Para os jogadores de D&D, a quinta edição é uma das mais aclamadas e populares. Com regras simples e fáceis de aprender, a 5e tornou-se a favorita entre os novos jogadores e veteranos de longa data. No entanto, muitos dos livros principais foram criados em um curto período de tempo e com recursos limitados, o que resultou em algumas críticas em relação à organização e conteúdo. Felizmente, a Wizards of the Coast está lançando uma nova versão do DMG (Livro do Mestre) em 2024, e promete trazer diversas mudanças. Algumas melhorias já haviam sido cogitadas e anunciadas aqui no blog. Algumas polêmicas, como abandonar o termo “meio-elfo” por ser considerado “racista”. E outras mudanças no Livro do Jogador, que lembram a 4e.
Chris Perkins, um dos principais desenvolvedores da 5e, admitiu em uma live no canal oficial, que o DMG de 2014 não foi perfeito: “Eu não acho que alguém no universo dirá que (o DMG de 2014) é um 10 em 10.” No entanto, a equipe está determinada a corrigir essas falhas e fornecer aos jogadores e DMs uma experiência ainda melhor.
É importante lembrar que a Wizards of the Coast está tentando fazer malabarismos para se livrar do One D&D (afinal, o fracasso da nova OGL não ajudou em nada). Eles não querem admitir que é uma nova edição para não atrapalhar o sucesso estrondoso da 5e e evitar uma nova “guerra de edições” como já aconteceu no passado.
Ao mesmo tempo, eles tentam convencer os jogadores de que é “compatível”, mas, na verdade, é um sistema completamente revisado que eles querem que você compre para se manter atualizado. Mas é claro, sempre é possível que o valor deste novo sistema totalmente revisado esteja diretamente relacionado à quantidade de dinheiro que você tem disponível em sua conta bancária, mas sem ofender, é claro.
Mas vamos à notícia: o DMG de 2024 contará com uma série de melhorias em relação à versão anterior. Um dos principais problemas do DMG de 2014 era sua organização confusa. Muitas pessoas achavam difícil encontrar o conteúdo que procuravam, mesmo que soubessem onde deveria estar.
Principais Mudanças do Livro do Mestre por Capítulo
No novo DMG, o capítulo um será dedicado a conceitos básicos, como a mecânica de jogo, enquanto o capítulo sobre a criação de um mundo de campanha será movido para mais tarde no livro.
O capítulo dois do DMG de 2024 abordará os conceitos básicos do jogo, como as regras para combate e magia, bem como os problemas comuns que os DMs enfrentam, como o que fazer quando os jogadores desviam completamente da aventura planejada.
A equipe de desenvolvimento também estará fornecendo conselhos e orientações para DMs de todos os níveis de experiência. Eles querem tornar a ‘mestragem’ menos intimidante e encorajar mais pessoas a experimentar o papel de Mestre.
O capítulo três do novo DMG será a “ciclopédia de regras”. Este capítulo reunirá todas as regras principais que não estão no Livro do Jogador em um único capítulo em ordem alfabética. Isso tornará muito mais fácil para os mestres encontrar as regras específicas que estão procurando, sem ter que folhear todo o livro.
O capítulo quatro do novo DMG será sobre construção de aventuras. Este capítulo fornecerá exemplos concretos de aventuras e falará sobre quanta informação é (e não é) necessária para conduzir sua própria campanha.
O capítulo cinco do novo DMG será sobre construção de campanhas. Este capítulo incluirá uma campanha modelo para ajudar os mestres de jogo a criar suas próprias campanhas. Isso será particularmente útil para mestres de jogo novatos que não sabem por onde começar.
O sexto capítulo do novo DMG será sobre cosmologia. Este capítulo falará sobre o mundo em que o jogo se passa, desde os diferentes planos de existência até as diferentes divindades que os jogadores podem adorar. Os mestres de jogo que querem adicionar mais profundidade e complexidade ao seu mundo de campanha encontrarão muitas informações úteis neste capítulo.
O sétimo capítulo do novo DMG será sobre itens mágicos. Itens mágicos comuns de Xanathar serão adicionados ao DMG, e a WotC está criando novos itens.
O capítulo oito terá uma surpresa que ainda não foi revelada.
Os apêndices do DMG também serão reorganizados, incluindo um apêndice de mapas e um apêndice de glossário de lore de PNJs importantes, locais e muito mais. Além disso, o DMG virá com um mapa pôster “surpresa”, que especulamos ser o apartamento de solteiro demiplano de Elminster. Jeremy Perkins, um dos designers da Wizards of the Coast, disse que eles queriam ter mais mapas no DMG há muito tempo, então é ótimo ver essa adição.
Mas as novidades não param por aí. O novo Livro dos Monstros também receberá melhorias, com novos monstros para preencher lacunas, muitos deles em ND (Nível de Dificuldade) mais altos. O livro também será reorganizado de maneira mais eficiente, tudo estará de acordo com seu ND, mas não terá seus NDs alterados. Como todos os livros principais de 2024, o novo Livro dos Monstros incluirá um “monte de novas artes”, tornando-o ainda mais atraente para os jogadores.
“Este pode ser o maior Livro dos Monstros de todos os tempos”, disse Perkins, embora o número exato de monstros ainda não esteja finalizado. Os fãs do jogo podem esperar ansiosamente pelo lançamento do livro e experimentar todas as melhorias que foram implementadas.
Nos próximos anos, os jogadores de Dungeons & Dragons têm muito o que esperar com a quinta edição do Livro do Mestre e do Livro dos Monstros. As melhorias e aprimoramentos são significativos e devem tornar a experiência de jogo ainda mais agradável e emocionante.
Pingback:D&D Creator Summit 2023 Confirma: One D&D ainda é 5e
Matéria com erros grosseiros de ortografia.
Olá, tudo bem, apreciamos ótimos feedbacks que podem nos ajudar a melhorar. Porém, apenas apontamentos como esses não nos ajudam a identificar tais erros grosseiros. Poderia indicar alguns exemplos de erros grosseiros cometidos na matéria?