “trabalhar”. Significa literalmente “fazer milagres”, o que pode ser a coisa mais clerical que eu já li.

Função #

Os efeitos da taumaturgia são todos bastante semelhantes, concentrando-se em coisas que um clérigo pode fazer quando seu deus está com raiva de alguém: gritando em uma voz anormalmente alta, fazendo com que a terra trema, trovões distantes, etc.

Sua voz ressoa até três vezes mais alta do que o normal durante 1 minuto.

Maravilhoso para dar discursos, e um DM extremamente generoso pode permitir que você o use para testes de intimidação de alguma forma.

Você faz chamas tremularem, clarearem, escurecerem ou mudarem de cor durante 1 minuto.

Não está claro se isso tem algum efeito sobre o nível de luz fornecido pelas chamas, mas você pode fazer coisas legais como ter tochas roxas. Você nasceu querendo ver tochas roxas, certo?

Você causa tremores inofensivos no solo durante 1 minuto.

Os tremores só se aplicam no alcance, então o alcance de 9 metros na Taumaturgia limita suas opções. Mas você pode produzir esse efeito e depois deixar a área, deixando qualquer criatura na área para desfrutar de alguns tremores inquietantes, mas de outra forma mundanos.

Você cria um som instantâneo originando em um ponto à sua escolha no alcance da magia, como o estrondo de um trovão, o gralhar de um corvo ou sussurros sinistros.

Isso é semelhante ao efeito sensorial inofensivo da Prestidigitação Arcana, mas você está limitado aos efeitos auditivos.

Você instantaneamente faz uma porta ou janela destrancada se abrir ou fechar imediatamente.

A palavra “imediatamente” aqui significa que a porta/janela abre ou fecha rapidamente e dramaticamente. Portanto, não fechar suavemente uma porta que você esqueceu de fechar está fora de questão.

Você pode alterar a aparência dos seus olhos durante 1 minuto.

“Alterar” não é estritamente definido, por isso não está claro quais são as limitações. Quer olhos de inseto? Permitido. Olho de ciclope? Sim. Olhos grandes de anime? De boa. Sem olhos? Tecnicamente permitido, eu acho.

Atualizado em 01/04/2024