Menu fechado

D&D 5.5e: Novo Monge dos Elementos Foi Inspirado Na Lenda de Aang

Importante: a tradução a seguir utilizou o glossário oficial de D&D 5e traduzido pela Galápagos Jogos ou pelo time de tradução da Wizards of the Coast Brasil. Novos termos que não há tradução oficial, seguiram as regras de tradução, localização e Manual de Estilo oferecidas pela GF9 para os times de tradução.

Para mais informações sobre o D&D 5.5e ou 2024, veja nosso artigo principal:

One D&D – D&D 5.5e – D&D 2024

O Combatente dos Elementos no Livro do Jogador de 2024 permite que você canalize o poder do ácido, ar, água, elétrico, fogo, terra e trovão para aprimorar seu domínio das artes marciais. Esta subclasse se baseia no legado do Monge do Caminho dos Quatro Elementos do Livro do Jogador de 2014, mas oferece uma abordagem mais simplificada para liberar seu combatente elemental interior.

O Combatente dos Elementos no Livro do Jogador de 2024 permite uma análise da nova subclasse do Monge. Veja o artigo Warrior of the Elements Monk: Bend the Elements to Your Will do Mike Bernier para o D&D Beyond.

Explore o Novo Monge

A classe Monge de 2024 passou por mudanças de destaque no Livro do Jogador de 2024, diferente da maioria das outras classes (veja um artigo completo sobre em Monge no D&D 5.5e: Principais Diferenças Entre o Velho e o Novo).

As características da classe Monge agora utilizam Pontos de Foco (anteriormente chamados de Pontos de Ki) com maior eficiência. Além disso, a recuperação de seus recursos se tornou mais fácil e há novas opções disponíveis que não dependem deste recurso.

Esta reformulação é estendida à nova subclasse Combatente dos Elementos, bem como às outras três subclasses de Monge, Combatente da Mão Aberta, Combatente da Misericórdia e Combatente das Sombras, incluídas no Livro do Jogador de 2024.

Características do Monge Combatente dos Elementos

Manipular Elementos — Nível 3

Esta característica lhe dá acesso a Elementalismo, um novo truque no Livro do Jogador de 2024. Esse é o tipo de canivete suíço do seu monge elemental e permitirá que você canalize água, terra, fogo e ar em efeitos menores. Você pode criar uma brisa, acender velas e conjurar água quando precisar de acesso a um determinado elemento. Bom para criar o clima, mas você pode precisar de um pouco mais de capacidade ofensiva se estiver pensando em incendiar uma fortaleza fortificada feita de pedra.

Sintonia Elemental — Nível 3

Esta característica é o poder central do Monge Combatente dos Elementos. Ele infunde seus Ataques Desarmados com energia elemental, estende seu alcance para 3 metros, permite que você produza dano Ácido, Elétrico, Gélido, Ígneo ou Trovante e fornece o potencial de lançar seus inimigos pelo campo de batalha.

Os monges que querem golpear com suas mãos elementais o mais rápido possível e pelo tempo que puderem, ficarão felizes em saber que essa é uma característica extremamente eficiente. Você pode entrar em Sintonia Elemental por 1 Ponto de Foco no início do seu turno, para não desperdiçar uma Ação Bônus ou Ação, e esse estado dura 10 minutos ou até que você tenha a condição Incapacitado.

Não é Mais um Discípulo

Este é um redesenho completo do Monge do Caminho dos Quatro Elementos anterior no Livro do Jogador de 2014, que foi construído em torno do aprendizado de várias Disciplinas Elementais, a maioria das quais veio na forma de magias.

Essa mudança tinha como objetivo simplificar o Monge elemental e tornar seu gasto de Ponto de Foco mais eficaz. Em vez de ter que gastar um punhado de pontos a cada turno para usar seus poderes elementais, você só precisa ativá-lo uma vez, deixando mais pontos para fazer coisas mais divertidas de Monge.

Combatente Desarmado

Considerando que a Sintonia Elemental funciona apenas com Ataques Desarmados, essa característica significa que seu Monge Combatente dos Elementos terá mais probabilidade de ser um guerreiro sem armas do que um Monge portador de armas.

Desferir socos e chutes imbuídos com elementos será ainda mais divertido para o Monge de 2024, já que seus dados de Artes Marciais foram aprimorados em cada nível. Agora, monges no nível 1 causam 1d6 com cada Ataque Desarmado. Seus dados de Artes Marciais vão até o máximo de 1d12 no nível 17.

Estenda a Mão e Agarre-os

Se você está procurando apimentar as coisas, o novo talento Imobilizador combina excepcionalmente bem com o alcance estendido do Combatente dos Elementos e a habilidade do Monge de 2024 de agarrar usando Destreza. Com o talento Imobilizador, você pode tentar agarrar uma criatura que você acertar como parte da mesma ação de Ataque que você usar para fazer um Ataque Desarmado.

Considerando que estar Agarrado reduz o Deslocamento de uma criatura para 0, você pode facilmente mantê-la fora do alcance e golpeá-la com seus golpes elementais, nos quais você agora terá Vantagem, graças a Imobilizador.

Além de ser uma habilidade mecanicamente poderosa, isso aumenta a fantasia de poder de controlar os elementos contra seus inimigos. Você pode dar sabor aos seus agarrões onde sejam pedaços de gelo temporários que prendem seus inimigos no lugar ou redemoinhos de ar que prendem seus inimigos e os impedem de se mover.

Explosão Elemental — Nível 6

Ao custo de apenas 2 Pontos de Foco e uma ação Mágica, você ficará feliz em ter Explosão Elemental quando precisar usar o lado chamativo e explosivo do combate elemental.

Esta característica permite que você detone uma esfera de explosão de 6 metros de raio de dano Ácido, Elétrico, Gélido, Ígneo ou Trovejante. Alvos na esfera que falharem em suas salvaguardas de Destreza sofrem dano igual a três jogadas de dados de Artes Marciais, que são d8 no nível 6.

Continuidade Elemental

Embora ainda não seja tão poderosa quanto uma Bola de Fogo, esta é apenas o começo de sua carreira explosiva. À medida que seus dados de Artes Marciais aumentam, o dano que você causa com esta habilidade também aumentará, atingindo o máximo de 3d12 no nível 17. Nesse ponto, você terá Pontos de Foco suficientes para lançar mais rajadas elementais do que um arremessador da liga principal.

Expandindo Sua Caixa de Ferramentas

Monges nem sempre têm muito o que fazer quando estão longe de seus inimigos ou têm meios de aproveitar a situação quando seus inimigos estão agrupados. Explosão Elemental resolve esses dois problemas, dando a você uma opção de área de efeito com um alcance de 36 metros, então sinta-se à vontade para ficar na linha de trás e explodir todos se você estiver com poucos Pontos de Vida.

Você também tem a sólida vantagem de poder escolher entre cinco opções de dano diferentes cada vez que usa esta característica, o que pode ajudá-lo a evitar resistências e tirar proveito das fraquezas.

Passo dos Elementos — Nível 11

Isso aprimora sua Sintonia Elemental, fornecendo um deslocamento de Voo e Natação igual ao seu Deslocamento enquanto estiver ativo.

Embora esta característica possa, mecanicamente, dar a você deslocamento de Natação e Voo, ela é muito mais do que isso. Parte da fantasia de poder desta subclasse é permitir que você imagine seu personagem incorporando poderes elementais em tudo o que ele faz. E, claro, isso inclui fazer um deslizamento de gelo ou usar jatos de fogo para se impulsionar pelo campo de batalha.

Além disso, graças ao Movimento Sem Armadura, isso significa que você provavelmente terá um deslocamento de voo e natação de 15 metros quando receber essa característica.

Ótimos Movimentos, Pés-Leves

Ter um alcance de 3 metros com seus Ataques Desarmados mais um Deslocamento de Voo constante tornará quase impossível imobilizá-lo em combate. Além disso, você tem Explosão Elemental que pode usar para atingir seus oponentes do alto.

Se seus inimigos chegarem muito perto, você pode usar Passo do Vento e Correr para escapar. Você  pode até levar junto seus amigos quando chegar no nível 10 — sem a necessidade de um bisão voador.

Ápice Elemental — Nível 17

Esta característica com um nome apropriado é o ápice da Sintonia Elemental. Ela fornece um impulso defensivo, de movimento e ofensivo para seu kit e realmente faz você se sentir um mestre dos elementos.

Primeiro, você adquire resistência a dano Ácido, Elétrico, Gélido, Ígneo ou Trovejante e você pode mudar para qual tipo de dano sua resistência se aplica no início de cada um dos seus turnos.

Em seguida, seu Passo do Vento recebe um bônus, permitindo que você viaje 6 metros adicionais (enquanto voa ou nada, é bom lembrar) e cause dano elemental igual a um dos seus dados de Artes Marciais a qualquer criatura que chegar a 1,5 metro de você.

Por último, quando você atingir com um Ataque Desarmado, você pode causar dano extra igual a um dos seus dados de Artes Marciais uma vez por turno. Visto que sua Sintonia Elemental já causa dano elemental, este dano extra é o mesmo tipo de elemento que você escolheu.

Domine Todos os Elementos!

Se você já quis atacar ferozmente com explosões de fogo, atrapalhar seus inimigos com água, causar dano climático como uma rocha ou dançar ao redor do campo de batalha como uma brisa, o novo Monge Combatente dos Elementos no Livro do Jogador de 2024 é para você. Sua abordagem simplificada, combinada com os buffs da classe Monge base, significa que você nunca ficará sem coisas legais e elementares para fazer. Além disso, você poderá canalizar todos os elementos, não apenas um, mesmo que não tenha olhos brancos brilhantes ou tatuagens azuis!

Grupo no WhatsApp para Falar de RPG

Gostou do artigo? Quer conversar mais? No nosso grupo você conversa sobre dicas, dúvidas, novidades, notícias e muito mais, venha conhecer:
Publicado em:D&D,Notícias

Post relacionado

2 Comentários

  1. Pingback:Monge no D&D 5.5e: Principais Diferenças Entre o Velho e o Novo

  2. Pingback:​D&D 5.5e: Novo Monge dos Elementos Foi Inspirado Na Lenda de Aang - RPG - Mestre Charles Corrêa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *