Principais Dicas para Mestres de RPG

Top Tips for Dungeon Masters, por Mike autor de MUITOS LIVROS FODAS PARA MESTRE.

Por quinze anos, conduzi mesas, conversei com outros Mestres, escrevi artigos, gravei vídeos, escrevi livros, projetei aventuras e coletei o máximo de conselhos sobre Mestres que pude nos confins do hobby.

Este artigo contém minhas principais dicas de Mestre para conduzir ótimos jogos, seja online ou pessoalmente. Essas ideias vêm das experiências de muitos Mestres e vão um nível mais fundo do que conselhos superficiais como “relaxe e divirta-se”. Essas dicas são pessoais e práticas. Alguns Mestres provavelmente discordam delas e ainda assim conduzem ótimas mesas. Mas, para mim, essas são as melhores dicas que tenho a oferecer.

Deixe a História se Desenrolar na Mesa

Não crie histórias durante a preparação da mesa. Veja como elas se desenrolam durante a sessão. Traga o mundo, a situação, as missões e os personagens não-jogadores para a mesa e observe e reaja à medida que os personagens se chocam com eles. Não sabemos o que vai acontecer. Esperar que o jogo siga um determinado caminho é o erro mais comum que os DMs cometem e têm cometido por quase quatro décadas. Lembre-se de que a história se desenrola durante a mesa, e não antes.

Crie Situações e Deixe os Personagens Caminharem Por Elas

Em vez de desenvolver enredos com direções que esperamos que os personagens sigam, desenvolva situações nas quais os personagens se envolvam. Pense nessas situações como em um filme de assalto. Há um local, um objetivo e habitantes no local. A situação muda à medida que os personagens escolhem seu caminho e se envolvem com a situação da maneira que quiserem. Certifique-se de que haja várias maneiras possíveis de os personagens lidarem com a situação e não deixe que toda a situação dependa de uma única jogada de dado.

Você Não é Inimigo dos Personagens

Os jogadores não são concorrentes, mas sim colaboradores na história que compartilham. Os Mestres são facilitadores do jogo, responsáveis por ajudar os personagens a brilharem. Nosso trabalho é auxiliá-los a alcançar seus objetivos. Os jogadores compreendem apenas cerca de metade do que descrevemos, enquanto os personagens estão muito mais conscientes do que está acontecendo. Ajude os jogadores a evitar ações claramente imprudentes devido à falta de compreensão da situação. Trate os personagens como aventureiros heroicos e experientes. Construa aventuras que destacam os personagens.

Use Ferramentas e Técnicas que Melhorem sua Improvisação

As melhores dicas, truques e ferramentas são aqueles que nos ajudam a improvisar durante o jogo. Um mapa pôster apagável em branco é muito mais útil do que um com um mapa impresso. Um conjunto de fichas de uso geral serve melhor ao jogo do que caixas de miniaturas pré-pintadas. Para jogos online, use as ferramentas e as plataformas virtuais que mais facilmente suportem um jogo em constante evolução. As melhores ferramentas são aquelas que são fáceis de ter em mente, como saber que os testes de dificuldade geralmente variam entre 10 e 20 ou que aproximadamente um quarto de uma horda de esqueletos atacantes provavelmente acerta ou tem sucesso em salvaguardas. Apegue-se às ferramentas mais simples e úteis que ajudam a conduzir um jogo flexível.

Concentre-se na Próxima Sessão

Você pode ter grandes ideias para uma campanha de vários anos, mas a única sessão com o qual deve se preocupar é a próxima que vai narrar. Não se preocupe em preparar as próximas seis sessões de um jogo ou em passar horas construindo a enorme masmorra do final do jogo. Preocupe-se com o local onde sua próxima sessão começará, o que pode acontecer durante essa sessão, para onde eles irão, que monstros poderão enfrentar, o que poderão encontrar e que segredos e pistas poderão descobrir enquanto estiverem lá. Por maior que seja a sua campanha, a única sessão que importa é a próxima que você vai realizar. Concentre-se nela.

Construa Seu Mundo, Campanha e Aventuras a Partir dos Personagens

Ao desenvolver sua própria campanha ou cenário, em vez de começar com um panteão completo de deuses, histórias do reino e seus próprios planos de existência, concentre-se no que importa para os personagens na próxima sessão que você conduzir. Qual é o tema central da sua campanha? O que o torna único entre as campanhas? Onde que os personagens vão iniciar? Quais lugares os personagens achariam interessante seguir e conhecer? Os deuses são importantes pra eles? Que informações eles podem descobrir? Quais são os destinos de aventura que estão logo ali, ou mesmo abaixo dos pés do aventureiro? Concentre sua atenção nos personagens e no que está ao seu redor antes de construir o mundo maior fora da visão deles.

Preste Atenção ao Ritmo

Manter o ritmo certo é um desafio enorme e pode ser o fator mais importante para manter seu jogo divertido. Comece com intensidade. Mergulhe direto na história. Organize o tempo. Faça o jogo avançar. Reduza os pontos de vida dos monstros se as batalhas ficarem entediantes. Termine em um suspense. Use uma mistura de momentos positivos (coisas boas acontecendo aos personagens) e negativos (grandes desafios para os personagens) para manter o ritmo dinâmico. Conduza batalhas simples. Conduza lutas emocionantes contra chefes. Ofereça aos personagens alguém com quem conversar, mesmo nas masmorras mais profundas.

Primeiro a História, Depois a Mecânica

É fácil se perder na mecânica do jogo e perder a noção de como ela é importante para a história. Use a história para conduzir a mecânica. Escolha monstros que façam sentido para a história. Escolha CDs com base no que faz sentido para a situação. Pense no que está acontecendo naquele local antes de criar encontros de combate. Use tabelas aleatórias para gerar novas ideias sobre o que está acontecendo no mundo. Coloque-se no mundo e deixe que isso conduza o plano da sua aventura.

Um hobby em Constante Evolução

Os jogos de RPG de mesa não são como os outros jogos. Eles evoluem continuamente. E nós evoluímos com eles. Podemos mudar nossos jogos como quisermos e aprender maneiras totalmente novas de jogar. Traga novas ideias e teste-as com o que você já sabe. Experimente-as e veja se funcionam. Com o passar dos anos, nossos estilos podem mudar e evoluir, trazendo novas maneiras de aproveitar esse fantástico hobby.

Se você quiser melhorar, adote estas três palavras:

Esteja sempre aprendendo.

Créditos

Mike é o escritor do site Sly Flourish e autor de Return of the Lazy Dungeon Master, o Workbook do Lazy DM, O Companion do Lazy DM, Fantastic Adventures, Fantastic Adventures: Ruins of the Grendleroot, e vários outros livros. Mike é co-autor de Forge of Foes e Fantastic Lairs.

Mike trabalhou como freelancer para várias empresas de RPG, incluindo Wizards of the Coast, Kobold Press, MCDM, Pelgrane Press, entre outras. Ele joga RPGs desde meados dos anos 80 e escreve sobre RPGs desde 2008.

Este trabalho é a tradução material retirado de SlyFlourish.com por Michael E. Shea, disponível sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International.

Grupo no WhatsApp para Falar de RPG

Gostou do artigo? Quer conversar mais? No nosso grupo você conversa sobre dicas, dúvidas, novidades, notícias e muito mais, venha conhecer:

Um comentário em “Principais Dicas para Mestres de RPG

  1. Pingback: ​Principais Dicas para Mestres de RPG - RPG - Mestre Charles Corrêa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *