Menu fechado

Bruxo no D&D 5.5e: Principais Diferenças Entre o Velho

Importante: a tradução a seguir utilizou o glossário oficial de D&D 5e traduzido pela Galápagos Jogos ou pelo time de tradução da Wizards of the Coast Brasil. Novos termos que não há tradução oficial, seguiram as regras de tradução, localização e Manual de Estilo oferecidas pela GF9 para os times de tradução.

Para mais informações sobre o D&D 5.5e ou 2024, veja nosso artigo principal:

One D&D – D&D 5.5e – D&D 2024

Se há uma coisa que um Bruxo sabe, é como fazer uma barganha. Embora os Bruxos tenham recebido algumas mudanças bastante perceptíveis no Livro do Jogador de 2024, os Bruxos deviam ter certeza de que seus patronos faziam parte do comitê de negociação. As poderosas magias de pacto dos Bruxos foram alteradas, permitindo que você acesse certos poderes mais cedo e dê um soco mais evidente quando os conjurar. O Bruxo de 2024 também vem com uma quantidade impressionante e robusta de personalização, tratando suas Invocações Místicas como uma gama ainda maior de opções do que antes.

Abaixo, Riley Silverman aborda no artigo 2024 Warlock vs. 2014 Warlock: What’s New para D&D Beyond as principais mudanças do Bruxo de 2024 que você encontrará no novo Livro do Jogador. Se há uma característica que não foi coberta, como Magia de Pacto, significa que ela permanece inalterada ou teve pequenas alterações.

O que há de Novo para o Bruxo de 2024?

Característica de Classe

Nível

O Que Há de Novo

Invocações Místicas

1

Agora pode selecionar uma invocação no nível 1.

As antigas Dádivas do Pacto agora são Invocações. Pode selecionar uma no nível 1. Você não está mais limitado a apenas uma à medida que sobe de nível.

Você adquire mais invocações e nos níveis anteriores.

Invocações agora melhoram truques além do Raio Místico.

Invocações não custam mais espaços de magia, com uma exceção. (veja abaixo)

Astúcia Mágica

2

Uma vez por Descanso Longo, complete um ritual de 1 minuto para restaurar metade de seus espaços de magia máximos de Magia de Pacto.

Recupera todos os espaços de magia de Magia de Pacto no nível 20.

Subclasses de Bruxo

3

Selecionada no nível 3 agora.

Listas de magias sempre preparadas tiveram ajustes para cada subclasse.

Arquifada: várias características importantes foram substituídas ou atualizadas.

Celestial: Astúcia Mágica pode recuperar o uso da Resiliência Celestial, além de Descanso Curto ou Longo.

Grande Antigo: novas características adicionadas,  alterações nas características anteriores, substituições de outras.

Ínfero: várias atualizações de qualidade de vida e alterações nas características.

Contactar Patrono

9

Novíssima característica de Bruxo.

Uma vez por Descanso Longo, você pode usar a magia Contato Extraplanar para se comunicar com seu patrono.

É automaticamente bem-sucedido na salvaguarda para a magia.

Arcana Mística

11

A gora está incorporada à classe a regra opcional anterior do do Caldeirão de Todas as Coisas de Tasha para alterar suas magias de Arcana Mística quando você adquire um nível de Bruxo.

Dádiva Épica

19

Escolha um talento Dádiva Épica ou outro talento à sua escolha.

Visão Geral das Características de Classe do Bruxo 2024

Invocações Místicas — Nível 1

Uma das primeiras mudanças notáveis no Bruxo de 2024 é que você tem acesso à sua primeira Invocação Mística já no nível 1 do Bruxo, em vez do nível 2. No geral, as Invocações Místicas receberam uma grande revisão, com mudanças importantes, incluindo várias atualizações de sustentabilidade. Dêmos uma olhada em algumas das grandes mudanças.

Dádiva do Pacto Agora São Invocações Místicas

No Bruxo de 2014, sua Dádiva do Pacto, como Pacto da Corrente, Pacto da Lâmina ou Pacto do Tomo, era uma característica separada concedida no nível 3. No Bruxo de 2024, a característica Dádiva do Pacto se foi, e esses pactos agora são opções que você pode escolher como parte de suas Invocações Místicas. No Bruxo de 2014, melhorias em sua Dádiva do Pacto eram acessíveis por meio de invocações, como Investimento do Mestre da Corrente e Lâmina Sedenta, Presente dos Protetores. Assim, colocar as Dádivas do Pacto inteiramente nas Invocações Místicas simplifica a estrutura, preservando a mecânica.

Há dois aspectos realmente importantes e benéficos nessa mudança. Primeiro, você não precisa mais escolher entre elas. Todas as três opções anteriores da Dádiva do Pacto podem ser selecionadas à medida que você sobe de nível e adquire acesso a mais invocações. Então, você poderia ter uma arma de pacto via Pacto da Lâmina, um familiar via Pacto da Corrente e um Livro das Sombras do Pacto do Tomo.

Em segundo lugar, enquanto algumas Invocações Místicas têm pré-requisitos de níveis, como Explosão Agonizante, que exige que você seja um Bruxo de nível 2 ou mais, as antigas invocações da Dádiva do Pacto não. Isso significa que você pode escolher entre um familiar do Livro das Sombras ou uma arma de pacto já no nível 1. O Livro do Jogador de 2014 tinha essas características no nível 3, então você está conseguindo 2 níveis mais cedo para o Bruxo de 2024.

Mais Invocações Místicas

Vendo que você recebe uma invocação no nível 1, e a progressão será mais rápida, os Bruxos de 2024 terão acesso a mais invocações do que sua contraparte de 2014, atingindo o máximo de 10 quando atingirem o nível 18.

Tal como acontece com a versão mais antiga do Bruxo, sempre que você obtém um nível de Bruxo, você pode substituir uma invocação por outra, desde que você atinja todos os pré-requisitos.

Algumas Invocações Místicas Podem Pegar Mais de Uma Vez

Invocações Místicas populares para Bruxos como Explosão Agonizante e Explosão Repulsiva continuam aqui, mas com algumas grandes mudanças.

Primeiro, elas não estão mais limitadas a Raio Místico. Em vez disso, você escolhe um de seus truques de Bruxo que causa dano, e agora você pode adicionar seu modificador de Carisma a essa jogada de dano. Então agora você pode aumentar o dano de Dobre a Finados ou Golpe Trovejante com Explosão Agonizante se isso se adequar à sua construção de Bruxo melhor do que Raio Místico. Observe, no entanto, que a Explosão Repulsiva é restrita a truques que causam dano por meio de uma jogada de ataque.

Em seguida, você pode selecionar essas invocações várias vezes ao adicionar novas Invocações Místicas. Portanto, se você está tentando construir um personagem voltado para truques, pode adicionar Explosão Agonizante ou Explosão Repulsiva a vários truques. Mas é claro, você ainda pode usá-lo no Raio Místico, até porque, na boa, se você é um Bruxo, provavelmente vai pegar.

Espaços de Magia? Quem Precisa Disso?

Com exceção de Punição Mística, que causa uma quantidade significativa de dano e dá a um inimigo a condição Caído, nenhuma das Invocações Místicas do Livro do Jogador de 2024 tem a descrição “usando um espaço de magia Bruxo”. Você ainda tem espaços de magia paras suas Magias de Pacto, mas, na maioria, não são consumidos pelas invocações que você recebe de seu patrono. Ou seja, agora suas Invocações Místicas parecem ser um ramo de poder totalmente separado exclusivo da classe Bruxo.

A personalização permitida por meio dessas alterações nas invocações faz com que o Bruxo de 2024 se sinta mais como alguém que se aprofundou nos contratos com seu patrono e selecionou os poderes mais adequados para ele.

Astúcia Mágica — Nível 2

A Magia de Pacto do Bruxo e a progressão do espaço de magia funcionam da mesma maneira para o Bruxo de 2024 e para 2014. Você também pode recuperar espaços de magia gastos no final de um Descanso Curto ou Longo. No entanto, a Astúcia Mágica oferece outra maneira de recuperar seus espaços de magia de Bruxo. Agora, uma vez por Descanso Longo, você pode usar essa característica para gastar 1 minuto em um ritual que restaura metade de seus espaços de magia máximos, arredondados para cima.

A característica Mestre Místico concedida no nível 20 ainda permite que você recupere todos os seus espaços de magia da Magia de Pacto, mas em termos de gosto, agora é considerada uma versão mais poderosa desta característica de nível 2.

Subclasse de Bruxo — Nível 3

No nível 3, seu Bruxo de 2024 adquire uma subclasse. Enquanto os Bruxos obtinha sua subclasse no nível 1, agora o Bruxo está alinhado com todas as utras opções de classe do Livro do Jogador de 2024, o que tornará mais fácil para um grupo de jogadores gerenciar seus níveis e para um Mestre acompanhar o avanço do jogador.

Os Patronos Arquifada, Grande Antigo e Ínfero receberam revisões importantes, atualizações em suas listas de magias sempre preparadas, mudanças de nível de satisfação e ajustes que os deixam mais alinhados com seus próprios gostos.

  • Patrono Arquifada: A subclasse A Arquifada se volta mais para a essência Faéria do seu patrono. O Passo Nebuloso é adicionado à sua lista de magias preparadas, e muitas das características desta subclasse lhe dão usos extras da magia, juntamente com bônus de cura e efeitos de dano nos inimigos quando você usa as magias. Defesas Sedutoras também foi atualizada para, com uma Reação, reduzir o dano que você sofre e inflige dano.
  • Patrono Celestial: Resiliência Celestial agora também concede Pontos de Vida Temporários quando você termina seu ritual de Astúcia Mágica, ou termina um Descanso Curto ou Longo.
  • Patrono Ínfero: A Bênção do Tenebroso agora também lhe concede Pontos de Vida Temporários se outra pessoa reduzir um inimigo a 0 Pontos de Vida a até 3 metros de você. Em vez de uma vez por Descanso Longo, você pode usar A Sorte do Próprio Tenebroso um número de vezes igual ao seu modificador de Carisma e usar Lançar no Inferno novamente gastando um espaço de magia de Magia de Pacto.
  • Patrono O Grande Antigo: O Grande Antigo recebeu as maiores mudanças em qualquer uma das subclasses do Bruxo de 2024 e agora está muito mais focado no horror Lovecraftiano e seus elementos místicos. As características desta subclasse agora estão fortemente centradas em usar os poderes de seu patrono para amaldiçoar seus inimigos com Danação, quebrar suas mentes com dano psíquico e até mesmo desencadear terríveis horrores no campo de batalha.

Contactar Patrono — Nível 9

O Livro do Jogador de 2024 tem uma nova característica para Bruxos que se conecta diretamente ao seu papel quem recebe poder de um patrono. A partir do nível 9, todo Bruxo de 2024 consegue entrar em contato com seu patrono diretamente uma vez por Descanso Longo. Esta característica concede a você a magia Contato Extraplanar como uma magia sempre preparada. Você pode usar a magia uma vez por dia para entrar em contato com seu patrono sem gastar um espaço de magia, e você é automaticamente bem-sucedido na salvaguarda de Inteligência necessária para completar a magia. Então, vá em frente e pergunte ao seu patrono se você pode comer manga com leite antes de dormir. Vai lá, tenta.

Arcana Mística — Nível 11

Arcano Místico funciona e progride da mesma forma que o Bruxo de 2014, com um benefício extra. Sempre que você obter um nível de Bruxo além de 11, você pode substituir uma de suas magias de Arcano Místico por outra do mesmo nível. Esta foi uma escolha que veio da característica opcional Versatilidade Mística no Caldeirão de Todas as Coisas de Tasha, que agora faz parte da classe base do Bruxo.

Dádiva Épica — Nível 19

Dádivas Épicas são um novo tipo de talento introduzido no conjunto de regras revisado, que tem um pré-requisito de nível 19 mais para pega. Um Bruxo de nível 19 tem acesso a uma Dádiva Épica de sua escolha ou outro talento para o qual se qualifica. Existem doze Dádivas Épicas encontradas no Livro do Jogador de 2024.

A seguir está a Dádiva Épica recomendada para um Bruxo de 2024:

  • Dádiva do Destino: Aumente um valor de atributo em 1 para até no máximo de 30. Quando você ou outra criatura a menos de 18 metros de você for bem-sucedido ou mal sucedido em uma jogada de d20, você pode jogar 2d4 e adicionar ou subtrair o resultado deste teste. Você pode utilizar novamente esse talento após completar um Descanso Curto, um Descanso Longo ou jogar a Iniciativa.

Faça um Pacto!

As atualizações dos Bruxos no Livro do Jogador 2024 trazem várias mudanças nos primeiros níveis e permitem que você se estabeleça em uma progressão de nível mais fácil à medida que se desenvolve. As mudanças realmente se inclinam fortemente para o estilo do seu Bruxo e a relação com o patrono. Seu pacto mostra que você é um espadachim astuto, abrindo caminho através de seus inimigos impelidos por seu Carisma? Você quer atravessar o campo de batalha pulando com magia Faéria? Ou você quer usar magia psíquica poderosa para enfraquecer seus inimigos e levá-los a ruína? Com o Bruxo de 2024, a escolha é sua.

Grupo no WhatsApp para Falar de RPG

Gostou do artigo? Quer conversar mais? No nosso grupo você conversa sobre dicas, dúvidas, novidades, notícias e muito mais, venha conhecer:
Publicado em:D&D,Notícias

Post relacionado

2 Comentários

  1. Pingback:​Bruxo no D&D 5.5e: Principais Diferenças Entre o Velho - RPG - Mestre Charles Corrêa

  2. Pingback:Prévia do Livro do Jogador de D&D 5.5e: classes novas, magias, antecedentes e mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *