Menu fechado

D&D 5.5e — Novo Feiticeiro da Magia Selvagem: Maior Controle Sobre o Caos

Importante: a tradução a seguir utilizou o glossário oficial de D&D 5e traduzido pela Galápagos Jogos ou pelo time de tradução da Wizards of the Coast Brasil. Novos termos que não há tradução oficial, seguiram as regras de tradução, localização e Manual de Estilo oferecidas pela GF9 para os times de tradução.

Para mais informações sobre o D&D 5.5e ou 2024, veja nosso artigo principal:

One D&D – D&D 5.5e – D&D 2024

A Magia Selvagem está intimamente ligada à natureza caótica do arcanismo, oferecendo a oportunidade de trocar o risco dos imprevisíveis dos Surtos de Magia Selvagem por um poder maior para moldar o destino a seu favor. No Livro do Jogador de 2024, as características do Feiticeiro da Magia Selvagem foram aprimoradas para se tornarem mais acessíveis e fáceis de usar, e os próprios Surtos de Magia Selvagem podem ser ativados com mais facilidade. Além disso, há uma nova característica de alto nível chamada Surto Controlado, que oferece um controle limitado, mas poderoso, sobre essas explosões de energia mágica.

Existe uma alegria pura e indomada que só pode surgir do caos mais simples — como a satisfação que você vê no olhar do seu gato quando ele derruba algo da sua mesa. É dessa mesma essência que Damen Cook explora no artigo para D&D Beyond First Look: The 2024 Wild Magic Sorcerer as novidades para o Feiticeiro da Magia Selvagem no Livro do Jogador de 2024!

Feiticeiro da Magia Selvagem: Caos é Poder

A classe Feiticeiro abraça o lado mais excêntrico da magia, com suas reviravoltas e surpresas. Se você está pronto para mergulhar ainda mais fundo nesse aspecto e adicionar um toque de “quem sabe de onde veio e quem sabe o que fará” à sua feitiçaria, então a Magia Selvagem está chamando por você!

O Feiticeiro da Magia Selvagem é perfeito para jogadores que apreciam a imprevisibilidade e a aleatoriedade dos eventos. Há algo irresistível na ideia de ter a magia certa para cada situação, mas sem saber se você vai em uma Levitação no ar ou transformando o ambiente ao seu redor. Imagine usar uma magia de Encantamento sutilmente em uma situação social, achando que está sendo extremamente astuto, mas acabando parecendo um palhaço! Embora essas explosões de magia possam ocorrer em momentos inoportunos, elas também podem ser surpreendentemente úteis, permitindo que você se teletransporte, recupere Pontos de Vida ou até mesmo conjure magias defensivas como Reflexos!

A Magia Selvagem também pode ser usada para mudar o destino a seu favor, com características como Marés do Caos, Distorcer a Sorte e a nova Surto Controlado. No Livro do Jogador de 2024, Distorcer a Sorte está mais fácil de usar, Marés do Caos se tornou mais recompensadora, e Surto Controlado garante que você possa aproveitar as partes mais interessantes da tabela de Surto de Magia Selvagem atualizada!

Origens Selvagens

O Feiticeiro da Magia Selvagem é um conjurador caótico e imprevisível, imbuído com o poder bruto e incontrolável do cosmos. Enquanto os Magos estudam, os Bruxos fazem pactos e os Bardos transformam arte em magia, e você… o que exatamente você estava fazendo? A Magia Selvagem pode vir de qualquer lugar: você bebeu da água de um riacho Feérico? Visitou o Limbo em seus sonhos e acordou com o caos em seu sangue?

Então, que tipo de Feiticeiro da Magia Selvagem você é? O “acaso vai, te proteger, enquanto você andar distraído”? Ou você será o mestre do seu próprio destino?

Subclasses no Nível 3

No Livro do Jogador de 2024, todas as classes agora obtêm suas subclasses no nível 3. Mas não se preocupe! Mesmo que seu Feiticeiro da Magia Selvagem não possa mais jogar os dados na tabela de Surto de Magia Selvagem no nível 1, ele ganha novas habilidades e vantagens em níveis anteriores.

Como parte dessas mudanças, todas as classes cujas características de subclasse foram movidas para o nível 3 recebem novas habilidades em níveis mais baixos. Assim, em vez de jogar na tabela de Surto de Magia Selvagem no nível 1, seu Feiticeiro terá acesso à característica Magia Inata já desde o início da jornada.

Antes de começar a jogar, converse com seu Mestre para definir se seu Feiticeiro já conhece a origem de sua magia ou se ele está em uma jornada para descobrir mais sobre seus poderes nas aventuras que estão por vir.

Características do Feiticeiro da Magia Selvagem

Marés do Caos — Nível 3

Marés do Caos permite que você obtenha vantagem em um teste de d20 à sua escolha. Agora, essa característica depende menos da memória e discrição do Mestre. No Livro do Jogador de 2024, conjurar uma magia após usar Marés do Caos automaticamente desencadeia um Surto de Magia Selvagem e recarrega o uso dessa habilidade.

Anteriormente, era o Mestre quem decidia se a conjuração de uma magia desencadearia o surto. Como alguém que já jogou tanto como Mestre quanto como Feiticeiro da Magia Selvagem, o autor do texto original se sente grato por essa mudança. A estrutura antiga dependia de um detalhe que o jogador provavelmente se lembraria: “O Feiticeiro já usou Marés do Caos recentemente?” — Tornava a tarefa do Mestre lembrar disso toda vez que o Feiticeiro conjurava uma magia. E o Mestre já tem muito o que fazer! A nova organização torna a aplicação da habilidade muito mais fácil e eficiente.

Surto de Magia Selvagem — Nível 3

A característica Surto de Magia Selvagem, que é a marca registrada desta subclasse, permanece quase idêntica à do Livro do Jogador de 2014, mas com dois ajustes notáveis:

  • No Livro do Jogador de 2014, o DM decidia se você jogava 1d20 para verificar se um surto de magia selvagem era desencadeado. Já no Livro do Jogador de 2024, agora você (o jogador) é quem joga 1d20 após conjurar uma magia de Feiticeiro usando um espaço de magia.
  • Além disso, ao jogar 1d20 para determinar se você deve jogar na tabela de Surto de Magia Selvagem, um 20 agora desencadeia um surto, enquanto anteriormente isso ocorria com um 1. Essa mudança não altera suas chances ao jogar na tabela, mas redefine a relação entre a tabela e a magia selvagem.

Tabela Surto de Magia Selvagem Reorganizada

A nova tabela de Surto de Magia Selvagem foi simplificada, tornando-a mais olhar sem sacrificar a variedade de efeitos.

À primeira vista, a tabela parece ter sido reduzida pela metade em comparação com a anterior. No entanto, uma análise mais detalhada revela que muitos dos surtos da tabela antiga foram condensadas em menos entradas na nova versão, o que faz com que o resultado do dado determine um efeito mais específico. Embora a nova tabela ocupe menos espaço na página, ela mantém praticamente o mesmo número de efeitos possíveis que a antiga (49 contra 50).

Por que fazer essas mudanças? Bem, na tabela anterior, havia 18% de chance de a magia selvagem fazer você conjurar uma magia, 6% de chance de criaturas serem invocadas ali mesmo e 12% de chance de um efeito inofensivo, como ter a pele azul ou ser seguido por borboletas ilusórias. A nova tabela foi redesenhada para equilibrar essas chances de forma mais justa. Agora, as entradas são mais específicas e equilibradas, oferecendo uma chance igual para cada característica única do Surto de Magia Selvagem. Por exemplo, há entradas individuais para “conjurar uma magia” e para “efeito visível engraçado”, o que garante que todas as possibilidades tenham a mesma probabilidade de ocorrer.

Distorcer a Sorte — Nível 6

Sempre que alguém que você possa ver fizer uma jogada de d20 para um Teste de d20, você pode usar sua Reação para gastar 1 Ponto de Feitiçaria e rolar 1d4, adicionando ou subtraindo o resultado da jogada. Anteriormente, essa habilidade custava 2 Pontos de Feitiçaria.

Agora, você pode usar seu poder nato para manipular a sorte e o destino — e isso custa metade do preço!

Caos Controlado — Nível 14

A habilidade Caos Controlado permanece inalterada desde o Livro do Jogador de 2014. Com ela, quando você jogar um Surto de Magia Selvagem, você pode jogar duas vezes e escolher o resultado que preferir.

E então, qual será o seu destino? Transformado em uma planta em vaso ou Polimorfado em uma cabra?

Surto Controlado — Nível 18

Surto Controlado é uma característica totalmente nova que substitui o Bombardeio de Magia do Livro do Jogador de 2014. Com Surto Controlado, você pode ativar um efeito de Surto de Magia Selvagem à sua escolha uma vez por dia. Quando optar por um efeito que exija uma jogada de dado (por exemplo, para determinar o tipo de criatura invocada ou a magia que será conjurada), você deve realizar a jogada normalmente. Isso significa que, se você quiser uma Bola de Fogo gratuita, pode acabar conjurando Graxa  ou Levitação no lugar. Gosto disso porque preserva algum grau de caos, mesmo em níveis mais altos.

Se você estiver com pouca saúde e cercado por inimigos, você pode ativar um Surto de Magia Selvagem ao conjurar Égide, e o efeito do surto causará dano aos inimigos próximos e curará você com a mesma quantidade de dano que eles sofreram. Se precisar escapar de uma emboscada, você pode escolher o efeito que concede a você e a três aliados a condição Invisível, ou o efeito que permite um teleporte instantâneo a até 18 metros de distância.

Amigo do Destino

O Feiticeiro da Magia Selvagem do Livro do Jogador de 2024 traz uma versão mais elegante da tabela de Surto de Magia Selvagem, uma característica Distorcer a Sorte mais acessível e um controle adicional sobre os poderes do caos. Ajustes como a opção de decidir quando arriscar um Surto de Magia Selvagem e a reorganização da tabela tornaram a subclasse mais fácil de jogar para Mestres e jogadores.

Não importa como você se conectou à magia selvagem — se foi por pisar no Círculo Mágico errado ou por um acordo com a arquifada certa — agora o poder sobre o destino faz parte de você. Quando o momento decisivo chegar, com o Lich quase derrotado e o futuro do mundo em jogo, será que as forças imprevisíveis do cosmo lhe concederão uma ação adicional… ou lhe farão de palhaço?

Grupo no WhatsApp para Falar de RPG

Gostou do artigo? Quer conversar mais? No nosso grupo você conversa sobre dicas, dúvidas, novidades, notícias e muito mais, venha conhecer:
Publicado em:D&D

Post relacionado

2 Comentários

  1. Pingback:Prévia do Livro do Jogador de D&D 5.5e: classes novas, magias, antecedentes e mais

  2. Pingback:​D&D 5.5e — Novo Feiticeiro da Magia Selvagem: Maior Controle Sobre o Caos - RPG - Mestre Charles Corrêa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *