O D&D 5.5e está a caminho, e se você vivenciou as Guerras de Edição de 3.0 -> 3.5 ou de 3.X -> 4, já sabe o que esperar. Para aqueles que jogaram no final da 4ª edição, o novo livro lembra bastante o lançamento do Essentials da 4e: novo, mas não completamente diferente. Ele mantém muitas ideias interessantes da edição anterior, introduzindo mudanças sutis e significativas que podem fazer toda a diferença.
Talvez a maior mudança seja no layout. Embora o D&D 5e não seja excessivamente complexo, encontrar qualquer regra específica pode ser mais difícil do que explicar o THAC0. O novo livro promete ser diferente.
Nos próximos dias, exploraremos a usabilidade do novo livro, mas por ora, quero destacar uma mudança surpreendente que revela como a nova edição será diferente. A magia em questão é o Toque Chocante.
Como a Mudança de um Truque Sinaliza uma Nova Edição
Tudo gira em torno do Toque Chocante. Na semana passada, ao analisar algumas prévias da Gen Con, surgiram dúvidas sobre se a WotC estava se afastando de elementos como Ações Lendárias e Ações de Covil, especialmente porque o Dragão Verde Ancião não possuía nenhuma — em vez disso, ele tinha várias Reações, cada uma com seu próprio Gatilho. E se o Dragão Verde estivesse em seu covil, ele teria acesso a mais.
No Livro do Jogador atual, o Toque Chocante causa 1d8 de dano elétrico e impede o alvo de realizar Reações até o início de seu próximo turno. Entretanto, na nova edição, a descrição foi alterada para impedir apenas Ataques de Oportunidade até o início do próximo turno do alvo.
Essa pequena alteração sugere que a nova edição está se afastando de mecânicas que impactam amplamente as reações. Por exemplo, agora um truque não anula todo o poder ofensivo de um Dragão Verde Ancião, o que, convenhamos, não deveria acontecer. Este é apenas um dos muitos sinais de que a 5.5e será um terreno de jogo com diferentes regras. Muitas magias foram reequilibradas e retrabalhadas, embora nem todas as que você possa imaginar.
Essa mudança no Toque Chocante também indica que mais monstros usarão suas reações, e isso é importante para os jogadores, já que seus personagens terão mais opções de reação disponíveis. A “economia de ação”, por assim dizer, terá uma dinâmica ligeiramente diferente.
Isso é positivo, pois significa que o Toque Chocante não vai atrapalhar tanto o jogo de um personagem jogador. Se um conjurador inimigo o atingir com essa magia, você ainda poderá realizar praticamente qualquer reação, exceto um Ataque de Oportunidade. Coisas como a Manobra de Contra-ataque do Mestre de Batalha do Guerreiro ainda permitirão que você ataque se essa reação for provocada.
Essa simplificação é benéfica. O Dragão Verde Ancião que vimos parece muito mais útil. É mais fácil pensar em “certifique-se de que o Dragão Verde use suas reações, que são ativadas quando _____”. Claro, os Mestres ainda vão se esquecer disso de vez em quando, mas essa é a natureza do jogo.
Acredito que veremos inimigos muito mais poderosos com reações, como foi o caso de Vecna em sua última aparição. Isso parece ser um indício de como o jogo será diferente em vários pequenos aspectos, e em alguns grandes também, principalmente nas especificidades de como as Classes serão jogadas.
Ajustar-se à mecânica central da 5.5e será um processo delicado e de longo prazo. No entanto, essa é uma tarefa árdua, não importa como seja abordada. Ainda há Mestres que se surpreendem ao lembrar como as coisas funcionavam na 3.5E. De qualquer forma, estamos ansiosos para explorar o novo livro.
E não se sinta mal se ainda estiver conduzindo algo como na 3.X. Velhos hábitos são difíceis de morrer.
Post inspirado, traduzido e adaptado a partir do D&D: One Spell In 5.5E Speaks Volumes About New Design Direction do J.R. Zambrano para o BoLs RPG. Este post foi autorizado pelo autor.
Grupo no WhatsApp para Falar de RPG
Gostou do artigo? Quer conversar mais? No nosso grupo você conversa sobre dicas, dúvidas, novidades, notícias e muito mais, venha conhecer:- Grupos de RPG — Conheça todos os Grupos de WhatsApp de RPG.
Pingback: D&D 5.5e: Uma Magia Diz Muito Sobre a Nova Edição - RPG - Mestre Charles Corrêa
Sensacional, uma matéria analítica séria sobre rpg, parabéns pelo conteúdo, fazia tempo que não lia algo do gênero com esse tipo de resenha.