Menu fechado

Outros Documentos da Wiki

SAGE ADVICE COMPENDIUM #

O Compêndio de Conselhos Sábios reúne perguntas e respostas sobre as regras de Dungeons & Dragons (quinta edição). O número da versão do documento muda quando adições ou revisões substanciais são feitas ao texto. Você pode encontrar todas as duvidas respondidas aqui.

Grupos do Whats #

Pode ser que novas dúvidas surjam. Temos grupo de WhatsApp ativos para você poder tirar todas suas dúvidas. Conheça-os aqui.
-------------------

Referências de Regras #

A quinta edição de D&D tem três livros de regras oficiais, cada um deles publicado pela primeira vez em 2014:

  • Livro do Jogador (LdJ abreviado)
  • Livro dos Monstros (abreviado LdMo)
  • Livro do Mestre (LdMe abreviado)

Regras Oficiais #

As decisões oficiais sobre como interpretar as regras são feitas aqui no Sage Advice Compendium pelo principal designer de regras do jogo, Jeremy Crawford (https://twitter.com/jeremyecrawford no Twitter).

As declarações públicas da equipe de D&D, ou de qualquer outra pessoa em https://dnd.wizards.com, não são decisões oficiais; são conselhos. Os tweets de Jeremy Crawford costumam ser uma prévia das decisões que aparecerão aqui.

Um Mestre julga o jogo e determina se deve usar uma regra oficial em jogo. O Mestre sempre tem a palavra final sobre as questões de regras.

Respostas Compiladas #

As respostas do Sage Advice relevantes para o estado atual das regras são compiladas aqui.

Geral #

Cálculos e Ações #

Traços Raciais #

Itens e Ferramentas #

O Papel das Regras #

Por que ter uma coluna como Conselho de Sábio quando um Mestre pode apenas tomar uma decisão?

As regras são uma grande parte do que torna D&D um jogo, em vez de simplesmente contar histórias improvisadas.

As regras do jogo são destinadas a ajudar a organizar, e até mesmo inspirar, a ação de uma campanha de D&D. As regras são uma ferramenta e queremos que nossas ferramentas sejam o mais eficazes possível. Não importa o quão boas essas ferramentas possam ser, eles precisam de um grupo de jogadores para trazê-los à vida e um Mestre para guiar seu uso.

O Mestre é fundamental. Muitas coisas inesperadas podem acontecer em uma campanha de D&D, e nenhum conjunto de regras poderia explicar razoavelmente todas as eventualidades. Se as regras tentassem fazer isso, o jogo se tornaria inviável. Uma alternativa seria que as regras limitassem severamente o que os personagens podem fazer, o que seria contrário ao caráter livre de D&D. A direção que escolhemos para a edição atual foi estabelecer uma base de regras sobre as quais um Mestre poderia se basear, e abraçamos o papel do Mestre como a ponte entre as coisas que as regras abordam e as coisas que não abordam.

Em uma sessão típica de D&D, um Mestre toma inúmeras decisões sobre regras — algumas quase imperceptíveis e outras bastante óbvias. Os jogadores também interpretam as regras e todo o sistema mantém o jogo funcionando. Há momentos, porém, onde a intenção de design de uma regra não é clara ou quando uma regra parece contradizer outra.

Lidar com essas situações é onde entra o Sage Advice. Esta coluna não substitui a adjudicação de um Mestre. Assim como as regras, a coluna destina-se a dar aos Mestres, bem como aos jogadores, ferramentas para ajustar o jogo de acordo com seus gostos. A coluna também deve revelar algumas perspectivas que ajudam você a ver partes do jogo sob uma nova luz e que o ajudam a aperfeiçoar sua experiência de D&D.

Quando respondo a perguntas sobre regras, costumo abordá-las de uma a três perspectivas diferentes.

Atualizado em 22/05/2024