Menu fechado

RPG e Inteligência Artificial: Quais as IAs Para Sua Mesa?

Como a WoTC poderia lançar um assistente de Mestre de Jogo gerenciado por inteligência artificial? O usuário Talien faz seus palpites em um post no EnWorld.com.

Sabemos que a Wizards of the Coast está experimentando ferramentas alimentadas por Inteligência Artificial (IA) para suas diversas propriedades, incluindo Dungeons & Dragons. Mas como isso poderia se parecer na prática?

NPCs Interativos

Os AIs do Grande Modelo de Linguagem (LLM) têm sido amplamente utilizados para criar personagens não-jogadores de todas as formas no Character.ai. Não é difícil imaginar que a Wizards possa ter NPCs oficiais incluídos como parte da compra digital de uma aventura, com o esboço geral do NPC atuando como parâmetros para como ele interagiria. Os Mestres de Jogo (DMs) podem ser capazes de criar seus próprios NPCs ou modificar NPCs existentes para que o personagem dê dicas ou se comunique de uma determinada maneira. As saídas de log poderiam então estar disponíveis para os DMs usarem posteriormente.

Há vários lugares hoje onde você pode criar bots NPC alimentados por IA que estão publicamente disponíveis, embora o DM possa precisar monitorar a saída em tempo real para gravar a conversa. Tanto o Character.AI quanto o Poe.com oferecem a capacidade de criar personagens disponíveis publicamente com os quais os jogadores podem interagir.

Geradores Aleatórios

Já existem dezenas desses em existência. O que é particularmente digno de nota é que a IA pode ir fundo – não apenas aleatorizar qual livro está em uma biblioteca, mas fornecer trechos de texto do que está nesse livro. Não apenas detalhar o nome de um item mágico esquecido, mas fornecer estatísticas para o item. Para os produtos da WOTC, isso poderia cobrir facilmente detalhes que nenhum produto impresso pode abranger detalhadamente, ou com parâmetros (por exemplo, apenas uma biblioteca com livros de necromancia).

AI RPG companion é um ótimo exemplo disso, mas há muitos mais.

Assistentes de Mesa

A Hasbro recentemente se associou à Xplored, com o objetivo de desenvolver uma “nova plataforma de mesa que integra jogos digitais e físicos”. Vale ressaltar como a tecnologia da Xplore funciona: seu sistema “resolve inteligentemente regras e comportamentos de personagens e fornece jogabilidade inovadora, novos cenários e eventos de narrativa em constante mudança. A tecnologia permite que os jogadores aprendam jogando sem a necessidade de um livro de regras, salvem jogos para retomar mais tarde, habilitem o jogo remoto e ofereçam recursos como som contextual imersivo e dados conectados.”

Se isso parecer que poderia ser usado para aprimorar um jogo de Dungeons & Dragons pessoalmente, a Xplored já está nesse caminho com Teburu, uma plataforma de jogo de tabuleiro digital que usa “tecnologia de detecção inteligente, IA e multimídia dinâmica.” A plataforma de IA da Xplored poderia acompanhar miniaturas em uma mesa, jogadar dados e até o status da sua ficha de personagem, tudo gerenciado invisível e remotamente por uma IA nos bastidores e comunicando-se com o DM (humano).

Mestre de Jogo

E então há o aspecto mais desafiador do jogo com o qual a WOTC luta até hoje: ter Dungeon Masters suficientes para narrar para um grupo. A Wizards poderia licenciar exclusivamente esses DMs automatizados, que teriam todos os materiais necessários para executar um jogo. Algumas aventuras seriam mais fáceis para um DM de IA executar do que outras – masmorras diretas limitam necessariamente a agência do jogador e garantem que a IA possa executá-las dentro de parâmetros, enquanto um ambiente social poderia facilmente confundi-la.

Os desenvolvedores já estão promovendo este modelo com vários níveis de sucesso. Para um exemplo, veja AI Realm.

IAs já existentes

Character.AI

Character.AI é uma plataforma onde é possível criar personagens não-jogadores (NPCs) alimentados por inteligência artificial (IA). Os NPCs podem ser utilizados em jogos de RPG, como Dungeons & Dragons, para fornecer interações dinâmicas e enriquecer a experiência dos jogadores.

Isso pode permitir aos usuários criar NPCs com comportamentos e personalidades únicas, gerando diálogos e interações com os jogadores de forma automatizada. Os NPCs criados podem ser utilizados para enriquecer aventuras de RPG, proporcionando uma experiência mais imersiva aos jogadores.

Poe.com

Poe.com é uma plataforma que oferece a capacidade de criar personagens não-jogadores (NPCs) alimentados por inteligência artificial (IA) para interagir com os jogadores. Assim como o Character.AI, Poe.com permite aos usuários criar NPCs com base em algoritmos de inteligência artificial. Esses NPCs podem ser integrados em jogos de RPG para fornecer interações dinâmicas e enriquecer a experiência dos jogadores.

Xplored

Xplored é uma empresa que desenvolve plataformas de jogos digitais que integram aspectos físicos e digitais, como Teburu. A Xplored cria tecnologias que combinam elementos físicos (como miniaturas e tabuleiros) com elementos digitais (como aplicativos e inteligência artificial) para proporcionar uma experiência de jogo mais imersiva. Seu objetivo é criar experiências de jogo inovadoras que misturam o melhor dos mundos físico e digital.

AI Realm

AI Realm é uma iniciativa que visa explorar e desenvolver inteligência artificial para auxiliar em jogos de RPG. AI Realm concentra-se em explorar como a inteligência artificial pode ser aplicada para auxiliar em jogos de RPG, como Dungeons & Dragons. Isso pode incluir o desenvolvimento de sistemas de geração de conteúdo automatizados, assistentes de mestre de jogo e outras ferramentas destinadas a melhorar a experiência de jogo para jogadores e mestres de jogo.

Publicado em:Notícias

Post relacionado

1 Comentário

  1. Pingback:RPG e Inteligência Artificial: Quais as IAs Para Sua Mesa? - RPG - Mestre Charles Corrêa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *