Menu fechado

Guardião no D&D 5.5e: Principais Diferenças Entre o Velho

Importante: a tradução a seguir utilizou o glossário oficial de D&D 5e traduzido pela Galápagos Jogos ou pelo time de tradução da Wizards of the Coast Brasil. Novos termos que não há tradução oficial, seguiram as regras de tradução, localização e Manual de Estilo oferecidas pela GF9 para os times de tradução.

Para mais informações sobre o D&D 5.5e ou 2024, veja nosso artigo principal:

One D&D – D&D 5.5e – D&D 2024

O Guardião (ou Ranger) do Livro do Jogador de 2024, o D&D 5.5, é nosso amado combatente selvagem, agora com mais magia, maior destreza marcial e novas oportunidades de adquirir Especialista. Eles podem preparar mais magias, conjurar a Marca do Predador gratuitamente várias vezes por dia e receber bônus para sua principal magia em níveis mais altos. Várias outras características, como Errante, Incansável e Véu da Natureza, são semelhantes as do Caldeirão de Todas as Coisas de Tasha.

Leia abaixo as novidades do artigo 2024 Ranger vs. 2014 Ranger: What’s New do Damen Cook para o D&D Beyond. Se há uma característica que não foi coberta, como suas Aumento no Valor de Atributo ou Ataque Extra, significa que ela permanece inalterada ou teve pequenas alterações.

O que há de Novo para o Guardião de 2024?

Característica de Classe

Nível

O Que Há de Novo

Conjuração

1

Transferido do nível 2 para o 1.

Os Guardiões agora podem usar Foco Druídico. (Anteriormente, uma característica opcional do Caldeirão de Todas as Coisas de Tasha.)

Guardiões podem preparar mais magias agora do que conhecia antes. Eles também podem trocar uma magia preparada por dia.

Explorador Natural

1

Removido

Inimigo Favorito

1

Você sempre tem a magia Marca do Predador preparada.

Você pode conjurar a Marca do Predador duas vezes por Descanso Longo sem gastar um espaço de magia. Este número aumenta à medida que você sobe de nível.

Maestria em Armas

1

Você pode usar as propriedades de maestria em armas para duas armas à sua escolha.

Troque-as quando concluir um Descanso Longo.

Explorador Hábil

2

Adquire Especialista em uma perícia e conhece dois idiomas.

O Explorador Hábil do Caldeirão de Todas as Coisas de Tasha foi dividido em 3 características no LdJ de 2024: Explorador Hábil (anteriormente apenas o benefício “Astuto”), Errante e Incansável.

Estilo de Luta

2

Os Estilos de Luta agora são um tipo de talento.

Ainda pode selecionar Combatente Druídico em vez de um Estilo de Luta (inalterado do Caldeirão de Todas as Coisas de Tasha).

Subclasse de Guardião

3

Andarilho Feérico: Quase inalterado. Continua sendo o diplomata interdimensional suave e astuto que você conhece e adora.

Caçador: Os caçadores agora podem identificar os pontos fortes e fracos de qualquer criatura marcada com a Marca do Predador. As características de subclasses posteriores foram simplificadas e agora você pode alternar entre elas ao término de um Descanso Curto ou Longo.

Vigilante das Sombras: Não há mais ataque extra na primeira rodada, mas tem um dano mais consistente ao longo de cada dia. O Emboscador das Sombras teve as circunstâncias do ataque adicional mudadas, mas acrescenta a opção de Amedrontar os inimigos próximos. A Esquiva Sombria também foi atualizada.

Senhor das Feras: Semelhante às mudanças vistas no Caldeirão de Todas as Coisas de Tasha, exceto que a CA e o dano do seu Companheiro Primal agora são proporcionais ao seu modificador de Sabedoria. Treinamento Excepcional e Fúria Bestial receberam pequenos aprimoramentos.

