A atualização da última Unearthed Arcana do One D&D é a maior até agora – inclui mudanças em cinco classes, armas e magias. Mudanças de monge virão em uma data posterior. A última atualização do playtest de One D&D é a maior até agora – contando com um total de cinco classes, bem como mudanças em magias e armas.
Unearthed Arcana: Player’s Handbook Playtest 5
O Player’s Handbook Playtest 5 é a mais nova atualização feita nos materiais de playtest do Unearthed Arcana para One D&D, a próxima edição do jogo de RPG de mesa Dungeons & Dragons. Enquanto as edições anteriores apresentavam talvez um ou dois elementos principais, com alguns aspectos menores em segundo plano, o playtest mais recente contém uma visão geral de como cinco classes principais podem ser no One D&D.
Os Bárbaros no One D&D
Os bárbaros no One D&D podem sofrer diversas mudanças em relação à sua contraparte na 5e. Talvez a mudança mais notável seja a característica mais icônica da classe, a Fúria, que agora foca em dar dano ao invés de sofrer dano. Enquanto a Fúria em D&D 5e exige que o personagem sofra dano para mantê-la, em One D&D a Fúria pode ser estendida por meio de uma ação bônus ou forçando outra pessoa a fazer uma salvaguarda. No teste de jogo, a Fúria agora pode durar 10 minutos em vez de apenas um minuto e pode ser interrompida caso o Bárbaro fique incapacitado.
Outras mudanças importantes na classe bárbaro no playtest para o próximo RPG de mesa incluem a adição de maestria em armas e conhecimento primitivo — duas novas características adquiridas no primeiro e segundo nível — a fusão de sentido de perigo e instinto primitivo, e a mudança de força indomável, crítico brutal, fúria persistente, campeão primal e fúria implacável nos outros níveis. A fúria implacável agora o restaurará a um número de pontos de vida igual a duas vezes o nível do bárbaro, enquanto o novo talento “Fúria Renovada” restaurará o uso da fúria toda vez que o jogador rolar a iniciativa — removendo assim a possibilidade de obter usos ilimitados da fúria que os bárbaros normalmente têm no nível 20.
O Berserker no One D&D
A última atualização inclui também a subclasse do caminho do berserker para o bárbaro, em que o frenesi já não causa um nível de exaustão no personagem e concede dano adicional sempre que o jogador usa o ataque imprudente, em vez de uma ação bônus. A habilidade Fúria Irracional agora encerra os efeitos de Enfeitiçado e Amedrontado em vez de apenas suspendê-los, e tanto Retaliação quanto Presença Intimidante foram movidos para outros níveis.
O Guerreiro no One D&D
Os guerreiros também terão diversas mudanças na atualização do Player’s Handbook Playtest 5, incluindo alterações na habilidade de Recuperar Fôlego. Na última atualização, os guerreiros podem usar Recuperar Fôlego mais de uma vez entre descansos longos sem precisar de um descanso curto. Enquanto isso, o surto de ação só pode ser usado para realizar certas ações voltadas para o combate, limitando assim seu potencial. Outras mudanças incluem a adição de persuasão na lista de habilidades do guerreiro, bem como o talento maestria em armas mencionada na seção dos Bárbaros.
Várias características foram movidas para outros níveis, como especialista em armas, surto de ação aprimorado e três ataques extras. Há várias novas características adicionadas ao guerreiro, incluindo adepto de armas e invencível, com indomável concedendo um bônus para as novas rerolagens igual ao nível do guerreiro.
O Guerreiro Campeão no One D&D
A subclasse para o guerreiro, o campeão, recebeu mudanças na última atualização — introduzindo novas características como vencedor adaptável, que concede ao guerreiro mais habilidades não-combativas, e guerreiro heroico. Outras mudanças para o campeão foram a remoção de atleta extraordinário — devido ao seu desempenho ser um dos piores entre as características do guerreiro — e a característica sobrevivente dando aos jogadores vantagem nas salvaguardas de morte e transformando 18 e 19 em um 20.
O Feiticeiro no One D&D
As mudanças na classe de feiticeiro listadas no último documento de playtest enfatizam a afinidade inata da classe com a magia. O número de magias que um personagem feiticeiro pode aprender ao longo de sua vida agora é 22 em vez de apenas 15, cumprindo assim uma das mudanças mais solicitadas para a classe. Outras alterações incluem a adição de uma característica de primeiro nível, feitiçaria inata, que concede imediatamente duas magias de feiticeiro. As outras características adicionadas recentemente para o feiticeiro incluem vitalidade de feitiçaria, erupção arcana, encarnação da magia e apoteose arcana.
A fonte da magia agora requer que os personagens tenham um certo nível para poder criar espaços de magia, com níveis mais altos de espaços de magia restritos a personagens de nível superior. Metamagia é agora uma característica de segundo nível que dá aos jogadores três opções metamágicas em vez de apenas duas, com mais três sendo concedidas no 13º nível. Novas opções metamágicas também foram adicionadas, fornecendo assim aos feiticeiros novas maneiras de usar sua conjuração. Restauração de feitiçaria agora é uma característica de 15º nível e restaura pontos de feitiçaria sempre que o jogador rola iniciativa.
O Feiticeiro Dracônico no One D&D
De agora em diante, todas as subclasses de feitiçaria serão chamadas de Feitiçaria X, em vez de Linhagem X. A subclasse dracônica teve algumas mudanças nesta atualização de playtest, com a característica resiliência dracônica dando uma CA base que é 10 + modificadores de destreza e carisma do personagem, em vez de apenas 13 + destreza. O ancestral dracônico agora é o idioma dracônico – permitindo que os jogadores se comuniquem com qualquer criatura do tipo dragão. A característica afinidade elemental não custa mais ponto de feitiçaria por resistência a dano, com a exalação dracônica substituindo a presença dracônica e as asas de dragão modificada, além de adicionar uma opção de dano.
Os Bruxos no One D&D
Os bruxos agora recebem sua dádiva do pacto no 1º nível em vez do 3º, acelerando a velocidade com que a classe adquire seus benefícios de pacto. Dádiva do Pacto também concede rajada mística, danação e uma magia à escolha do jogador — que eles podem escolher a partir de um dos três grupos de magias exclusivas para bruxos. As magias que os jogadores escolherão com sua dádiva do pacto incorporarão várias outras mudanças feitas nos bruxos incluídas na atualização de teste de jogo. A magia de pacto agora foi substituída por conjuração, que limitará seus espaços de magia a um total de 15, em vez de apenas quatro. Essa mudança também é refletida no número de invocações místicas que um bruxo pode conjurar, aumentando para nove em vez de oito.
Outras mudanças são na forma como a classe de bruxo pode adquirir suas características, como o arcana mística que agora é uma opção de invocação mística — que pode ser obtida no quinto nível. Várias novas características foram adicionadas ao arsenal do bruxo, como o Contato com o Patrono, que permite que personagens se comuniquem diretamente com seu patrono, e Mestre Maldito, que permite que um bruxo conjure maldições sem usar espaços de magia. Uma lista de novas invocações místicas – e mudanças em opções existentes – foi incluída no Player’s Handbook Playtest 5 para bruxos interessados em conferi-las.
O Bruxo do Patrono Ínfero no One D&D
A subclasse de patrono O Ínfero para bruxos sofreu algumas alterações na última atualização, com as magias de patrono substituindo a lista de magias ampliada, o que permite que os bruxos conjurem certas magias como se já estivessem preparadas e sem gastar um espaço de magia para isso. Outras mudanças na subclasse do patrono ínfero podem ser vistas na Benção do Tenebroso sendo ativada quando um inimigo cai sem pontos de vida a 1,5 metros de distância, e com personagens capazes de usar a Sorte do Próprio Tenebroso um número de vezes igual ao modificador de atributo de conjuração do jogador. A Resistência Ínfera não pode mais ser evitada por magia ou armas de prata, e a habilidade Lançar no Inferno pode ser usada se o jogador gastar um espaço de magia de pelo menos quarto nível.
O Mago no One D&D
A última classe a receber mudanças na última atualização do playtest de D&D é o mago. Nenhuma das alterações sugeridas para o mago na atualização são particularmente revolucionárias, com uma seleção de pequenas alterações e adições sendo propostas. Os jogadores de mago agora podem usar seu livro de magias como foco de conjuração, com uma nova característica de primeiro nível coletando todas as regras para usar um livro de magias em uma única seção, além de conceder uma magia única de mago totalmente exclusiva.
Várias novas características de mago foram adicionadas na atualização, como acadêmico — que concede vantagem para a inteligência do personagem ao realizar a ação de estudo — memorizar magia e modificar magia, que permitem aos magos aprender e alterar magias em seu grimório, bem como criar magia: permitindo que o jogador projete suas próprias magias ao registrá-las e modificá-las. Outras características agora são aprendidas em níveis diferentes, como maestria de magia e assinatura mágica.
As convenções de nomenclatura para subclasses de mago mudaram para remover “escola de” em favor de um descritor mais curto do tipo de conjurador. Por exemplo, a subclasse de mago da escola de evocação agora é apenas chamada de evocador. A subclasse evocador teve algumas mudanças com o evocador erudito, adicionando duas magias de evocação escolhidas pelo jogador ao seu livro de magias, além da característica truque poderoso, que trabalha com rolagens de ataque feitas por meio de truques.
As Armas no One D&D
Além das diversas mudanças nas classes de D&D encontradas no playtest 5 do Livro do Jogador, também houve uma série de alterações feitas na forma como as armas funcionam no RPG de mesa. Cada arma em One D&D pode ter uma propriedade de maestria que pode ser desbloqueada através de uma habilidade específica, como a característica maestria em arma do bárbaro e do guerreiro. Exemplos de propriedades de maestria incluem a clava ter a habilidade de desacelerar ou o alabarda poder dilacerar os oponentes.
Outras mudanças em armas encontradas na atualização são principalmente em armas específicas, como a espada curta agora sendo uma arma marcial, a rede sendo um equipamento de aventura em vez de uma arma e a pistola e a espingarda agora aparecem no Livro do Jogador, em vez de no Guia do Mestre.
Sobre as Magias
Assim como em algumas atualizações anteriores do playtest, a mais recente contém uma lista de magias completamente novas ou versões alteradas de magias que já foram incluídas em versões anteriores de Dungeons & Dragons. A lista de magias abrangidas na atualização é muito extensa para ser totalmente coberta aqui. No entanto, uma mudança notável é a remoção das magias de bardos “Zombaria Perversa” e “Sussurros Dissonantes” da lista de magias arcanas, com a promessa de que essas duas magias estarão disponíveis os bardos em uma atualização posterior.
O Monge no One D&D
A última classe principal a receber mudanças é a classe de monge, que foi confirmada para ser incluída em uma atualização posterior do teste de jogo.
Os jogadores podem baixar a última atualização de testes no site do Unearthed Arcana e poderão dar seus feedbacks sobre a atualização mais recente através de uma pesquisa que será lançada em 17 de maio.
One D&D está previsto para ser lançado em 2024, sendo que todas as alterações propostas nos playtests não têm garantia de serem incluídas na versão final da próxima edição do RPG.