D&D 5.5e: 4 Principais Mudanças nas Magias

Importante: a tradução a seguir utilizou o glossário oficial de D&D 5e traduzido pela Galápagos Jogos ou pelo time de tradução da Wizards of the Coast Brasil. Novos termos que não há tradução oficial, seguiram as regras de tradução, localização e Manual de Estilo oferecidas pela GF9 para os times de tradução.

Para mais informações sobre o D&D 5.5e ou 2024, veja nosso artigo principal:

One D&D – D&D 5.5e – D&D 2024

A magia é um dos principais elementos que tornam Dungeons & Dragons tão incrível. Seja manipulando a Trama, dedilhando as Palavras da Criação ou invocando o poder divino da sua deidade escolhida (ou patrono!), usar magias pode proporcionar a fantasia de poder suprema: a capacidade de remodelar literalmente o mundo ao seu redor. É por isso que o Livro do Jogador de 2024 está trazendo mais de cem páginas de magias. Você encontrará aprimoramentos para as clássicas, magias populares de outros livros sendo incorporadas às regras principais e até mesmo algumas magias totalmente novas!

No artigo 4 Key Changes to Spells in the 2024 Player’s Handbook para o Beyond D&D, discute algumas das mudanças abrangentes que você verá com magias e até mostraremos algumas das novas magias introduzidas no Livro do Jogador de 2024.

1.  Muitas Magias Clássicas Foram Aprimoradas

Uma das primeiras coisas que jogadores de D&D de longa data notarão ao examinar as quase quatrocentas magias no Livro do Jogador de 2024 é que muitas de suas magias clássicas foram fortalecidas.

Suas magias de cura manterão você e seus aliados de pé por mais tempo, refletindo o custo de sua ação ou Ação Bônus e do seu espaço de magia para usá-las. Por exemplo, Curar Ferimentos agora cura um valor base de 2d8 + seu modificador de atributo de conjuração, e Palavra Curativa tem um valor base de 2d4 + seu modificador como magia de nível 1. E não são apenas aumentos nos dados. Muitas magias receberam um novo elemento de funcionalidade. Oração de Cura, que leva 10 minutos para ser conjurada, agora concede os benefícios de um Descanso Curto a até cinco criaturas, além de restaurar 2d8 Pontos de Vida.

Magias que causam dano também receberam vários aprimoramentos. Nuvem de Adagas costumava perder a eficácia nas rodadas posteriores se os inimigos começassem a evitar seu cubo de facas giratórias. Mas isso é coisa do passado, porque agora você pode usar uma ação Mágica em seus turnos seguintes para mover a nuvem até 9 metros. Da mesma forma, Orbe Cromático foi atualizado com o potencial de atingir um inimigo adicional, abraçando realmente a vibração de uma bola mágica conjurada contra seus inimigos.

Várias magias que tinham pouco uso na versão do Livro do Jogador de 2014 também foram ajustadas para torná-las mais funcionais e atraentes para adicionar ao seu repertório. Proteção Contra Lâminas, por exemplo, era um truque pouco usado porque custava uma ação, durava apenas um turno e apenas concedia resistência a danos Contundentes, Perfurantes e Cortantes por aquele turno. Agora, embora ainda leve uma ação, este truque dura um minuto inteiro, com Concentração, e força todos os inimigos que atacam você a reduzir 1d4 de sua jogada de ataque durante a duração.

Essas são apenas algumas das mudanças nas magias conhecidas, então certifique-se de procurar suas magias prediletas no Livro do Jogador de 2024 para ver quais alterações podem estar te esperando!

2.     É Mais Fácil Encontrar e Usar Suas Magias

Falando em procurar suas magias, o Livro do Jogador de 2024 torna o processo de encontrar, preparar e usar suas magias como jogador mais fácil.

Agora, você não precisa mais folhear até o final do livro para ver quais magias estão disponíveis para sua classe. Cada classe tem suas magias designadas listadas na descrição da classe no capítulo Classes de Personagem. Portanto, se você estiver criando um Clérigo, a lista de magias do Clérigo está logo ali na mesma seção que suas características de classe e sub-classes de domínio.

Uma das grandes missões ao revisitar as magias foi realmente ouvir e responder a perguntas e confusões que os jogadores tiveram em relação a várias magias na década desde que o Livro do Jogador de 2014 foi publicado. Aperfeiçoamos o texto em algumas descrições de magias para torná-las mais claras e concisas, sem mudar a mecânica real das magias. Fornecemos mais ilustrações das magias em uso para dar mais inspiração sobre como a magia parece quando você a conjura. O marcador Ritual agora foi movida para o tempo de conjuração para torná-la mais fácil de encontrar, já que impacta o tempo de conjuração de uma magia.

Como exemplo de mudanças em magias, a família de magias de conjuração, como Invocar Feérico e Invocar Celestial, foi atualizada para refletir oficialmente modificações populares testadas nos Unearthed Arcana. As novas versões das magias agora fornecem todas as informações necessárias ao invocá-las nas próprias descrições das magias, como o dano que podem causar ou suas CDs e Salvaguardas. Isso evita que você tenha que abrir o Livro dos Monstros para procurar as informações da criatura invocada e faz com que operem de maneira mais semelhante às magias Guardiões Espirituais ou Arma Espiritual.

3.     Novas Magias para as Regras Básicas

O Livro do Jogador de 2024 introduz algumas magias totalmente novas ao grimório de D&D. Algumas, como o truque Fulgor Celeste, participaram dos testes do Unearthed Arcana, mas algumas não foram e farão suas estreias na lista de magias de 2024.

Algumas das novas magias têm vínculos com conjuradores conhecidos dentro do multiverso de D&D. Nossa velha amiga Tasha tem uma nova magia, Caldeirão Borbulhante de Tasha, que cria um caldeirão mágico por 10 minutos, do qual você e seus aliados podem pegar frascos de poções Comuns ou Incomuns à sua escolha. Jallarzi, uma Bruxa com Patrono Celestial, com a distinção de ser uma membro não-maga do Círculo dos Oito, tem uma poderosa magia homônima, Tempestade de Radiância de Jallarzi. Esta magia cria uma tempestade cilíndrica de 12 metros que causa dano Radiante e Trovejante. Também inflige às criaturas dentro dela as condições Cego e Surdo, e as impede de conjurar magias com componente Verbal.

Magias populares dos livros de fontes expandidas também agora fazem parte da lista de magias básicas. Algumas, como Dobre a Finados, introduzidas no Guia de Xanathar para Todas as Coisas, tornaram-se tão onipresentes que muitos não percebem que não faziam parte do Livro do Jogador de 2014.

4.     Área de Efeito Emanação

Emanação é uma nova área de efeito, unindo tipos conhecidos como Cone, Linha ou Esfera. Uma magia Emanação se estende em linha reta em todas as direções de uma criatura ou objeto, e se move com eles se a duração da magia for maior que Instantânea. A emanação difere de uma Esfera na medida em que o ponto de origem não é considerado parte da área de efeito. Magias conhecidas como Golpe Trovejante e Guardiões Espirituais agora são classificadas como Emanação para suas áreas de efeito.

BASTAAANTES magias!

Com quase quatrocentas magias espalhadas por mais de cem páginas, o Livro do Jogador de 2024 traz muitas mudanças empolgantes para suas conjurações. Este texto apenas arranhou a superfície das novidades. Não deixe de conferir a lista completa de magias para o seu conjurador preferido e descobrir quais melhorias foram feitas nas suas magias favoritas e quais novas magias estão disponíveis para você explorar.

Grupo no WhatsApp para Falar de RPG

Gostou do artigo? Quer conversar mais? No nosso grupo você conversa sobre dicas, dúvidas, novidades, notícias e muito mais, venha conhecer:

Um comentário em “D&D 5.5e: 4 Principais Mudanças nas Magias

  1. Pingback: ​D&D 5.5e: 4 Principais Mudanças nas Magias - RPG - Mestre Charles Corrêa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *