Menu fechado

D&D Beyond: Guia para a nova Maestria em Arma do D&D 5.5e

Artigo Your Guide to Weapon Mastery in the 2024 Player’s Handbook do D&D Beyond feito por Mike Bernier.

O Guerreiro usa seu malho para derrubar seu oponente, o Ladino dança com sua rapieira para encontrar o ponto fraco de seu inimigo, e o Bárbaro empunha um Machado Grande através de dois inimigos com um único golpe. Cada personagem em D&D tem um estilo único que eles trazem para o combate, e isso se reflete na nova recurso de Maestria em Arma no Livro do Jogador de 2024!

Proponho explorarmos essas novas maneiras de utilizar suas armas na próxima reformulação do livro de regras!

O que é Maestria em Arma?

Imagem do Vídeo Explicativo sobre Maestria em Armas

Maestria em Arma é uma característica de classe compartilhada entre algumas classes marciais que reflete sua especialização com certos tipos de armas.

Cada arma na seção Equipamento do Livro do Jogador de 2024 lista uma propriedade de maestria além das propriedades regulares da arma. Se a arma atender aos requisitos da característica de Maestria em Arma da sua classe, você pode estudar sua propriedade de maestria e usá-la em combate.

Estudar uma propriedade de maestria não é permanente. Se você encontrar uma nova Espada Longa +1 brilhante e quiser usar suas propriedades de maestria, não se preocupe! Durante um Descanso Longo, você pode praticar exercícios com armas e trocar uma de suas opções de armas no final do descanso.

A característica Maestria em Arma varia de acordo com a classe do personagem. Ladinos, guardiões e paladinos têm acesso a duas propriedades de maestria simultaneamente. Já bárbaros começam com duas e guerreiros com três, podendo adquirir mais propriedades de maestria conforme avançam de nível. Essas informações são detalhadas na tabela de Características de cada classe.

ARTIST: CRAIG J SPEARING

No nível 1, Bárbaros, Guerreiros, Paladinos, Guardiões e Ladinos têm acesso às propriedades de maestria de certos tipos de armas, conforme listado abaixo:

  • Bárbaro: Armas Corpo a Corpo Simples e Marciais
  • Guardião: Com base nas proficiências em armas (Armas Simples e Marciais)
  • Guerreiro: Armas Simples e Marciais
  • Ladino: Com base nas proficiências em armas (Armas Simples e Marciais com a propriedade Acuidade ou Leve )
  • Paladino: Com base nas proficiências em armas (Armas Simples e Marciais)

Dominando a Maestria em Arma

Algumas subclasses permitem que você acesse mais propriedades de maestria. Por exemplo, o Ladino Adaga Espiritual pode usar a propriedade de maestria com armas Afligir junto com suas Lâminas Psíquicas e isso não conta para seu limite de Maestria em Armas aprendido.

Como Usar Propriedades de Maestria em Arma

Se você está empunhando uma arma e estudou sua propriedade de maestria, você poderá usar essa propriedade de maestria a cada turno quando fizer um ataque com a arma.

Diferentes propriedades de maestria têm diferentes gatilhos. Por exemplo, Trespassar exige que você acerte uma criatura com uma jogada de ataque corpo a corpo, enquanto Garantido é acionado quando você erra uma criatura com uma jogada de ataque.

Ao contrário de algumas habilidades, não há limite para quantas vezes as propriedades de maestria podem ser usadas por Descanso Curto ou Longo, então se divirta!

Visão Geral das propriedades de maestria

ARTISTA: AURORE FOLNY

Abaixo, abordaremos cada uma das oito propriedades de maestria incluídas no Livro do Jogador de 2024. Vamos até dar algumas dicas para ajudar você a debater ideias para seus novos personagens!

Afligir

Exemplo de Arma: Espada Curta

Ter uma arma com a propriedade Afligir é como se sentir um espadachim superior dançando em volta do oponente, golpeando nas franquezas até que a batalha seja vencida.

Quando você atinge uma criatura e causa dano, esta propriedade de maestria lhe dá Vantagem em sua próxima jogada de ataque antes do final do seu próximo turno. Esta é uma excelente maneira para Ladinos garantirem um Ataque Furtivo no seu próximo turno.

Ágil

Arma de Exemplo: Adaga

Para explicar a propriedade Ágil, devemos mencionar brevemente que a possibilidade de atacar duas vezes com armas Leves com combater com duas armas foi sutilmente alterada no Livro do Jogador de 2024. Em vez de serem abordadas por Ataques Corpo a Corpo, as regras para armas Leves com combater com duas armas agora são cobertas pela propriedade Leve.

Ela ainda funciona da mesma forma: quando você realiza um ataque com uma arma que tem a propriedade Leve, pode usar uma Ação Bônus para realizar um ataque com uma arma Leve diferente que esteja empunhando.

A propriedade de maestria Ágil permite que você realize o ataque adicional que recebe ao empunhar duas armas Leves como parte da ação inicial Atacar.

Tenha em mente que isso não significa que você pode realizar um terceiro ataque como uma Ação Bônus, pois a propriedade Leve especifica que você só recebe um ataque extra. Mas, embora possa não causar dano, deixa sua Ação Bônus livre para você usar habilidades de classe/espécie, como a Ação Ardilosa do Ladino, enquanto ainda tem um ataque adicional.

Derrubar

Exemplo de Arma: Malho

Esta propriedade de maestria é para todos os personagens que adoram desferir vários ataques corpo a corpo contra seus inimigos.

Quando você atinge uma criatura, você pode forçá-la a realizar uma salvaguarda de Constituição ou fica Caída. A CD para esta salvaguarda é 8 mais o modificador de atributo usado para fazer o ataque mais seu Bônus de Proficiência.

Então, um Guerreiro de 5º nível com um Malho poderia deixar seu oponente com caído seu primeiro ataque, depois usar seu segundo ataque e Surto de Ação para fazer vários ataques com Vantagem.

Apenas lembre-se de que atacar inimigos caídos a mais de 1,5 metro realmente dá ao atacante Desvantagem no rolagem de ataque. Portanto, use essa habilidade apenas se você ou outro membro do grupo voltado para o combate corpo a corpo puder aproveitar a vantagem.

Drenar

Exemplo de Arma: Maça

Se seu trabalho for distrair os inimigos por tempo suficiente para permitir que seus amigos conjuradores lidem com eles, Drenar é uma escolha excelente.

Quando você atingir um inimigo com um ataque, esta propriedade de maestria impõe Desvantagem na próxima jogada de ataque do seu alvo antes do início do seu próximo turno.

Portanto, para personagens absurdamente resistentes, seus inimigos estarão tão focados em tentar te eliminar que nem perceberão o Bola de Fogo chegando.

Empurrar

Arma de Exemplo: Clava Grande

Às vezes, empurrar um inimigo de um penhasco ou de um poço de lava é tudo o que você precisa para vencer um confronto difícil! A propriedade de maestria Empurrar permite que você empurre uma criatura atingida a 3 metros de distância de você, sem ele se defender.

Não apenas é ótimo quando combinado com perigos do ambiente, mas também é excelente para escapar de ataques de oportunidade. Se você ou um membro do grupo menos resistente estiver sendo incomodado por um inimigo, você pode empurrá-lo 3 metros para longe, o que pode permitir criar o espaço necessário para escapar ileso.

Lembre-se de que você só pode empurrar inimigos Grandes ou menores, então não fique travado ao lado de um Dragão Negro Adulto.

Garantido

Exemplo de Arma: Espada Grande

Garantido é uma excelente maneira de aumentar a consistência do dano de suas armas.

Se você errar uma criatura com sua arma, causará dano igual ao modificador de atributo que usou para fazer a jogada. Isso combina bem com habilidades que permitem que você faça muitos ataques, como as características Ataque Extra do Guerreiro ou os talentos Mestre em Armas de Haste, ou Sentinela.

Isso só mostra que, quando uma arma é grande o suficiente, você realmente não precisa mirar para onde está a brandindo.

Lentidão

Exemplo de Arma: Besta Leve

Essa propriedade de maestria é excelente para personagens que gostam de se movimentar pelo campo de batalha. Quando você atinge uma criatura e causa dano, pode reduzir seu Deslocamento em 3 metros até o início do seu próximo turno.

Print do Vídeo sobre Maestria em Armas

Isso combina perfeitamente com a Besta Leve, permitindo que você realize disparos, cause dano aos seus oponentes e depois se mova para fora do alcance do deslocamento reduzido deles. Repita esse processo até que eles pareçam um verdadeiro almofadão de alfinetes.

É importante observar que o Deslocamento de uma criatura não pode ser reduzido em mais de 3 metros com essa propriedade, então não espere ficar parado, acertar seu inimigo três vezes e não ser alcançado.

Trespassar

Exemplo de Arma: Machado Grande

Se você estiver entrando no meio da batalha, considere pegar uma arma com a propriedade Trespassar.

Essas armas pesadas podem cortar os oponentes. Se você atingir uma criatura com um ataque de arma de combate corpo a corpo, poderá realizar um segundo ataque contra uma criatura em um raio de 1,5 metro que também esteja ao seu alcance. Quando você atingir o segundo ataque, você pode rolar o dano da sua arma, mas não adiciona seu modificador de atributo, a menos que seja negativo.

Isso é excelente em combinação com a Alabarda, que tem Alcance e Trespassar, permitindo que você faça Trespasse os inimigos com um alcance maior.

Grupo no WhatsApp para Falar de RPG

Gostou do artigo? Quer conversar mais? No nosso grupo você conversa sobre dicas, dúvidas, novidades, notícias e muito mais, venha conhecer:
Publicado em:D&D

Post relacionado

3 Comentários

  1. Pingback:​D&D Beyond: Guia para a nova Maestria em Arma do D&D 5.5e - RPG - Mestre Charles Corrêa

  2. Pingback:D&D 5.5e: Principais Diferenças Entre o Velho e o Novo Guerreiro

  3. Pingback:D&D 5.5e: Principais Diferenças Entre o Velho e o Novo Bárbaro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *