Menu fechado

Paladino no D&D 5.5e: Principais Diferenças Entre o Velho

Importante: a tradução a seguir utilizou o glossário oficial de D&D 5e traduzido pela Galápagos Jogos ou pelo time de tradução da Wizards of the Coast Brasil. Novos termos que não há tradução oficial, seguiram as regras de tradução, localização e Manual de Estilo oferecidas pela GF9 para os times de tradução.

Para mais informações sobre o D&D 5.5e ou 2024, veja nosso artigo principal:

One D&D – D&D 5.5e – D&D 2024

O Paladino, sempre um guerreiro fiel do poder divino, retorna ao Livro do Jogador de 2024 com um arsenal novo, mas ainda familiar, à sua disposição. Mãos Consagradas e seu Destruição Divina regressam, mas com um novo visual e palavras refinadas, além de novas características como Montaria Fiel e Maestria em Armas. Ah, e agora você pode golpear com seus punhos!

No artigo 2024 Paladin vs. 2014 Paladin: What’s New, Davyd Barker fala dos destaques do Paladino de 2024 que você encontrará nas páginas do novo Livro do Jogador. Se há uma característica que não foi coberta, como Aura de Proteção, significa que permanece inalterada ou apenas teve pequenos ajustes.

O que há de Novo para o Paladino de 2024?

Característica de Classe

Nível

O Que Há de Novo

Conjuração

1

Agora, Paladinos têm acesso à conjuração a partir do nível 1

O número de magias preparadas é um número fixo listado na tabela Paladino.

Estilo de Luta

1

Os Estilos de Luta agora são talentos, e alguns tiveram pequenos ajustes.

O Combatente Abençoado do Caldeirão de Todas as Coisas de Tasha tornou-se uma opção padrão.

Maestria em Arma

1

Escolha duas armas com as quais você é proficiente. Você aprende o uso de suas propriedades de maestria.

Pode mudar suas armas escolhidas a cada Descanso Longo.

Mãos Consagradas

1

Agora como Ação Bônus.

Não afeta mais doenças, mas pode ser usado em Construtos e Mortos-vivos.

Destruição do Paladino

2

Você sempre tem a magia Destruição Divina preparada.

Pode ser usado com Ataques Desarmados.

Agora requer uma Ação Bônus, que você pode realizar imediatamente após acertar uma criatura com um ataque.

Canalizar Divindade

3

Pode ser usado duas vezes antes do Descanso Curto ou Longo.

A característica Sentido Divino do Paladino agora faz parte do Canalizar Divindade.

Subclasse de Paladino

3

Juramento da Devoção: As características de subclasse duram mais e têm um custo de ação reduzido. Destruição Divina também concede cobertura a você e seus aliados.

Juramento da Glória: Atleta Inigualável tem uma duração mais longa e sua habilidade de aura tem um raio maior.

Juramento da Vingança: Voto de Inimizade não requer mais uma Ação Bônus, tem um alcance maior e pode ser transferido ao matar uma criatura. O Anjo Vingador pode ser recuperado usando um espaço de magia de nível 5.

Juramento dos Anciões: Aura de Resistência agora afeta tipos de dano específicos em vez de apenas dano mágico e Sentinela Imortal agora permite que você recupere Pontos de Vida. Campeão Ancestral também pode ser recuperado usando um espaço de magia de nível 5.

Montaria Fiel

5

Sempre tenha Convocar Montaria preparada, que você pode conjurar uma vez por Descanso Longo sem usar um espaço de magia.

Repudiar Inimigos

9

Use Canalizar Divindade para potencialmente fazer com que um número de criaturas igual ao seu modificador de Carisma fique Amedrontado por você.

Enquanto Amedrontados dessa maneira, eles só podem usar ações limitadas.

Aura de Coragem

10

Se um aliado com a condição Amedrontado entrar em sua aura, a condição não tem mais efeito.

Golpes Radiantes (anteriormente Destruição Divina Aprimorada)

11

Agora funciona com Ataques Desarmados.

Toque Restaurador

14

Gaste 5 Pontos de Vida da sua reserva do Mãos Consagradas para remover as condições selecionadas.

Pode remover várias condições gastando mais pontos.

Dádiva Épica

19

Escolha um talento Dádiva Épica ou outro talento à sua escolha.

Visão Geral das Características de Classe do Paladino 2024

Conjuração — Nível 1

Uma grande mudança em relação ao Paladino de 2014 é que a conjuração agora está acessível a partir do nível 1, com o número de magias que você pode preparar, agora um número fixo listado na tabela do Paladino. Isso abre muito mais opções para Paladinos de nível 1, considerando especialmente as novas e melhoradas magias de destruição.

Maestria em Arma — Nível 1

Seu primeiro nível de Paladino fica ainda mais emocionante com a adição da característica Maestria em Arma, que concede acesso a um conjunto de regras especiais para as armas que você usa. Você pode selecionar duas armas com as quais é proficiente e desbloquear suas propriedades de maestria, e cada Descanso Longo você pode optar por alterar qual das duas armas essa característica se aplica.

Para destacar esta nova opção para Paladinos, vamos dar uma olhada nas propriedades de maestria de uma arma de clássica de Paladino, a Espada Longa:

  • Espada Longa (Drenar): Qualquer personagem que empunhar uma Espada Longa, poderá usar a característica Drenar como sua Maestria em Armas. Quando você atinge com sucesso uma criatura com um ataque usando uma arma com o traço Drenar, seu próximo ataque realizado antes do início do seu próximo turno tem Desvantagem.

Mãos Consagradas — Nível 1

Antes custando uma ação, Mãos Consagradas do Paladino agora requer apenas uma Ação Bônus, garantindo à classe mais versatilidade com opções em seu turno. Esse é uma questão que você verá em toda a classe, pois muitas características foram alteradas de uma ação para uma Ação Bônus.

Além disso, embora Mãos Consagradas não remova mais doenças, ele pode curar a condição Envenenado e agora pode ser usado em Construtos e Mortos-vivos.

Destruição do Paladino — Nível 2

Anteriormente uma característica dedicada no Paladino de 2014 e anteriormente conhecida como Destruição Divina, a característica de Destruição de Paladino de nível 2 no Paladino de 2024 funciona um pouco diferente. Em vez de conceder a você uma característica de Destruição diretamente, ela lhe dá a magia Destruição Divina como uma magia preparada permanentemente.

Essa nova magia funciona de forma muito parecida com a característica de classe Destruição Divina de 2014, com algumas diferenças importantes. Primeiro, ela agora pode ser usada em ataques desarmados, o que é um alívio para os paladinos que querem dar um soco divino na cara dos monstros. Em segundo lugar, ela é usada como uma ação bônus, mas essa ação bônus deve ser realizada imediatamente após atingir uma criatura com uma jogada de ataque, indo em linha com a mecânica da Destruição Divina original.

Estilo de Luta — Nível 2

Os Estilos de Luta foram ajustados agora para serem um subtipo especial de talento que qualquer classe pode escolher se tiver a característica de classe Estilo de Luta. Os paladinos podem escolher um desses talentos ou, alternativamente, podem escolher a opção Combatente Abençoado, que lhes concede dois truques de Clérigo.

Subclasse de Paladino – Nível 3

Das quatro novas subclasses do Paladino, três foram do Livro do Jogador de 2014 que retornam de uma forma nova e aprimorada, com uma quarta opção que vocês já conhecem do Mythic Odysseys of Theros ou Caldeirão de Todas as Coisas de Tasha: o Juramento da Glória.

  • Juramento da Devoção: Paladinos que fazem o Juramento da Devoção irão ver suas características durando mais tempo, pois Arma Sagrada e Resplendor Sagrado agora duram 10 minutos em vez de 1 minuto. Além de sua duração mais longa, Resplendor Sagrado também pode ser usado novamente gastando um espaço de magia de nível 5, em vez de ser apenas uma vez por Descanso Longo. Eles também têm uma nova característica que substitui a Pureza de Espírito na forma de Destruição Protetora, que concede cobertura a você e seus aliados dentro da sua aura quando você conjura Destruição Divina. Finalmente, Paladinos do Juramento da Devoção recebem magias ajustadas: Escudo da Fé e Ajuda, substituindo Santuário e Restauração Menor, respectivamente.
  • Juramento da Glória: O Juramento da Glória teve sua característica Aura da Vivacidade melhorada. Anteriormente, tinha um raio de 1,5 metro, agora usa sua Aura de Proteção para determinar será afetado. O uso da Aura de Proteção será recorrente no Paladino de 2024 e suas subclasses, significando uma melhor sinergia entre suas características de classe. Os Paladinos do Juramento da Glória também poderão desfrutar de 1 hora de duração no Atleta Inigualável e acesso a um nova Magia de Juramento chamada Presença Régia de Yolande.
  • Juramento da Vingança: Continuando a tendência, o Juramento da Vingança recebe uma ajuda na economia de ação com o Voto de Inimizade que não requer mais uma ação e, em vez disso, pode ser aplicado quando você ataca. Ele também tem um alcance aumentado e pode ser transferido quando o alvo atual do seu voto cai a 0 Pontos de Vida. Anjo Vingador e Vingador Implacável também foram atualizados, com o primeiro reduzindo o Deslocamento do alvo para 0 e o último podendo ser atualizado com um espaço de magia de 5º nível.
  • Juramento dos Anciões: Uma das maiores atualizações do Juramento dos Anciões é no Sentinela Imortal. Onde o Paladino desse juramento simplesmente caia para 1 Ponto de Vida em vez de 0, a versão 2024 recupera instantaneamente um número de Pontos de Vida igual a três vezes o seu nível de Paladino. A Ira da Natureza também afeta cada criatura à sua escolha a até 4,5 metros, e seus alvos devem realizar uma salvaguarda de Força em vez de escolher entre fazer uma salvaguarda de Força ou Destreza. Campeão Ancestral também recebeu um pouco de carinho e agora exige uma Ação Bônus em vez de uma ação, e pode ser recuperado com um espaço de magia de nível 5.

Montaria Fiel — Nível 5

Paladinos agora sempre têm uma montaria fiel à mão com a magia Convocar Montaria sempre preparada a partir do nível 5 em diante. Esta característica também concede uma única conjuração gratuita da magia uma vez por dia para que você possa invocar sua Montaria de Outro Mundo. Isso mesmo, sua montaria também teve um upgrade, com um novo bloco de estatísticas sob medida para a magia Convocar Montaria de 2024. A Montaria de Outro Mundo é muito mais adequada para o combate e pode até recuperar Pontos de Vida sempre que você receber cura mágica.

Repudiar Inimigos — Nível 9

Esta nova característica de Paladino permite que você gaste seu Canalizar Divindade para atingir um número de criaturas igual ao seu modificador de Carisma e forçá-los a realizar uma salvaguarda de Sabedoria. Se falhar, uma criatura fica Amedrontada por você e, embora Amedrontada desse modo, fica limitada a apenas se mover, realizar uma ação ou uma Ação Bônus no turno dela. É uma forma muito poderosa de controlar o campo de batalha, portanto, se a sua ideia de Paladino inclui um aspecto de controle, a versão de 2024 tem tudo o que você precisa.

Toque Restaurador — Nível 14

Outra nova característica para o Paladino de 2024, Toque Restaurador, oferece um uso alternativo para seus pontos Mãos Consagradas. Agora você pode escolher remover uma condição de uma lista de opções e pode até fazer isso para várias condições se gastar Pontos de Vida suficientes.

Dádiva Épica — Nível 19

Anteriormente, uma recompensa especial encontrada no Livro do Mestre de 2014, Dádivas Épicas agora chegam no Livro do Jogador de 2024 como um novo tipo de talento com o pré-requisito de ser nível 19+. Embora os Paladinos possam receber qualquer Dádiva Épica, a escolha recomendada é a Dádiva da Visão Verdadeira, que veremos aqui:

  • Dádiva da Visão Verdadeira, Talento de Dádiva Épica (Pré-requisito: Nível 19): Aumente um de seus valores de atributo em 1 até um máximo de 30 e você adquire Visão Verdadeira em um raio de 18 metros.

Faça seu Juramento

O Livro do Jogador de 2024 traz um Paladino novo e aprimorado para sua mesa, armado e pronto com uma série de novas características comoventes e mudanças de qualidade de vida. Você pode entrar em batalha montado em sua Montaria de Outro Mundo, repudiando inimigos abundantes enquanto sua Aura de Proteção repele as forças das trevas.

Grupo no WhatsApp para Falar de RPG

Gostou do artigo? Quer conversar mais? No nosso grupo você conversa sobre dicas, dúvidas, novidades, notícias e muito mais, venha conhecer:
Publicado em:D&D

Post relacionado

2 Comentários

  1. Pingback:​Paladino no D&D 5.5e: Principais Diferenças Entre o Velho - RPG - Mestre Charles Corrêa

  2. Pingback:Prévia do Livro do Jogador de D&D 5.5e: classes novas, magias, antecedentes e mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *