Menu fechado

Bardo no D&D 5.5e: Principais Diferenças Entre o Velho e o Novo

Importante: a tradução a seguir utilizou o glossário oficial de D&D 5e traduzido pela Galápagos Jogos ou pelo time de tradução da Wizards of the Coast Brasil. Novos termos que não há tradução oficial, seguiram as regras de tradução, localização e Manual de Estilo oferecidas pela GF9 para os times de tradução.

Para mais informações sobre o D&D 5.5e ou 2024, veja nosso artigo principal:

One D&D – D&D 5.5e – D&D 2024

Bardo continua sendo a alma do grupo no Livro do Jogador de 2024, com a Inspiração de Bardo ainda servindo como a abertura da classe e seguindo a mesma progressão de dados que sua contraparte de 2014. Mas enquanto a maioria dos Bardos lhe diria que você não pode melhorar a perfeição, a classe agora obtém mais acesso à Inspiração de Bardo, um grande aumento para Contra-Encantamento, um crescendo em Palavras de Criação, um poderoso par de magias e uma nova subclasse, o Colégio da Dança.

Abaixo, , no artigo 2024 Bard vs. 2014 Bard: What’s New para D&D Beyond, aborda as principais mudanças no Bardo de 2024 que você encontrará no novo Livro do Jogador de 2024. Se não for abordado alguma característica, como Pau pra Toda Obra, isso significa que ela permanece inalterada ou teve pequenas alterações.

O que há de Novo para o Bardo de 2024?

Característica de Classe

Nível

O Que Há de Novo

Inspiração de Bardo

1

Criaturas que obtêm Inspiração de Bardo agora têm uma hora para usá-la, em vez de 10 minutos.

A Inspiração de Bardo agora pode ser jogada após uma criatura falhar em um teste de d20.

A Inspiração de Bardo agora pode ser concedida a uma criatura que pode ouvir ou ver você.

Canção do Descanso

2

Removido

Especialista

2

Agora concedida no nível 2 em vez do nível 3.

Subclasses de Bardo

3

Colégio da Dança é uma nova subclasse.

Colégio da Bravura agora pode usar uma arma Simples ou Marcial como foco de Conjuração e usar um truque em seu Ataque Extra.

Colégio do Conhecimento não tem mais regras de imunidade contra Palavras de Interrupção.

Colégio do Glamour substitui Performance Sublime por Magia Encantadora.

Fonte de Inspiração

5

Pode gastar um espaço de magia para recuperar um uso de Inspiração de Bardo.

Contra-Encantamento

7

Agora concedida no nível 7 em vez do nível 6.

Contra-Encantamento agora é uma Reação usada após uma criatura falhar em uma salvaguarda para evitar ser  Amedrontada ou Enfeitiçada.

Especialista

9

Agora concedida no nível 9 em vez do nível 10.

Segredos Mágicos

10

Pode selecionar magias da lista de magias do Bardo, Clérigo, Druida e Mago, sempre que seu número de Magias Preparadas aumentar.

Inspiração Superior

18

Agora concedida no nível 18 em vez do nível 20.

Pode recuperar até 2 usos de Inspiração de Bardo em vez de 1.

Dádiva Épica

19

Escolha um talento Dádiva Épica ou outro talento à sua escolha.

Palavras de Criação

20

Tenha sempre preparadas as magias Palavra de Poder: Matar e Palavra de Poder: Salvar.

É possível atingir uma segunda criatura com qualquer uma das duas.

Visão Geral das Características de Classe do Bardo 2024

Inspiração de Bardo — Nível 1

A Inspiração de Bardo é a força motriz por trás da Classe Bardo e o Livro do Jogador de 2024 tornou o uso da característica mais atraente e convidativo. Um Bardo de 2014 pode dar Inspiração de Bardo a um aliado e ele poderia não ter a chance de usá-la nos próximos dez minutos. Alternativamente, ele poderia usá-la em um Teste de d20 em que já teria sido bem-sucedido, desperdiçando o Dado de Bardo.

Agora, com o Bardo de 2024, a Inspiração de Bardo dura uma hora completa, então, se os aliados não a usarem em combate, eles ainda poderão usá-la em outro Teste de d20 depois, como durante uma exploração de masmorra. A mudança verdadeiramente impactante, no entanto, é que no Livro do Jogador de 2024, uma criatura que tem um Dado de Bardo não precisa jogá-lo até mesmo depois de falhar em um Teste de d20. Agora, ela pode acumulá-los até saber que tem a chance de realmente transformar uma falha em um sucesso.

Uma grande mudança apresentada em poucas palavras é a mudança em quem pode receber seus Dados de Bardo. Com a versão de 2014 da Inspiração de Bardo, uma criatura tinha que ser capaz de ouvi-lo. Nas regras de 2024, elas podem ouvi-lo ou vê-lo. Esta é uma grande mudança na representação da essência dos Bardos. A Classe costumava parecer ser, em grande parte, para músicos, com outros tipos de artistas esperando nos bastidores para preencher o conjunto. Mas essa mudança na linguagem deve encorajá-lo a seguir suas próprias Inspirações de Bardo, mesmo que você não consiga segurar um tom.

Seus dados de Inspiração de Bardo ainda são determinados pelo seu modificador de Carisma e ainda progridem na mesma ordem, então você obtém um d6 no nível 1, um d8 no nível 5, um d10 no nível 10 e um d12 no nível 15.

Canção do Descanso — Nível 2

Uma característica do Bardo de 2014 que não chegou à versão de 2024 é a Canção do Descanso, que concedia uma jogada adicional de Dado de Vida durante Descansos Curtos. Embora os jogadores possam sentir falta deste bônus, o acesso antecipado do Bardo de 2024 à Especialista, as melhorias na utilidade de Contra-Encantamento e os principais impulsos para Segredos Mágicos e Fonte de Inspiração devem ajudar a consolá-lo pela perda desta característica aposentada.

De uma perspectiva de ambientação, a Canção do Descanso também realmente enfatizava que o Bardo era uma classe de músico em primeiro e último lugar. Então, o afastamento de uma característica especificamente baseada em “canção”, também destaca o movimento do Bardo de 2024 para outros meios criativos.

Especialista— Nível 2

Um dos principais atrativos de se jogar com um Bardo é sua extrema competência. A combinação de Especialista, conferida no 9º nível em vez do 10º, e Pau pra Toda Obra, ambas características recebidas no 2º nível, significa que seu Bardo do Livro do Jogador de 2024 está se inclinando para a Versatilidade com Perícias mais cedo em sua carreira. Você também obterá Especialista para duas proficiências de perícias adicionais.

Subclasse de Bardo — Nível 3

O Livro do Jogador de 2024 apresenta três subclasses familiares para Bardos e uma nova em folha. Os Colégios de Bardos que retornam estão praticamente inalterados, com apenas algumas melhorias na qualidade de vida:

  • Colégio da Bravura: Esses escaldos agora podem usar uma arma Simples ou Marcial como um foco de conjuração. Além disso, quando um Bardo do Colégio da Bravura obtém um Ataque Extra no nível 6, você pode conjurar um truque que tenha um tempo de conjuração de uma Ação no lugar de um desses ataques.
  • Colégio da Dança: Esta novíssima subclasse de Bardo concentra o poder do Bardo sobre a magia da criação em uma forma de arte física, a dança. Bardos do Colégio da Dança obtêm impulsos para suas defesas quando não estão usando armadura e usam sua Inspiração de Bardo para abastecer Ataques Desarmados poderosos.
  • Colégio do Conhecimento: Quando esses Bardos estudiosos usam Inspiração de Bardo para ativar Palavras de Interrupção, sua jogada não é mais impactada se a criatura pode ouvi-lo ou se ela é imune a ser Enfeitiçada.
  • Colégio do Glamour: A magia infundida por Faéria desta subclasse de Bardo substitui a Performance Sublime de 2014 por Magia Encantadora, que adiciona Enfeitiçar Pessoas e Reflexos à sua lista de magias preparadas e lhe dá a chance de conceder o efeito Amedrontado ou Enfeitiçado a uma criatura que o veja conjurar uma magia de Encantamento ou Ilusão a até 18 metros.

Fonte de inspiração — Nível 5

Fonte de Inspiração sempre aumentou o volume da Inspiração de Bardo, recuperando usos gastos após completar um Descanso Curto, além de um Descanso Longo. O Bardo de 2024 acompanha isso com outra maneira adicional para que Bardos recuperem Dados de Inspiração de Bardo gastos. Uma vez que você atinge o nível 5, você pode gastar um Espaço de Magia para recuperar um uso de Inspiração de Bardo. Isso não custa uma ação, então você pode optar por usá-lo quando quiser gastar os Dados de Inspiração de Bardo.

Este novo detalhe é uma única frase no Livro do Jogador de 2024, mas tem um grande impacto. A Inspiração de Bardo sempre foi a espinha dorsal da construção de um Bardo, mas o número limitado de usos significava que um jogador de Bardo teria que gastar seus Dados de Inspiração de Bardo com cautela entre os descansos.

Agora os jogadores têm muito mais liberdade para decidir como querem lidar com suas ações. Se você quiser se concentrar em conjurar magias, você pode, mas se você construiu um Bardo com base nas funções da Inspiração de Bardo, como um Bardo do Colégio da Dança que usa sua Inspiração de Bardo para abastecer suas características de classe, você pode optar por sacrificar espaços de magia para ter mais acesso a essas habilidades.

A combinação desta nova Fonte de Inspiração com os dados de Inspiração de Bardo agora sendo gastos após a jogada falhar encoraja os jogadores de Bardo a usar, em vez de acumular, seus Dados de Inspiração.

Contra-Encantamento— Nível 7

Contra-Encantamento foi movido do 6º nível para o 7º nível para o Bardo no Livro do Jogador de 2024, mas a melhoria no que a característica faz vale a espera. O Contra-Encantamento do Bardo de 2014 usava uma ação e durava até seu próximo turno, concedendo vantagem nas salvaguardas dos aliados contra Amedrontado ou Enfeitiçado. Então você realmente tinha que torcer para um inimigo tentar amedrontar ou enfeitiçar seu grupo para sentir que valia a pena ativar esta característica em vez de atacar ou conjurar uma magia.

O Contra-Encantamento do Bardo no Livro do Jogador de 2024 é uma Reação, e você não precisa usá-lo até depois que você ou seu aliado falhe na sua salvaguarda contra um efeito que cause as condições Amedrontado ou Enfeitiçado. Seu aliado então pode jogar novamente a salvaguarda com vantagem. Isso significa que com seu Contra-Encantamento, seus aliados agora têm até três chances de serem bem-sucedidos na sua salvaguarda contra serem Amedrontados ou Enfeitiçados. Além disso, esta característica não tem um número limitado de usos, então pode ser usada a cada rodada quando você ou um dos membros do seu grupo está sendo convencido a entrar para o culto de um Vampiro!

Segredos Mágicos — Nível 10

Segredos Mágicos foi aprimorado em relação à sua versão de 2014. Em vez de permitir apenas três oportunidades fixas para acessar magias de outras classes em níveis específicos, agora você pode escolher magias das listas de Clérigo, Druida ou Mago sempre que adicionar magias à sua lista de Magias Preparadas. Essas magias selecionadas são consideradas magias de Bardo.

Isso significa que, do 10º ao 20º nível de Bardo, você pode escolher magias de quatro classes diferentes. Além disso, ao substituir uma magia de Bardo na sua lista de Magias Preparadas, você pode optar por uma magia das listas de outras classes.

Inspiração Superior — Nível 18

Inspiração Superior agora é obtida no 18º nível, e não mais no 20º, e se torna ainda melhor. A versão de 2014 de Inspiração Superior restaurava um uso de Inspiração de Bardo se sua reserva estivesse vazia quando você jogava Iniciativa. A versão de 2024 de Inspiração Superior restaurará dois usos de Inspiração de Bardo se sua reserva atual for menor que isso. Então, se você tiver um uso, você obterá um extra, mas se você não tiver nenhum, você obterá dois.

Dádiva Épica — Nível 19

Dádivas Épicas são um novo tipo de talento introduzido no conjunto de regras básicas revisado que exige que você esteja no 19º nível para acessá-las. Um Bardo de 19º nível tem acesso a uma Dádiva Épica de sua escolha ou outro talento para o qual ele se qualifica. Existem doze Dádivas Épicas encontradas no Livro do Jogador de 2024.

A seguinte é a Dádiva Épica recomendada para um Bardo:

  • Dádiva da Recordação de Magia: Aumente seu valor de Inteligência, Sabedoria ou Carisma em 1 para um máximo de 30, e sempre que você conjurar uma magia com um espaço de magia de nível 1-4, jogue um d4 e se a jogada corresponder ao nível de magia você não gasta o espaço de magia.

Mas também recomendamos a Dádiva da Proficiência em Perícia, que lhe concede proficiência em todas as perícias e lhe dá ainda Especialista, ou a Dádiva da Velocidade, que lhe permite Desengajar como uma Ação Bônus e adiciona 9 metros à sua Velocidade.

Palavras de Criação — Nível 20

Sua nova característica de 20º nível realça a ideia de que o Bardo domina a magia da criação a ponto de ter poder sobre a vida e a morte. Palavras de Criação adiciona duas das mais poderosas magias de 9º círculo em sua lista de magias preparadas: Palavra de Poder: Matar e Palavra de Poder: Salvar. Os Bardos podem manipular esse poder tão bem que você pode potencialmente usá-lo em dois alvos ao mesmo tempo. Palavras de Criação permite que você conjure essas magias de 9º nível em uma segunda criatura a até 3 metros do alvo original.

Grupo no WhatsApp para Falar de RPG

Gostou do artigo? Quer conversar mais? No nosso grupo você conversa sobre dicas, dúvidas, novidades, notícias e muito mais, venha conhecer:
Publicado em:D&D,Notícias

Post relacionado

2 Comentários

  1. Pingback:​Bardo no D&D 5.5e: Principais Diferenças Entre o Velho e o Novo - RPG - Mestre Charles Corrêa

  2. Pingback:Prévia do Livro do Jogador de D&D 5.5e: classes novas, magias, antecedentes e mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *