SAGE ADVICE COMPENDIUM #
O Compêndio de Conselhos Sábios reúne perguntas e respostas sobre as regras de Dungeons & Dragons (quinta edição). O número da versão do documento muda quando adições ou revisões substanciais são feitas ao texto. Você pode encontrar todas as duvidas no link abaixo:Grupos do Whats #
Pode ser que novas dúvidas surjam. Temos grupo de WhatsApp ativos para você poder tirar todas suas dúvidas. Conheça-os aqui. -------------------Qualquer personagem pode destrancar uma porta? Pode destrancar uma armadilha sem ferramentas com ladrão? Qual a limitação para uso de ferramentas em D&D 5e? Descubra nesse artigo.
1. Proficiência com ferramenta permite adicionar o bônus de proficiência no teste #
No Livro do Mestre, Cap 8: Conduzindo o Jogo, Usando Valores de Atributo, diz o seguinte:
Ter proficiência com uma ferramenta permite que você adicione seu bônus de proficiência a qualquer teste de atributo que faça usando aquela ferramenta. Por exemplo, um personagem proficiente com ferramentas de carpinteiro pode aplicar seu bônus de proficiência a um teste de Destreza para criar uma flauta de madeira, a um teste de Inteligência para construir uma porta secreta desse material, ou a um teste de Força para construir uma catapulta que funcione. Entretanto, o bônus de proficiência não se aplicaria a um teste de atributo feito para identificar uma construção instável de madeira ou discernir a origem de um item artesanal, uma vez que nenhum dos testes requer o uso da ferramenta.
Igual armas e perícias, proficiência com ferramentas adiciona o bônus de proficiência do seu personagem.
2. Ferramenta permite fazer o que seria impossível sem ela #
No Livro do Jogador, Cap 5: Equipamentos, na parte Ferramentas, diz o seguinte:
Uma ferramenta ajuda-o a fazer algo impossível sem ela, como criar ou reparar um item, forjar um documento ou arrombar uma fechadura. Sua raça, classe, antecedente ou talentos conferem-lhe proficiência com algumas ferramentas, o que lhe permite adicionar seu bônus de proficiência a qualquer teste de atributo que as utilize. O uso de ferramentas não está vinculado a um atributo único, já que a proficiência com uma ferramenta representa um conhecimento amplo do seu uso. Por exemplo, o DM pode pedir-lhe que realize um teste de Destreza para esculpir um detalhe fino com suas ferramentas de carpinteiro, ou um teste de Força para trabalhar uma madeira particularmente dura.
Logo, aprendemos uma coisa:
- Que ferramentas são necessárias para fazer certas ações dentro do jogo que, sem elas, seriam impossíveis.
- Que se pode usar outros atributos, não sendo vinculado à 1 atributo só, a pedido do DM.
3. Proficiência em Ferramenta adiciona bônus de proficiência. #
No Livro do Jogador, Cap 5: Equipamentos, na parte Ferramentas, diz o seguinte:
Ferramentas de Ladrão. Este conjunto de ferramentas inclui uma lima pequena, um conjunto de gazuas, um pequeno espelho montado em um cabo de metal, um conjunto de tesouras de lâminas estreitas e um par de alicates. Proficiência com essas ferramentas permite que você adicione seu bônus de proficiência a qualquer teste de atributo feito para desarmar armadilhas ou abrir fechaduras.
Aqui aprendemos que ferramentas de ladrão permitem que você desarme armadilhas e abra fechaduras.
4. Você só pode Ajudar se for proficiente. #
No Livro do Jogador, Cap 7: Usando Atributos, na parte Trabalho em Equipe, diz o seguinte:
Às vezes, dois ou mais personagens se unem para realizar uma tarefa. O personagem que está liderando o esforço – ou aquele com o maior modificador de atributo – pode fazer um teste de atributo com vantagem, refletindo a ajuda fornecida pelos outros personagens. Em combate, isso requer a ação Ajudar.
Um personagem só pode fornecer ajuda se, em outras circunstâncias, ele pudesse realizar a tarefa sozinho. Por exemplo, tentar abrir uma fechadura requer proficiência com ferramentas de ladrão, portanto, um personagem que não possui essa proficiência não pode ajudar outro nessa tarefa. Além disso, um personagem só pode ajudar quando dois ou mais indivíduos trabalhando juntos serão realmente produtivos. Algumas tarefas, como passar um fio em uma agulha, são não mais fáceis com ajuda.
Aqui, aprendemos que, para usar a ação ajudar com algumas ferramentas, é necessário você ser proficiente.
5. Arrombar uma porta trancada precisa de proficiência #
No Livro do Mestre, Cap 5: Ambientes de Aventura, Características de Masmorra, diz o seguinte:
Portas Trancadas. Os personagens que não têm a chave de uma porta trancada podem arrombar a fechadura com uma teste bem-sucedido de Destreza (o que requer o uso de ferramentas de ladrão e proficiência no seu uso). Eles também podem forçar a porta com um teste de Força bem-sucedido, quebrar a porta em pedaços ao causar dano suficiente, ou usar a magia arrombar ou efeito mágico semelhante.
Além disso, no Livro do Jogador, Cap 5: Equipamentos, na parte Equipamentos de Aventura, diz o seguinte:
Cadeado. Uma chave é fornecida com a fechadura. Sem a chave, uma criatura proficiente com ferramentas de ladrão pode abrir a fechadura com um teste bem-sucedido de Destreza com CD 15.
Grilhões. (…) Cada conjunto de grilhões vem com uma chave. Sem ela, uma criatura proficiente com ferramentas de ladrão pode destravar os grilhões sendo bem-sucedida em um teste de Destreza com CD 15.
Mais um aprendizado: para arrombar portas e fechaduras, é necessário ser proficiente na ferramenta.
6. Como desativar uma armadilha sem ferramenta de ladrão? #
No Livro do Mestre, Cap 5: Ambientes de Aventura, Exemplos de Armadilha, exemplifica DIVERSAS armadilhas onde permite, sim, um aventureiro tentar desarmar ela sem as ferramentas de ladrão. Porém, com desvantagem. O seguinte texto se repete em TODAS as armadilhas que permitem ser desarmadas: Agulha Envenenada, Desabamento de Teto, Fosso com Tranca e Rede Suspensa.
Um teste bem-sucedido de Destreza CD 15 com o uso de ferramentas de ladrão desativa a armadilha (…)
Por definição, para desarmar uma armadilha SEM posse de ferramenta de ladrão, poderá fazer com desvantagem.
Conclusão #
- Uso de Ferramentas sem Proficiência. Qualquer personagem pode usar qualquer ferramenta, mesmo sem proficiência, já que (exceto as trancas [5]), nada impede de usar sem ser proficiente
- Proficiência com Ferramentas. Permite adicionar o bônus de proficiência do personagem no teste [1].
- Necessidade de Ferramentas. Algumas ferramentas são necessárias para algumas atividades (como, novamente, trancas [2 e 5] e forjar documentos [2]), além de outras situações que seriam impossíveis fazer sem elas.
- Desarmando Armadilhas.
- Qualquer personagem pode tentar desarmar uma armadilha sem ferramentas de ladrão, mas faz isso com desvantagem [6];
- Se não for proficiente, apenas não adiciona o bônus de proficiência.
- Destrancando Portas, Cadeados e Trancas. Destrancar uma fechadura precisa SER proficiente e ESTAR com as ferramentas de ladrão [5];
- Usar a Ação Ajudar. Se uma tarefa necessita que o personagem seja proficiente, como destrancar uma porta, é necessário que quem for ajudar, seja proficiente naquela ferramenta [4];
Depois de os trechos acima e considerá-las em conjunto, é decisivo que os personagens podem tentar usar qualquer ferramenta que desejarem, exceto ferramentas de ladrão, que tem algumas regras especiais.
Em última análise, não há nada fisicamente impedindo qualquer personagem de pegar qualquer ferramenta, arma, instrumento musical ou conjunto de armaduras com os quais não sejam proficientes e tentar usá-los.
Dito isso, um personagem não-proficiente não recebe seu bônus de proficiência e pode também sofrer uma penalidade adicional ou ter desvantagem (veja a não-proficiência com armaduras), então é definitivamente menos provável que eles alcancem o resultado desejado se tentarem algo desconhecido.
Além disso, há outras opções para usos de ferramentas no Guia de Xanathar para Todas as Coisas, mas são só opções extras para orientar o Mestre, e não cabe aqui nesse artigo.