Um artigo recente de J.R. Zambrano no site BoLS, baseado em uma entrevista com Jeremy Crawford, designer principal de regras de D&D, revelou uma fraqueza no design do Guardião na nova versão 5.5E de Dungeons & Dragons.
Na versão 5.5E de D&D, os Guardiões recebem aprimoramentos, mas continuam a carregar um pesado fardo: a magia Marca do Predador. Jogar como Guardião significa lidar com a mecânica de Concentração, que permite manter a concentração em apenas uma magia por vez. Se o personagem sofrer dano enquanto está concentrado, há o risco de perder a magia.
Jeremy Crawford, em entrevista ao Screen Rant, discutiu algumas medidas que a equipe de D&D tomou para abordar essa questão, removendo principalmente a necessidade de Concentração de algumas magias do Guardião.
“Os jogadores vão perceber que, enquanto certas coisas como Marca do Predador que requeriam Concentração em 2014 continuam a exigir em 2024, outras magias que costumavam requerer Concentração já não exigem mais. Fomos particularmente atentos a isso para classes como o Guardião, que têm características principais que requerem Concentração”, explicou Crawford.
A dependência da Marca do Predador é especialmente percebida em subclasses como Senhor das Feras ou Caçador, onde os benefícios da Marca do Predador se expandem tanto para a classe quanto para a subclasse. Por exemplo, a característica de nível 20 que altera o dano da Marca do Predador de 1d6 para 1d10 é considerada decepcionante por muitos jogadores, pois se gasta uma característica de classe de nível 20 para melhorar ligeiramente uma magia de 1º nível, aumentando em apenas 2 pontos de dano, em média.
Apesar das medidas tomadas pela equipe de D&D para mitigar essa questão, ainda existem escolhas de Concentração a serem feitas. “Ainda haverá escolhas de Concentração. Isso faz parte do minijogo de Concentração. E essa escolha é importante. E o Guardião, particularmente em níveis mais altos, talvez tenha magias que estão muito felizes em concentrar, em vez de Marca do Predador, por exemplo”, comentou Crawford.
Assim, os jogadores de Guardião precisam estar preparados para decidir quais magias valem a pena concentrar. É importante saber que sempre terão algumas conjurações gratuitas de Marca do Predador para compensar que a identidade da sua classe está vinculada a uma magia de 1º nível.
Grupo no WhatsApp para Falar de RPG
Gostou do artigo? Quer conversar mais? No nosso grupo você conversa sobre dicas, dúvidas, novidades, notícias e muito mais, venha conhecer:- Grupos de RPG — Conheça todos os Grupos de WhatsApp de RPG.
Veja Também:
Artigos do D&D 2024 já publicados no site:
Geral: Opinião e Análises Livro do Jogador- Prévia: classes novas, magias, antecedentes e mais
- Maestria em Arma
- Novas Fichas
- Mudanças na Fabricação (Craft)
- 10 Mudanças Boas da Versão 2024
- Cinco Mudanças Não Tão Boas na Versão 2024
- Os Diversos Problemas da Nova Edição
- Já Descobriram Combo de Mais de 600 de Dano
- Novo Bárbaro
- Especial: Trilha da Árvore do Mundo
- Novo Bardo
- Especial: Bardo da Escola da Dança
- Novo Bruxo
- Novo Clérigo
- Novo Druida
- Novo Feiticeiro
- Especial: Feiticeiro da Magia Selvagem
- Novo Ladino
- Novo Guardião
- Novo Guerreiro
- Novo Mago
- Novo Monge
- Especial: Monge Combatente dos Elementos
- Novo Paladino
Pingback: D&D 5.5e: Entrevista Destaca Fraqueza do Guardião (Ranger) - RPG - Mestre Charles Corrêa