SRD Receberá Conteúdo Antigo e Clássico do D&D em 2023

Logo marca vermelha do D&D

Uma boa notícia para os fãs de Dungeons & Dragons: a Wizards of the Coast anunciou no Creator Summit de 2023 que os conteúdos de outras edições antigas e clássicas do jogo serão lançados no SRD, mas estão sendo revisados. O SRD é o documento de referência do sistema que contém as regras básicas e o conteúdo aberto para os criadores usarem em seus próprios materiais. O anúncio foi feito por Ray Winninger, o diretor executivo de D&D na Wizards, durante uma sessão de perguntas e respostas com os participantes do evento.

O Creator Summit é um evento online que reúne criadores de conteúdo relacionados ao D&D, como escritores, ilustradores, podcasters, youtubers e streamers. O objetivo do evento é promover a troca de experiências, dicas e inspirações entre os participantes, além de apresentar novidades e tendências do universo do D&D. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados em criar conteúdo para o jogo.

Segundo Winninger, a Wizards está trabalhando para disponibilizar no SRD o conteúdo das edições anteriores do jogo, desde a primeira até a quarta. Isso inclui classes, raças, magias, itens mágicos, monstros e cenários que não estão presentes na quinta edição, que é a atual. No entanto, ele ressaltou que esse processo não é simples e requer uma revisão cuidadosa para garantir que o conteúdo seja compatível com as regras atuais e com a política interna de conteúdo da Wizards, além de retirar propriedades intelectuais interessantes para a Editora, como Tiamat ou Vecna.

A política interna de conteúdo da Wizards é um documento que estabelece os padrões e as diretrizes para que os produtos de D&D reflitam a missão da empresa de tornar o jogo acolhedor e inclusivo para todos os aventureiros. A Wizards atualizou e publicou esse documento recentemente para que os criadores possam ver os critérios que a empresa usa para avaliar o conteúdo do jogo. O documento pode ser encontrado no site oficial da Wizards.

Winninger não deu uma data específica para o lançamento do conteúdo das edições anteriores no SRD, mas disse que espera que isso aconteça ainda em 2023. Ele também afirmou que a Wizards está aberta a receber feedback e sugestões dos criadores sobre quais conteúdos eles gostariam de ver no SRD.

O anúncio foi recebido com entusiasmo pelos participantes do Creator Summit, que viram nisso uma oportunidade de expandir suas possibilidades criativas e explorar novos aspectos do D&D. Alguns criadores já manifestaram interesse em adaptar cenários clássicos como Planescape, Ravenloft e Dark Sun para a quinta edição usando o SRD.

O SRD atualmente está disponível em inglês e outros quatro idiomas europeus estão sendo traduzidos: francês, italiano, alemão e espanhol. A versão em português ainda não foi lançada oficialmente pela Wizards, mas existe uma tradução autorizada pela WotC feita por fãs que pode ser encontrada no site dos Aventureiros dos Reinos.

2 pensou em “SRD Receberá Conteúdo Antigo e Clássico do D&D em 2023

  1. Puts que boa notícia. Tinha muitas aventuras boas, principalmente na quarta edição. Só o sistema não ajudava. Gostaria de ver algumas classes da quarta TB na quinta. Como swordmage, vingador, guardião, Shaman.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *