SAGE ADVICE COMPENDIUM #
O Compêndio de Conselhos Sábios reúne perguntas e respostas sobre as regras de Dungeons & Dragons (quinta edição). O número da versão do documento muda quando adições ou revisões substanciais são feitas ao texto. Você pode encontrar todas as duvidas no link abaixo:Grupos do Whats #
Pode ser que novas dúvidas surjam. Temos grupo de WhatsApp ativos para você poder tirar todas suas dúvidas. Conheça-os aqui. -------------------Referências de Regras #
A quinta edição de D&D tem três livros de regras oficiais, cada um deles publicado pela primeira vez em 2014:
- Livro do Jogador (LdJ abreviado)
- Livro dos Monstros (abreviado LdMo)
- Livro do Mestre (LdMe abreviado)
Regras Oficiais #
As decisões oficiais sobre como interpretar as regras são feitas aqui no Sage Advice Compendium pelo principal designer de regras do jogo, Jeremy Crawford (https://twitter.com/jeremyecrawford no Twitter).
As declarações públicas da equipe de D&D, ou de qualquer outra pessoa em https://dnd.wizards.com, não são decisões oficiais; são conselhos. Os tweets de Jeremy Crawford costumam ser uma prévia das decisões que aparecerão aqui.
Um Mestre julga o jogo e determina se deve usar uma regra oficial em jogo. O Mestre sempre tem a palavra final sobre as questões de regras.
Respostas Compiladas #
As respostas do Sage Advice relevantes para o estado atual das regras são compiladas aqui.
Geral #
Cálculos e Ações #
Traços Raciais #
- O Transe do elfo permite um descanso longo com 4 horas?
- Traços raciais especiais do Elfo e Pequenino permitem que eles se escondam enquanto observados?
- Quanto tempo duram os pontos de vida temporários de um morfo?
- Toda escuridão mágica bloqueia visão no escuro?
- Um Draconato Feiticeiro de Origem Dracônica pode ter duas Heranças Dracônicas?
- Quanto Tempo dura os Pontos de Vida Temporários de um Shifter (morfo)?
- Toda escuridão mágica anula a visão no escuro?
Itens e Ferramentas #
Dúvidas de Classes #
O Papel das Regras #
Por que ter uma coluna como Conselho de Sábio quando um Mestre pode apenas tomar uma decisão?
As regras são uma grande parte do que torna D&D um jogo, em vez de simplesmente contar histórias improvisadas.
As regras do jogo são destinadas a ajudar a organizar, e até mesmo inspirar, a ação de uma campanha de D&D. As regras são uma ferramenta e queremos que nossas ferramentas sejam o mais eficazes possível. Não importa o quão boas essas ferramentas possam ser, eles precisam de um grupo de jogadores para trazê-los à vida e um Mestre para guiar seu uso.
O Mestre é fundamental. Muitas coisas inesperadas podem acontecer em uma campanha de D&D, e nenhum conjunto de regras poderia explicar razoavelmente todas as eventualidades. Se as regras tentassem fazer isso, o jogo se tornaria inviável. Uma alternativa seria que as regras limitassem severamente o que os personagens podem fazer, o que seria contrário ao caráter livre de D&D. A direção que escolhemos para a edição atual foi estabelecer uma base de regras sobre as quais um Mestre poderia se basear, e abraçamos o papel do Mestre como a ponte entre as coisas que as regras abordam e as coisas que não abordam.
Em uma sessão típica de D&D, um Mestre toma inúmeras decisões sobre regras — algumas quase imperceptíveis e outras bastante óbvias. Os jogadores também interpretam as regras e todo o sistema mantém o jogo funcionando. Há momentos, porém, onde a intenção de design de uma regra não é clara ou quando uma regra parece contradizer outra.
Lidar com essas situações é onde entra o Sage Advice. Esta coluna não substitui a adjudicação de um Mestre. Assim como as regras, a coluna destina-se a dar aos Mestres, bem como aos jogadores, ferramentas para ajustar o jogo de acordo com seus gostos. A coluna também deve revelar algumas perspectivas que ajudam você a ver partes do jogo sob uma nova luz e que o ajudam a aperfeiçoar sua experiência de D&D.
Quando respondo a perguntas sobre regras, costumo abordá-las de uma a três perspectivas diferentes.