Matthew Mercer e Mica Burton anunciam que dois novos sistemas de RPG estão em desenvolvimento pela Darrington Press, da Critical Role, com lançamentos ainda este ano.
Desde a controvérsia com a OLG, o castelo da Hasbro fede a problemas, isso causou muitos produtores de conteúdo a abandonarem a 5e e começarem a criar seus próprios sistemas como Matt Coville, Luke do DM Lair, e a própria Kobold Press que produzia inúmeros materiais de qualidade até melhor que a WotC, resolveu levantar sua própria bandeira.
O Anúncio do Daggerheart
Durante os pontos mais tumultuados, o Reddit do Critical Role ficou até quieto, parecia o momento ideal para lançar seu sistema e se libertar da OGL, mas nada foi anunciado até ontem.
Dia 20 de Abril, no canal do YouTube do Critical Role, eles fizeram alguns anúncios referentes à sua “publisher” a Darrington Press, com novas impressões, um novo card game e por fim o que chamou a atenção, 2 sistemas de RPG.
Illuminated Worlds e Daggerheart
Illuminated Worlds é um RPG que usa “pools” de d6 focado para aventuras curtas focadas em histórias adaptado para qualquer tipo de ambientação, criados por Stras Acimovic e Layla Adelman.
E claro, o que está causando a recente explosão, Daggerheart nas palavras do Matt, “um sistema de divertido e novo para o gênero de fantasia” desenvolvido pensando em campanhas longas, com progressão de personagens, mas esse não revelaram quem são os designers por trás, anunciaram por fim que terão previews desses jogos na GenCon em agosto.
Repercussões no Cenário de RPG
E nas horas que se passaram já vimos algumas postagens no Reddit, vídeos de criadores de conteúdo sobre RPG, acreditando que isso pode ser o poderoso golpe final na hegemonia do D&D. Para nós brasileiros, acredito que o cenário não é tão igual ao cenário americano, onde o Critical Role influencia em muito, ou ao menos é creditado a isso, o cenário de RPG, de certa forma o financiamento coletivo da animação deles foi um dos mais altos do Kickstarter, e a audiência dos vídeos das sessões e mesmo o ao vivo na Twitch tem números bem grandes, já presenciei partidas com mais de 65 mil pessoas assistindo.
Baseando um pouco no que o DnD Shorts publicou em seu vídeo, ele acredita que o sistema Daggerheart vai atrair em muito o público do CR, por um ponto importante, o público AMA o CR, coisa que a WotC não tem e está cada vez mais odiada, eu também acho que o sistema vai ser um d20 baseado nas declarações antigas do Matt de preferir esse estilo de regra, e pelo o que já presenciamos nas mesas do CR e nas subclasses criadas por ele, como o Echo Knight e Chronurgy Magic, pode ser que seja um sistema bem “poderoso” para os jogadores por assim dizer.
O Futuro é Incerto
Com o anúncio do Daggerheart, o sistema de RPG criado pelo Critical Role, muitos estão ansiosos para ver como esse novo jogo se encaixa no mercado de RPGs e se terá o poder de abalar a hegemonia do D&D. Embora o impacto do Daggerheart no cenário brasileiro de RPG ainda não esteja claro, é certo que o jogo causou uma comoção na comunidade de jogadores de RPG nos Estados Unidos e em outros lugares. Com prévias planejadas para a GenCon em agosto, podemos esperar ouvir mais sobre esse novo sistema de RPG emocionante nos próximos meses.