Um post recente de Morrus no fórum En World trouxe à tona uma polêmica envolvendo a remoção de créditos de colaboradores na plataforma D&D Beyond, após a aquisição da Wizards of the Coast. No desabafo, Morrus expressa sua decepção com a situação, citando o trabalho significativo realizado pela equipe de desenvolvimento e a falta de reconhecimento adequado.
Segundo Faith Elisabeth Lilley, ex-integrante da equipe de conteúdo digital da Wizards of the Coast, os créditos dos colaboradores foram removidos da D&D Beyond. A equipe era responsável pelo feedback de conteúdo e pela implementação de material dos livros na plataforma online. Embora tenha sido informada que não seriam incluídos nos créditos dos livros físicos por falta de espaço, a Wizards of the Coast concordou em creditá-los online.
No entanto, esses créditos foram recentemente removidos. “Descobri que fui removida dos créditos dos livros na D&D Beyond para os quais trabalhei enquanto estava na Wizards of the Coast”, desabafou Faith. Ela detalhou o envolvimento da sua equipe no processo de criação, desde a leitura de rascunhos de regras, sugestões de mudanças, até a identificação de problemas. “Dado que estávamos contribuindo para o conteúdo dos livros, achei razoável pedir que a equipe fosse adicionada aos créditos, mas fui informada de que a seção de créditos já estava muito cheia”, explicou.
Para contornar o problema de espaço nos livros físicos, foi acordado que os créditos seriam adicionados apenas na D&D Beyond. Contudo, esses créditos foram removidos sem aviso prévio. “Ninguém me informou — simplesmente aconteceu em algum momento, e só percebi agora”, lamentou Faith. Ela destacou que até mesmo os lançamentos digitais exclusivos na D&D Beyond, como os conteúdos da Spelljammer Academy, tiveram os créditos removidos.
Faith também acrescentou que a equipe de desenvolvimento digital foi totalmente creditada nos livros Cortex: Prime e Tales of Xadia quando a D&D Beyond ainda fazia parte da Fandom, antes da aquisição pela Wizards. “Nos asseguramos de creditar toda a equipe de desenvolvimento digital, incluindo desenvolvedores, gerentes de comunidade e outros — todos que ajudaram a tornar o livro um sucesso”, afirmou.
A polêmica levantada por Morrus e Faith Elisabeth Lilley reflete um sentimento de desvalorização entre os colaboradores. “Deveríamos estar na seção de créditos do livro físico. Fomos parte do processo criativo. Isso foi algo que estávamos discutindo ativamente quando fui informada que seria demitida”, destacou Faith.
Ela questiona se seria tão ruim dedicar mais espaço nos livros para creditar as pessoas cujas contribuições foram essenciais para o sucesso dos mesmos. “Não acho que seria”, concluiu. Em uma atualização adicional, Faith verificou com alguém ainda na Wizards sobre a remoção dos créditos. A resposta que recebeu foi: “Sim, a mudança foi intencional. Não posso comentar mais, pois está acima do meu nível de pagamento.”
O desabafo de Morrus no En World e as declarações de Faith Elisabeth Lilley lançam luz sobre mais um problema que coloca em cheque o tratamento da empresa com seus funcionários e comunidade quando se trata de não cumprir com a palavra. Seja pelo uso de IAs, mesmo prometendo não utilizar, seja uma tentativa fajuta de tentar pegar de volta os direitos da OGL (licença pra criadores de conteúdo gratuito), que havia prometido ser irrevogável.
E esse mês, a Hasbro falou sobre um Novo VTT
Hasbro lançará VTT de D&D ainda este ano
Em uma recente teleconferência de resultados, o CEO da Hasbro, Chris Cocks, afirmou que o novo Virtual Tabletop de D&D deve estar “nas mãos dos jogadores” ainda este ano e sobre “digitalizar cada vez mais o jogo”, preocupando fãs sobre o futuro dos livros impressos.
CONFIRA:
https://tocadocoruja.com/noticias/dnd-hasbro-quer-lancar-novo-vtt-de-damp-ainda-esse-ano/
Grupo no WhatsApp para Falar de RPG
Gostou do artigo? Quer conversar mais? No nosso grupo você conversa sobre dicas, dúvidas, novidades, notícias e muito mais, venha conhecer:- Grupos de RPG — Conheça todos os Grupos de WhatsApp de RPG.
Pingback:Wizards em Mais Uma Polêmica: Créditos Removidos em D&D Beyond - RPG - Mestre Charles Corrêa