Menu fechado

Druida no D&D 5.5e: Principais Diferenças Entre o Novo e Velho

Importante: a tradução a seguir utilizou o glossário oficial de D&D 5e traduzido pela Galápagos Jogos ou pelo time de tradução da Wizards of the Coast Brasil. Novos termos que não há tradução oficial, seguiram as regras de tradução, localização e Manual de Estilo oferecidas pela GF9 para os times de tradução.

Para mais informações sobre o D&D 5.5e ou 2024, veja nosso artigo principal:

One D&D – D&D 5.5e – D&D 2024

A Forma Selvagem é inegavelmente a cereja do bolo da classe Druida em Dungeons & Dragons, e isso permanece fiel no Livro do Jogador de 2024. Em 2024, as regras da Forma Selvagem agora permitem que você a use com maior facilidade e com mais frequência!

Ser capaz de se transformar em uma litania de feras é um dos principais atrativos do Druida para muitos jogadores. Além disso, as subclasses de Druidas costumam usar sua Forma Selvagem como um recurso dispensável para potencializar suas características.

Se ama jogar como ou ter Druidas em sua mesa como Mestre, Riley Silverman, no artigo The 2024 Circle of the Moon Druid and Changes to Wild Shape para o D&D Beyond, mostra as atualizações da Forma Selvagem encontradas no Livro do Jogador de 2024.

Mudanças na Forma Selvagem no Livro do Jogador de 2024

A Forma Selvagem funciona basicamente da mesma forma no Livro do Jogador de 2024 e na versão de 2014, com algumas alterações feitas para simplificar e esclarecer o uso e facilitar o acesso dos Druidas de 2024 à característica. Começaremos com uma visão geral de ambas as versões-base da classe de Druida.

Se um algo não estiver listado, não há nenhuma mudança significativa. Por exemplo, nas regras da Forma Selvagem de 2014 e 2024, como um Druida, você adquire acesso à Forma Selvagem no nível 2 e pode permanecer na sua forma Animal por um número de horas igual à metade do seu nível de Druida.

O Que Há de Novo na Forma Selvagem de 2024

Regra de Forma Selvagem

2014

2024

Usando a Forma SelvagemAçãoAção Bônus
Número de Usos2 usos; usos ilimitados no nível 202 usos a partir do nível 2; 3 usos a partir do nível 6; 4 usos a partir do nível 17
Recuperar Usos da Forma SelvagemRecupera usos gastos quando você termina um Descanso Curto ou LongoRecupera 1 uso quando você termina um Descanso Curto
Recupera todos os usos quando termina um Descanso Longo
A partir do nível 5, você pode usar Ressurgimento Selvagem para recuperar um uso gastando um espaço de magia. Você também pode gastar um uso de Forma Selvagem para recuperar um espaço de magia de 1º nível por Descanso Longo.
No nível 20, quando você joga Iniciativa e não tem usos de Forma Selvagem, recupere um uso.
Pontos de Vida na Forma SelvagemQuando se transforma, você assume os Pontos de Vida e os Dados de Vida da Fera.Quando você se transforma, você obtém Pontos de Vida Temporários igual ao seu nível de Druida.
Limitações da Forma AnimalNível 2: ND ¼, sem deslocamento de Natação ou Voo.Nível 2: ND  ¼, sem deslocamento de Voo. 4 formas conhecidas.
Nível 4: ND ½, sem deslocamento de Voo.Nível 4: ND ½, sem deslocamento de Voo. 6 formas conhecidas.
Nível 8: ND 1Nível 8: ND 1. 8 formas conhecidas.
Deve ser uma criatura que você já viu antes.Quando você termina um Descanso Longo, pode substituir uma forma conhecida por outra selecionável.
Sua capacidade de falar é limitada às capacidades de sua forma Animal.Você pode falar em forma Animal.
Dano na Forma SelvagemSem ajustes no dano para na Forma Selvagem para a classe Druida base 2014. uma criatura usando uma arma ou ataque em forma Animal. O tipo de dano é escolhido no acerto.Pode selecionar a opção de Ataque Primal no nível 7, concedendo 1d8 de dano Elétrico, Gélido, Ígneo ou Trovejante quando você atingir
O dano aumenta para 2d8 no nível 15.
Companheiro SelvagemRegra Opcional no Caldeirão de Todas as Coisas de Tasha que permite que você gaste os usos da Forma Selvagem para conjurar Convocar Familiar.Parte oficial da versões-base da classe de Druida 2024. Também pode trocar um uso da Forma Selvagem ou espaço de magia para conjurar Convocar Familiar.

Um Olhar Mais Atento às Regras da Forma Selvagem de 2024

Agora que você viu uma comparação lado a lado da Forma Selvagem de 2014 e 2024, falaremos sobre alguns dos principais benefícios da versão 2024.

Usando a Forma Selvagem

Uma grande melhoria foi substituir a Forma Selvagem como uma Ação Bônus para o Druida 2024. Isso facilita acessar suas formas Animais durante o combate. Agora, seu Druida de qualquer subclasse pode se transformar em um Urso Pardo ou Lobo sem ter que esperar um turno para começar a brandir suas garras contra os inimigos.

Permanecendo na Forma Selvagem

Uma das minhas maiores frustrações ao interpretar um Druida de 2014 em níveis mais altos é que, durante o combate, às vezes eu gastava meu turno para mudar de forma Animal, então, antes que meu próximo turno chegasse na ordem de Iniciativa, eu sofreria dano suficiente para pra ficar nocauteado. Como resultado, eu ostensivamente perdi um turno e gastei um recurso bastante escasso.

Embora você não receba mais uma reserva separada de Pontos de Vida ao mudar de forma, ser nocauteado na forma Animal fica mais difícil à medida que você preserva os Pontos de Vida do seu Druida. Você também recebe Pontos de Vida Temporários para agir como um amortecedor de dano.

As regras da Forma Selvagem de 2024 reconhecem a importância do Druida de se transformar. Ao facilitar permanecer na forma Animal e permitir que você gaste espaços de magia para recuperar o uso da Forma Selvagem, o Livro do Jogador de 2024 é verdadeiramente voltado para te deixar ansioso e entusiasmado para usar essa habilidade.

Companheiro Selvagem

Uma nova característica do Druida de 2024 é a capacidade de gastar um uso de Forma Selvagem ou um espaço de magia para conjurar a magia Convocar Familiar sem nenhum componente material. Esta foi uma característica opcional introduzida no Caldeirão de Todas as Coisas de Tasha, que agora faz parte da classe base do Druida de 2024. Isso significa que os Druidas que não querem gastar seu tempo mudando de forma ainda podem interagir com uma fera companheira!

Fazendo dos Druidas uma Força a Ser Reconhecida

No nível 7, o Druida de 2024 recebe uma característica chamada Fúria Elemental. Isso permite que os jogadores escolham entre duas opções, Ataque Primal ou Conjuração Poderosa. Conjuração Poderosa permite que você adicione seu modificador de Sabedoria ao seu dano causado com um truque de Druida.

A opção Ataque Primal permite que você cause 1d8 de dano Elétrico, Gélido, Ígneo ou Trovejante uma vez por turno com seus ataques no nível 7 e 2d8 no nível 15. Esta característica se inclina fortemente para as forças primitivas que alimentam a magia de um Druida. Ao dar aos Druidas a capacidade de causar dano elementar em combate corpo a corpo, o Livro do Jogador de 2024 enfatiza que um Druida é mais do que apenas um Mago paz e amor.

Formas Conhecidas

Uma coisa que pode chamar a atenção é a nova regra sobre os Druidas de 2024 que têm um conjunto de formas conhecidas para escolher para sua Forma Selvagem, em comparação com qualquer Fera que tenha visto das regras de Druida de 2014.

O que pode parecer apenas uma limitação à primeira vista, essa mudança significa que Mestres e Druidas podem estar na mesma página sobre se uma Fera é ou não conhecida pelo Druida. Também ajuda os jogadores Druidas a ter seus blocos de estatísticas de Fera para suas Formas Selvagens prontas para ir quando o combate começar, bem semelhante ao ter uma lista pronta de magias preparadas.

Essa mudança também permite um pouco mais de inspiração para a interpretação. Ter um número definido de formas conhecidas pelo Druida de 2024 significa que seu druida passou um tempo pensando sobre seus relacionamentos e reverência por diferentes Feras e quais Formas Selvagens são especificamente importantes para eles.

Isso significa que você pode pensar sobre por que eles escolheram essas formas, o que eles poderiam ter feito para estudá-las e que tipo de exercícios ou rituais eles poderiam ter feito para manter seu domínio sobre essas formas durante os Descansos Longos. Ou, se você optar por trocar uma forma ao completar um Descanso Longo, considere o que seu personagem fez para dominar essa nova forma.

Mudanças da Forma Selvagem do Druida do Círculo da Lua

O Druida do Círculo da Lua sempre foi a subclasse que intensifica a Forma Selvagem. Se você está preocupado de que as melhorias na classe base diminuam o impacto de escolher esta icônica subclasse de Druida, não se preocupe. Vamos analisar rapidamente algumas das maneiras pelas quais o Livro do Jogador de 2024 reforça o Druida do Círculo da Lua.

Formas Animais dos Círculos Druídicos — Nível 3

O Druida do Círculo da Lua de 2024 recebe um grande impulso em suas formas Animais. No nível 3, no primeiro nível nesta subclasse, sua CA em forma Animal se torna 13 mais seu modificador de Sabedoria, a menos que a CA da sua forma Animal seja maior. Mas você também ganha três vezes o seu nível de Druida em Pontos de Vida Temporários, o que significa que você receberá 9 Pontos de Vida Temporários no nível 3, até 60 Pontos de Vida Temporários no nível 20!

Subclasses Agora Começam no Nível 3

No Livro do Jogador de 2024, as subclasses foram padronizadas pra começar no nível 3, isso impacta classes como Druidas, Clérigos e Bruxos. Para equilibrar essa mudança, cada classe base afetada também recebe algumas características nos níveis anteriores.

Por exemplo, os druidas agora recebem uma característica de nível 1 chamada Ordem Primal. Ela permite que você adquira proficiência com armas Marciais e armadura Média ou adquira um truque extra e uma melhoria nos seus testes de Arcanismo ou Natureza.

Magias do Círculo da Lua — Nível 3

Como o Druida de 2014, a classe base ganha a capacidade de conjurar magias em forma Animal no nível 18, exceto quando uma magia consome um componente Material ou requer um componente com custo específico. Mas o Druida do Círculo da Lua de 2024 pode começar a conjurar as magias da sua tabela de Magias do Círculo da Lua já no nível 3! Isso significa que você não precisa escolher entre ficar em sua forma Animal ou conjurar Curar Ferimentos em um aliado.

Formas Animais dos Círculos Druídicos — Nível 6

No nível 6, seu Druida do Círculo da Lua pode escolher causar o tipo de dano de uma ataque entre dano normal ou Radiante. Isso substitui a característica de 2014 que faziam seus ataques normais causarem dano mágico.

Passo Lunar — Nível 10

O Círculo da Lua de 2024 não obtém mais a característica Forma Selvagem de Elementos. Ela foi substituída pelo Passo do Lunar, que permite que você use uma Ação Bônus para se teleportar até 9 metros para um espaço desocupado e obter Vantagem em sua próxima jogada de ataque antes do final do seu turno.

Forma Lunar — Nível 14

A característica Forma Lunar no nível 14 substitui a característica Mil Formas do Druida do Círculo da Lua de 2014. Com Forma Lunar, uma vez por turno, você causa 2d10 pontos de dano Radiante adicionais a um alvo que acerta com um ataque da Forma Selvagem. Isso significa que, no nível 15, em caso de acerto você causaria seu dano base, mais 2d10 de dano Radiante, mais 2d8 de dano à sua escolha se você escolhesse Ataques Primais como sua Fúria Elemental. Então, anota no caderninho: Não tretar com um Druida do Círculo da Lua.

Coração Selvagem

O Druida 2024 tem bastante novas características e melhorias versáteis, mas preservar o impacto e a emoção da Forma Selvagem foi extremamente importante. A característica Forma Selvagem atualizada ainda se inclina para a fantasia de um Druida se transformando em uma criatura feroz para lutar na linha de frente ao lado de seus amigos.

Muitas mudanças estão em andamento nas revisões das regras básicas de 2024, portanto, fique atento a guias adicionais de classes, subclasses e características à medida que a Wizards as implementam. E, especialmente, fique atento ao Livro dos Monstros de 2024 para se inspirar para suas próximas formas Animal!

Grupo no WhatsApp para Falar de RPG

Gostou do artigo? Quer conversar mais? No nosso grupo você conversa sobre dicas, dúvidas, novidades, notícias e muito mais, venha conhecer:
Publicado em:D&D,Notícias

Post relacionado

2 Comentários

  1. Pingback:​Druida no D&D 5.5e: Principais Diferenças Entre o Velho - RPG - Mestre Charles Corrêa

  2. Pingback:Prévia do Livro do Jogador de D&D 5.5e: classes novas, magias, antecedentes e mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *