A presidente da Wizards of the Coast, Cynthia Williams, estará deixando o cargo de presidente e CEO da Wizards of the Coast e Hasbro Gaming em 26 de abril, de acordo com um arquivamento da SEC da empresa proprietária, a Hasbro. Nenhum substituto foi nomeado até o momento, mas a empresa de brinquedos responsável por Peppa Pig, Transformers e – mais relevante para jogos de tabuleiro – Dungeons & Dragons e Magic: The Gathering, está “realizando um processo para identificar seu sucessor, considerando tanto candidatos internos quanto externos.”
Williams ingressou na Wizards of the Coast em 2022, substituindo Chris Cocks como presidente quando ele assumiu o comando da Hasbro como CEO. Seu papel consistia em gerenciar dois dos maiores nomes da indústria de jogos de tabuleiro, juntamente com a suíte de outros jogos analógicos da Hasbro – Scrabble, Monopoly e Cluedo, para citar alguns. Ela ajudou a implementar a estratégia Blueprint 2.0 de Cocks, que concentrou o foco da Hasbro na licença das marcas mais lucrativas da empresa e enfatizou o desenvolvimento de produtos digitais o máximo possível.
Ao ser contatado para comentar, um representante da Hasbro disse o seguinte: “Estamos animados para que Cynthia dê o próximo passo em sua carreira e gratos pelas contribuições que ela fez em seus mais de dois anos na Wizards e na Hasbro. Desejamos o melhor absoluto para ela em seu próximo empreendimento. Já iniciamos a busca pelo nosso próximo presidente da Wizards of the Coast e esperamos ter um sucessor em breve.”
Anteriormente, Williams trabalhou como gerente geral e vice-presidente da Equipe Comercial do Ecossistema de Jogos da Microsoft, e antes disso, passou mais de 10 anos na Amazon, onde, segundo a BusinessWire, ela “liderou o crescimento global de seu negócio de comércio eletrônico direto ao consumidor Fulfillment by Amazon.” Entre todos os títulos corporativos está um conjunto claro de habilidades que a Hasbro queria dentro de sua estrutura. Experiência em jogos digitais, vendas diretas ao consumidor e posicionamento comercial de produtos, em teoria, se encaixam nos planos ambiciosos da Hasbro para a Wizards of the Coast e seus jogos principais.
Esse plano não se materializou da maneira como Cocks esperava. A empresa enfrentou um 2023 extremamente difícil e demitiu 1.100 trabalhadores para salvar um aumento nos preços das ações ao final de um ano tumultuado que viu tanto o fiasco do OGL quanto o sucesso miraculoso de Baldur’s Gate 3. Não podemos afirmar com certeza que a saída de Williams sinaliza mais uma nova fase dentro da gigante do brinquedo em queda ou se a presidente da Wizards encontrou uma oportunidade para usar seu paraquedas dourado antes que as coisas piorassem.
Um presidente interino provavelmente será anunciado antes do último dia de Williams em 26 de abril, então continue verificando o Dicebreaker para mais informações conforme estiverem disponíveis.