Menu fechado

Outros Documentos da Wiki

SAGE ADVICE COMPENDIUM #

O Compêndio de Conselhos Sábios reúne perguntas e respostas sobre as regras de Dungeons & Dragons (quinta edição). O número da versão do documento muda quando adições ou revisões substanciais são feitas ao texto. Você pode encontrar todas as duvidas respondidas aqui.

Grupos do Whats #

Pode ser que novas dúvidas surjam. Temos grupo de WhatsApp ativos para você poder tirar todas suas dúvidas. Conheça-os aqui.
-------------------

O Capítulo 1 do Livro do Jogador de D&D 5e descreve como determinar a Classe de Armadura (CA), mas os cálculos da CA geram perguntas com frequência. Esse fato não é muito surpreendente, dado o número de maneiras que o jogo oferece para você mudar sua CA! Aqui estão algumas maneiras de calcular seu CA base:

  • Sem Armadura. 10 + seu modificador de Destreza.
  • Defesa com Armadura. Use o valor de CA para a armadura que você está usando (veja LdJ, “Armadura e Escudos”). Por exemplo, na armadura de couro, você calcula sua CA como 11 + seu modificador de Destreza, e na cota de malha, sua CA é simplesmente 16.
  • Defesa sem Armadura (Bárbaro). 10 + seu modificador de Destreza + seu modificador de Constituição.
  • Defesa sem Armadura (Monge). 10 + seu modificador de Destreza + seu modificador de Sabedoria.
  • Resiliência Dracônica (Feiticeiro). 13 + seu modificador de Destreza.
  • Armadura Natural. 10 + seu modificador de Destreza + seu bônus de armadura natural. Este é um método de cálculo normalmente usado apenas por monstros e PNJs, embora também seja relevante para um druida ou outro personagem que assuma uma forma que tenha armadura natural.
  • Só pode escolher um. Esses métodos — juntamente com quaisquer outros que forneçam uma fórmula para calcular sua CA — são mutuamente exclusivos; você pode se beneficiar de apenas um de cada vez. Se você tiver acesso a mais de um, escolha qual usar. Por exemplo, se você é um feiticeiro/monge, você pode usar Defesa Sem Armadura ou Resiliência Dracônica, não ambos. Da mesma forma, um druida/ bárbaro que se transforma em uma forma de fera com armadura natural pode usar a armadura natural da fera ou a Defesa Sem Armadura (você não é considerado usando armadura quando usa armadura natural).
  • Que tal um escudo? Um escudo aumente seu valor de CA em 2 enquanto você o usa. Por exemplo, se você não tem armadura e usa um escudo, sua CA é 12 + seu modificador de Destreza. Tenha em mente que alguns cálculos da CA, como a Defesa sem Armadura de um monge, proíbem o uso de um escudo.
  • Magias e Modificadores. Depois de ter sua CA base, ela pode ser temporariamente modificada por bônus situacionais e penalidades. Por exemplo, ter cobertura parcial lhe dá um bônus de +2 em sua CA, e uma cobertura de três quartos lhe dá um bônus de +5. Magias às vezes modificam CA também. O Escudo da Fé, por exemplo, concede a um alvo um bônus de +2 na CA até que a magia termine.
  • Itens Mágicos. Também podem melhorar sua CA. Aqui estão alguns exemplos: uma cota de malha +1 lhe dá uma CA de 17, um anel de proteção lhe dá um bônus de +1 na CA, não importa o que você esteja vestindo, e braceletes de defesa lhe concedem um bônus de +2 na CA se você não estiver vestindo armadura ou usando um escudo.
Atualizado em 06/05/2024