Consciência Primitiva

3

Removida

Errante

6

Adquira 3 metros de Deslocamento, bem como Deslocamento de Escalada e Deslocamento de Natação.

Passo da Terra

8

Removido

Especialista

9

Adquire Especialista em duas perícias adicionais.

Incansável

10

Use uma ação para obter Pontos de Vida Temporários.

Agora você pode reduzir a Exaustão em 1 nível terminando um Descanso Curto.

Sumir de Vista

10

Removido

Predador Incansável

13

Tomar dano não tem mais chance de sua concentração na Marca do Predador.

Véu da Natureza

14

Use uma Ação Bônus para se tornar Invisível até o final do seu próximo turno.

Quase inalterado do Caldeirão de Todas as Coisas de Tasha. Agora está no nível 14 e o número de usos está vinculado ao seu modificador de Sabedoria, em vez do seu Bônus de Proficiência.

Desaparecer

14

Removido

Predador Preciso

17

Obtenha Vantagem nas jogadas de ataque contra a criatura atualmente marcada com a Marca do Predador.

Sentidos Selvagens

18

Simplificado para agora apenas conceder Visão as Cegas a 9 metros.

Dádiva Épica

19

Adquira um talento Dádiva Épica ou outro talento à sua escolha.

Matador de Inimigos Favoritos

20

Marca do Predador agora causa 1d10 de dano adicional em vez de 1d6.

Visão Geral das Características de Classe do Guardião de 2024

Conjuração — Nível 1

O Guardião de 2024 pode preparar mais magias do que o Guardião de 2014 conhecia. Por exemplo, o Guardião de 2014 conhecia 6 magias no nível 9, e o Guardião de 2024 pode preparar 6 magias no nível 5.

Conjuração aparece um pouco diferente no Livro do Jogador de 2024. Todas as classes de conjuração preparam suas magias agora, embora algumas classes ainda mudem suas magias quando sobem de nível, assim como você está acostumado. Classes conjuradoras se distinguem mais entre quem prepara magias e quem as aprende, mas sim com que frequência uma classe pode mudar suas magias preparadas e quantas elas podem mudar de cada vez. Por exemplo, agora o Guardião de 2024 prepara suas magias quando completa um Descanso Longo, assim como o Druida, mas só pode trocar uma magia por dia.

Agora você também pode usar um Foco Druídico, uma característica de classe opcional do Caldeirão de Todas as Coisas de Tasha que fez parte da nova característica Conjuração do Guardião.

O Guardião e a Marca do Predador de 2024

O Livro do Jogador de 2024 fortalece o relacionamento do Guardião com sua principal magia, a Marca do Predador. Várias das características de classe base do Guardião de 2024 — Predador Incansável, Predador Preciso e Matador de Inimigos Favoritos — potencializam seu Guardião enquanto a Marca do Predador está ativa. Além disso, a magia agora causa dano Energético em caso de acerto.

Explorador Natural — Nível 1

Explorador Natural não é mais uma característica do Guardião de 2024. Em vez disso, se você quiser ser um guia experiente na floresta, o Guardião agora adquire acesso a magias que podem ajudar nas viagens (como Alarme, Bom Fruto e Falar com Animais) no nível 1 e você pode selecionar Especialista em Sobrevivência com Explorador Hábil no nível 2.

Inimigo Favorito — Nível 1

Inimigo Favorito teve algumas mudanças significativas. Esta característica não se concentra mais em rastrear e descobrir informações sobre certos tipos de criaturas, ou aprender seu idioma (embora você possa aprender dois novos idiomas com a característica Explorador Hábil abaixo). Em vez disso, agora você pode conjurar Marca do Predador duas vezes por Descanso Longo sem gastar um espaço de magia, e você sempre a tem preparada. Isso tornará muito mais fácil acompanhar os Bárbaros, Guerreiros e Paladinos na capacidade de dano sem ter que gastar seus preciosos espaços de magia para fazê-lo.

Com a nova característica Conjuração, você já pode preparar mais magias do que antes; com o novo Inimigo Favorito, você também prepara a magia de marca registrada do Guardião de graça. Você receberá mais conjurações gratuitas da Marca do Predador à medida que sobe de nível.

Maestria em Arma — Nível 1

No nível 1, você terá acesso à característica Maestria em Arma, que permite usar a propriedade de maestria de duas armas, que você pode trocar durante um Descanso Longo. As propriedades de maestria tornam o combate como personagem marcial mais emocionante, mais interessante taticamente e — se você as aproveitar como uma oportunidade para ser criativo em suas cenas de batalha — mais cinematográfico.

Vamos dar uma olhada nas propriedades de maestria de duas das armas de Guardião mais comuns, o Arco Longo, a Cimitarra e, só porque faço essas builds, aos Guardiões baseados em Força, o Machado de Batalha:

  • Arco Longo (Lentidão): Use Lentidão para ganhar tempo para seu grupo antes que a segunda onda de inimigos chegue. Mire na perna ou asa com seu Arco Longo e reduza o Deslocamento do alvo em 3 metros. Uma criatura só pode sofrer uma redução de Deslocamento através da maestria Lentidão de cada vez.
  • Cimitarra (Ágil): Ágil permite que você use o ataque extra da propriedade Leve como parte de sua ação de Ataque em vez de sua Ação Bônus. Isso mantém sua Ação Bônus disponível para magias como Golpe Constritor e Marca do Predador, ou para características de subclasse como o Senhor das Feras comandando seu Companheiro Primal.
  • Machado de Batalha (Derrubar): Sou um cara simples — a única coisa que gosto mais do que jogar dados de ataque, é fazer isso com Vantagem. Com Derrubar, você pode forçar os inimigos a realizar uma salvaguarda de Constituição ou fica Caído. Isso também pode ajudar a proteger seus aliados se você derrubar um inimigo em uma perseguição.

Explorador de Hábil — Nível 2

O Explorador Hábil e suas opções do O Caldeirão de Todas as Coisas de Tasha foram divididas em suas próprias características para o Guardião de 2024. Agora, como uma característica de nível 2, o Explorador Hábil do Guardão concede a você Especialização em uma perícia, mais proficiência em dois idiomas. Ouça o estalo de galho mais suave quando estiver de vigia com Especialista em Percepção, ou ajude os trapaceiros do grupo em seu próximo golpe pegando Enganação.

Estilo de Luta — Nível 2

Os Estilos de Luta funcionam praticamente da mesma forma que antes. Eles agora são um tipo de talento, no entanto, quando você tiver acesso à característica Estilo de Luta, você pode escolher um talento com a característica Estilo de Luta como pré-requisito.

A maior mudança aqui é que característica de classe opcional Combatente Druídico do Caldeirão de Todas as Coisas de Tasha agora está disponível para todos os Guardiões. Se o seu Guardião estiver mais voltado para magia, você pode escolher o Combatente Druídico para aprender dois truques de Druida em vez de selecionar um talento Estilo de Luta. (Considere a nova magia Fulgor Celeste!)

Você também não está mais limitado a Arquearia, Combate com Duas Armas , Defensivo e Duelismo. Então, agora seu Guardião pode pegar um Escudo e se concentrar em proteger seus aliados na linha de frente, se quiserem.

Consciência Primitiva — Nível 3

Consciência Primitiva não é mais uma característica do Guardião de 2024. Você ainda pode ter maior consciência do mundo ao seu redor adquirindo Especialização em Percepção no nível 2 com o Explorador Hábil. Você também tem mais magias agora e pode trocá-las com mais frequência, para poder acessar magias como Localizar Animais ou Plantas ou Sentido Feral com mais facilidade.

Subclasse de Guardião — Nível 3

  • Andarilho Feérico: O Andarilho Feérico mudou quase nada do Caldeirão de Todas as Coisas de Tasha. No nível 9, Invocar Feéricos está sempre preparada em vez de Dissipar Magia. Mas Dissipar Magia agora aparece na lista de magias do Guardião, o que significa que qualquer Guardião pode prepará-la.
  • Caçador: O Caçador ficou mais simples, com Presa do Caçador e Táticas Defensivas concedendo duas opções em vez de três. No entanto, você pode alterar essas escolhas sempre que terminar um Descanso Curto ou Longo, tornando-o muito mais adaptável. Minha mudança favorita é o novo Conhecimento do Caçador no nível 3: Você aprende automaticamente as Imunidades, Resistências e Vulnerabilidades das criaturas marcadas pela sua magia Marca do Predador!
  • Senhor das Feras: A característica principal do Senhor das Feras, Companheiro Primal, é muito semelhante ao que você viu no Caldeirão de Todas as Coisas de Tasha. No entanto, a CA deles agora escala com seu modificador de Sabedoria, em vez de seu Bônus de Proficiência. O Treinamento Excepcional pode ser ativado nos turnos em que você usou sua Ação Bônus para comandar seu companheiro (em vez de nos turnos nos quais o companheiro não atacou), e essa característica agora permite que seu Companheiro Primal realize a ação Esquivar como uma Ação Bônus. Por fim, Fúria Bestial compartilha alguns dos benefícios da Marca do Predador com seu Companheiro Primal uma vez por turno.
  • Vigilante das Sombras: O Vigilante das Sombras teve alguns ajustes moderados. Em vez de um ataque extra na primeira rodada que causa dano adicional, o Emboscador das Sombras dos Vigilantes das Sombras agora permite que adicionem dano extra a um acerto algumas vezes por dia. A Torrente do Vigilante no nível 11 também foi ligeiramente ajustada para incrementar essa mudança, aumentando o dano do Emboscador das Sombras e permitindo que você aplique um efeito adicional ao usá-lo: você pode fazer um ataque extra a um inimigo próximo ou Amedrontar seu alvo e criaturas a até 3 metros dele.

Errante — Nível 6

Anteriormente, como uma parte da característica Explorador Hábil no Caldeirão de Todas as Coisas de Tasha, Errante foi fragmentado dentro da característica de classe com uma leve melhora. Agora concede mais 3 metros de movimento em vez de 1,5. Mas exige que você não use armadura Pesada. Além disso, ainda concede deslocamento de Escalada e deslocamento de Natação como antes.

Passo da Terra — Nível 8

Esta não é uma característica do Guardião de 2024. Em vez disso, o Guardião adquire Especialista no nível 9.

Especialista — Nível 9

O Guardião adquire Especialização em duas perícias adicionais! Agora você se Especializar em três perícias e pode acompanhar melhor os Bardos e Ladinos, que têm quatro.

Incansável — Nível 10

Com Incansável, você pode usar uma ação para conceder Pontos de Vida Temporários. Adoro essa característica, porque você recebe vários usos por dia, e os Pontos de Vida Temporários não desaparecem até que você termine um Descanso Longo. Assim que escutar um barulho estranho, estarei desenhando minha Cimitarra e usando o Incansável.

Essa característica é quase idêntica à sua aparição no Caldeirão de Todas as Coisas de Tasha, exceto que agora o número de usos está vinculado ao seu modificador de Sabedoria, não ao seu Bônus de Proficiência (como uma observação, posso dizer que gosto desse ajuste. O poder representa sua conexão com forças primitivas, assim como seu modificador de atributo de conjuração). Assim como no Caldeirão de Todas as Coisas de Tasha, Incansável também permite que você reduza sua Exaustão em um nível quando terminar um Descanso Curto.

Sumir de Vista — Nível 10

Esta não é mais uma característica do Guardião de 2024. Em vez disso, o Guardião adquire Incansável no nível 10.

Predador Incansável — Nível 13

Receber dano não quebra mais sua Concentração na Marca do Predador. Se você quiser se concentrar em causar dano, nada tão trivial quanto uma Bola de Fogo pode detê-lo. Agora você só pode perder a Concentração na Marca do Predador se ficar Incapacitado ou morrer.

Véu da Natureza — Nível 14

Você pode ficar Invisível como uma Ação Bônus! Essa invisibilidade dura até o final do seu próximo turno, concedendo-lhe Vantagem em quaisquer jogadas de ataque que você fizer durante esse tempo.

Essa característica é quase a mesma do Caldeirão de Todas as Coisas de Tasha, mas o número de usos agora é igual ao seu modificador de Sabedoria, em vez do seu Bônus de Proficiência. Assim como com Incansável, eu pessoalmente gosto desse ajuste; ficar Invisível é presumivelmente um ato de magia, e o Guardião usa Sabedoria como atributo de conjuração.

Desaparecer — Nível 14

Desaparecer não é mais uma característica do Guardião de 2024. Em vez disso, a classe adquire o Véu da Natureza mencionado acima no nível 14.

Predador Preciso — Nível 17

Se uma criatura for marcada com a Marca do Predador, você tem Vantagem em ataques contra ela. Neste, você tem seis conjurações livres da magia Marca do Predador, então se você quiser se concentrar em causar dano, o Predador Preciso o ajudará a matar seus inimigos.

Sentidos Selvagens — Nível 18

Agora você tem o Visão as Cegas em um raio de 9 metros. Magos inimigos conjurando magias com uma capa de Invisibilidade não estão mais a salvo de você. Isso não é novo por si só — o Ranger de 2014 também podia perceber criaturas Invisíveis a até 9 metros —, mas a linguagem do Livro do Jogador de 2014 não era tão simplificada ou fácil de entender. Esses tipos de ajustes são projetados para facilitar a vida dos jogadores.

Dádiva Épica — Nível 19

Adquira um talento Dádiva Épica! Dádivas Épicas são talentos que exigem que você tenha pelo menos o nível 19. Você terá doze para escolher. Você pode selecionar qualquer Dádiva Épica que quiser, mas o Livro do Jogador de 2024 recomenda:

  • Dádiva da Viagem Dimensional: Aumente um valor de atributo em 1 (até um máximo de 30) e, imediatamente após realizar a ação Atacar ou Conjurar Magia, você pode se teleportar até 9 metros.

Matador de Inimigos Favoritos — Nível 20

Marca do Predador agora causa 1d10 de dano Energético em caso de acerto em vez de 1d6. Entre o Inimigo Favorito, que lhe dá conjurações gratuitas dessa magia, o Predador Incansável, que impede sua Concentração de ser quebrada, e o Predador Preciso, que lhe dá Vantagem em alvos marcados, o Ranger de nível 20 agora é um mestre de combate.

Domine o Campo de Batalha com Magia Primal

O Livro do Jogador de 2024 torna mais fácil para o seu Guardião se sentir como um guerreiro primal, um guardião dos lugares selvagens e um caçador mortal. Você terá Especialização em mais perícias, mais magias preparadas, novas opções táticas em combate marcial, e Marca de Predador se beneficiará de novos bônus. O Guardião de 2024 é versátil, hábil em exploração, utilidade, combate corpo a corpo e à distância e magia primal.

Grupo no WhatsApp para Falar de RPG

Gostou do artigo? Quer conversar mais? No nosso grupo você conversa sobre dicas, dúvidas, novidades, notícias e muito mais, venha conhecer:
Publicado em:D&D,Notícias

Post relacionado

2 Comentários

  1. Pingback:​Guardião no D&D 5.5e: Principais Diferenças Entre o Velho - RPG - Mestre Charles Corrêa

  2. Pingback:Prévia do Livro do Jogador de D&D 5.5e: classes novas, magias, antecedentes e mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *