D&D 5.5e — Mudanças Estruturais nas 10 Novas Espécies de 2024

Importante: a tradução a seguir utilizou o glossário oficial de D&D 5e traduzido pela Galápagos Jogos ou pelo time de tradução da Wizards of the Coast Brasil. Novos termos que não há tradução oficial, seguiram as regras de tradução, localização e Manual de Estilo oferecidas pela GF9 para os times de tradução.

Para mais informações sobre o D&D 5.5e ou 2024, veja nosso artigo principal:

One D&D – D&D 5.5e – D&D 2024

O Livro do Jogador de 2024 mudou a forma como a criação de personagens funciona. Nesta nova jornada, cada uma das dez espécies jogáveis apresentadas nos livros básicos de 2024 foi revisitada e renovada. Algumas dessas espécies faziam parte das regras básicas de 2014, enquanto outras foram adicionadas à lista.

Riley Silverman em seu artigo The 10 Species in the 2024 Player’s Handbook para D&D Beyond trás uma análise das novidades de cada uma e algumas das mudanças gerais.

Mudança de Termo e Retirada de Raças Mestiças

Como noticiado anteriormente no artigo D&D retira meio-elfos e outras raças mestiças do Livro do Jogador, a WotC irá remover a ideia de raças “meio” do Livro do Jogador do D&D por considerá-las “intrinsecamente racistas. A decisão faz parte dos esforços contínuos da editora para tornar o jogo mais inclusivo. Leia o artigo para mais informações.

Pode deixar seu #RipMeio-Orc e #RipMeio-Elfo no comentário.

Espécies Atualizadas no Livro do Jogador de 2024

Espécie O Que Há De Novo
Aasimar Agora incluído como uma espécie nas regras básicas e baseado no Aasimar de Mordenkainen Apresenta: Monstros do Multiverso.
Revelação Celestial: Você pode selecionar a opção cada vez que se transformar. Todas as formas de Revelação Celestial causam dano extra uma vez por turno em um ataque.
Transfiguração Radiante: Anteriormente Consumação Radiante, ainda causa Dano Radiante igual ao seu Bônus de Proficiência dentro de um raio de 3 metros, mas o dano Radiante extra em um ataque por turno foi movido para a característica mais ampla de Revelação Celestial.
Anões Anões foram simplificados. Agora, todos recebem Conhecimento em Pedras atualizado, Tenacidade Anã e Visão no Escuro com alcance de 36 metros.
Seu Deslocamento agora é 9 metros.
Conhecimento em Pedras: As características de 2014 foram substituídas. Agora, você pode obter Sismiconsciência por 10 minutos em superfícies de pedra como uma Ação Bônus. Você pode usar esse traço um número de vezes igual ao seu Bônus de Proficiência.
Draconato Ataque de Sopro: Agora funciona de maneira semelhante ao descrito em Fizban’s Treasury of Dragons. Pode ser usado como parte de uma ação Atacar, possui usos iguais ao seu Bônus de Proficiência e o dano aumenta de 1d10 para até 4d10 no nível 17.
Cada vez que usar, você escolhe a forma do seu Ataque de Sopro: Cone de 4,5 metros ou Linha de 9 metros.
Voo Dracônico: No nível 5, seu Draconato pode manifestar asas espectrais que se assemelham ao seu Ataque de Sopro. Você adquire um Deslocamento de Voo por até 10 minutos. Esta característica pode ser usada uma vez por Descanso Longo.
Elfo Você pode escolher entre Intuição, Percepção ou Sobrevivência para o traço Sentidos Aguçados.
Alto Elfo: Inicia com o truque Prestidigitação Arcana, mas pode substituí-lo por um truque diferente da lista de magias de Mago sempre que terminar um Descanso Longo.
Drow: Não sofre mais com Sensibilidade à Luz Solar.
Elfo Silvestre: Máscara da Natureza foi substituída pelo conhecimento do truque Arte Druídica.
Cada variante de Elfo tem um par de magias associadas adquiridas no nível 3 e no nível 5. Cada magia está sempre preparada e pode ser conjurada uma vez sem um espaço de magia ou usando novamente os espaços de magia disponíveis do seu personagem.
Gnomo Seu Deslocamento agora é 9 metros.
Gnomo das Rochas: Você adquire os truques Prestidigitação Arcana e Reparar. O traço Engenhoqueiro foi reformulado no Gnomo das Rochas do Livro do Jogador de 2024, e seus efeitos agora são baseados em Prestidigitação Arcana. Você ainda pode ter até três engenhocas ao mesmo tempo.
Gnomo dos Bosques: Falar com Animais Pequenos foi substituído pela magia Falar com Animais. Essa magia está sempre preparada e pode ser conjurada sem consumir espaços de magia, um número de vezes igual ao seu Bônus de Proficiência. Além disso, você pode conjurá-la utilizando espaços de magia disponíveis para a classe do seu personagem.
Golias Seu Deslocamento agora é 10,5 metros.
Ancestralidade Gigante: Agora você pode escolher o tipo de Gigante do qual descende, selecionando entre Gigante das Nuvens, Gigante de Fogo, Gigante do Gelo, Gigante da Colina, Gigante da Pedra ou Gigante da Tempestade. Cada um concede um benefício específico que pode ser usado um número de vezes igual ao seu Bônus de Proficiência.
Forma Grande: No nível 5, você pode usar uma Ação Bônus para se tornar Grande por 10 minutos, obtendo Vantagem nos testes de Força e aumente seu valor de Deslocamento em 3 metros.
Porte Poderoso: Anteriormente Pequeno Gigante. Não concede mais proficiência em Atletismo, mas você obtém Vantagem nas salvaguardas realizadas para encerrar a condição Agarrado, além de ter a capacidade de carga aumentada.
Humano O Humano de 2024 apresenta um novo conjunto de traços, mais alinhados com os traços do Humano Variante de 2014.
Eficiente: Você adquire Inspiração Heroica, a versão de 2024 de Inspiração, sempre que termina um Descanso Longo.
Hábil: Você adquire proficiência em uma perícia à sua escolha.
Versátil: Você adquire um talento de Origem à sua escolha, além do adquirido na criação de personagem.
Orc Agora incluído como uma espécie nas regras básicas e baseado no Orc do Monstros do Multiverso.
Pico de Adrenalina: Uso dessa característica pode ser recuperado após o fim de um Descanso Curto ou Longo.
Visão no Escuro do Orc foi expandida para um alcance de 36 metros.
Orcs não possuem mais a característica Porte Poderoso.
Pequenino Pequeninos foram simplificados. Todos os Pequeninos de 2024 recebem os traços Agilidade Pequenina, Corajoso, Furtividade Natural e Sorte (anteriormente chamada de Sortudo).
Seu Deslocamento agora é 9 metros.
Tiferinos Tiferinos de 2024 escolhem entre um dos três Planos Inferiores para seu Legado Ínfero: Abissal, Ctônico ou Infernal.
Cada variante de Tiferino possui uma resistência a dano associada e um par de magias obtidas no nível 3 e no nível 5. Cada magia está sempre preparada e pode ser conjurada uma vez sem usar um espaço de magia, ou novamente, usando os espaços de magia disponíveis do seu personagem.

Novas Espécies nas Regras Básicas

Uma grande mudança no Livro do Jogador de 2024 é a inclusão de alguns rostos novos, porém já conhecidos. Três espécies, que já haviam sido apresentadas em outros livros de regras, foram agora integradas às regras básicas do Livro do Jogador de 2024. Aasimar, Golias e Orc foram colocados como espécies titulares, recebendo ajustes e atualizações em suas características.

Aasimar

Aasimar, que adquire o traço Revelação Celestial no nível 3 como uma Ação Bônus, teve uma mudança transferida do Monstros do Multiverso para a versão de 2024. De acordo com as novas regras básicas, uma atualização recente para esse poder estabelece que o Aasimar não precisa mais escolher qual opção do traço utilizar ao obtê-lo. Em vez disso, o jogador pode escolher qual opção usar sempre que ativar o traço.

Isso significa que a Revelação Celestial agora está vinculada ao seu humor ou estado emocional no momento de sua transformação. Você deseja voar com suas Asas Celestiais? Está preparado para ser um farol da justiça com sua Transfiguração Radiante Ou está se sentindo quebrado, abatido e taciturno com seu Manto Necrótico?

Golias

O Golias de 2024 se aproxima mais dos Gigantes dos quais é descendente. Agora, é possível escolher o tipo específico de gigante presente na linhagem de origem. Assim como ocorre com os Tiferinos, essa ancestralidade não determina o destino ou a personalidade do Golias, mas confere diferentes habilidades que podem ser exploradas.

Por exemplo, um descendente de Gigantes de Fogo pode adicionar um d10 adicional de Dano Ígneo a uma jogada de ataque. Um Golias com ancestralidade Gigante da Pedra pode usar uma Reação quando você recebe dano para jogar um d12, adicionar seu modificador de Constituição e reduzir seu dano por essa quantidade. Cada um desses tipos de traços pode ser usado um número de vezes igual ao seu Bônus de Proficiência.

Orc

Orcs, uma espécie jogável em D&D desde 1993 em diferentes versões, não estão apenas de volta ao time; agora fazem parte das regras básicas. O Orc de 2024 se baseia na característica Pico de Adrenalina de Monstros do Multiverso, que permite usar a ação Correr e obter Pontos de Vida Temporários como uma Ação Bônus. Todos os usos desse traço são recuperados após um Descanso Curto. Além disso, os Orcs de 2024 também têm Visão no Escuro expandida, com um alcance de 36 metros.

Características das Espécies Revisadas

Seja uma das três novas espécies introduzidas no Livro do Jogador de 2024 ou uma das sete que retornam, todas as espécies nas regras básicas de 2024 passaram por uma revisão.

Um Aumento na Efetividade

As características de várias espécies receberam um aprimoramento para que tenham mais valor dentro da economia de ação do jogo. Draconatos agora têm a opção de escolher se seu Ataque de Sopro se manifesta como um Cone ou uma Linha. Gnomos, por sua vez, têm acesso completo à magia Falar com Animais. Anões podem agora utilizar Sismiconsciência em superfícies de pedra. Traços como esses e outros foram analisados e atualizados para torná-los mais úteis com maior frequência durante os jogos.

Elfos e Tiferinos Sempre Recebem Magias

Cada uma das três linhagens principais de Elfos e as três novas linhagens de Tiferinos de 2024 recebe acesso a uma magia exclusiva nos níveis 3 e 5. Por exemplo, o Elfo Silvestre adquire Passo Veloz no nível 3 e Passo Sem Rastro 5. Da mesma forma, o Tiferino de origem Ctônica obtém Vida Falsa no nível 3 e Raio do Enfraquecimento no nível 5. Além disso, as três linhagens de Tiferino adquirem resistência a um tipo de dano específico e ao truque Taumaturgia. Cada uma das três variantes de Elfo e Tiferino também recebe um truque único.

Cada Espécie Foi Moldada com Foco em Fantasia

Durante a revisão das espécies para o Livro do Jogador de 2024, optou-se por destacar a fantasia de cada uma. Os Anões receberam aprimoramentos em Conhecimento em Pedras e Visão no Escuro para ressaltar sua herança de trabalho em minas e reinos montanhosos. Os Golias foram ajustados para refletir sua descendência dos Gigantes, como concebidos em D&D. Já os Draconatos ganharam a habilidade de usar asas, pois o voo é uma das características mais fascinantes dos dragões.

Até mesmo os Humanos no Livro do Jogador de 2024 receberam um enfoque mais detalhado em seu papel na fantasia. O texto de ambientação descreve como os Humanos se espalharam pelo multiverso de maneira semelhante à forma como se espalharam pelo nosso próprio mundo. Ao enfatizar a engenhosidade e versatilidade dos Humanos em seus traços, as regras básicas de 2024 retratam-nos de maneira similar a como são vistos em histórias como O Senhor dos Anéis ou The Witcher, e até em ficção científica como Star Trek, sempre inquietos, ansiosos para aprender, crescer e explorar.

Em alguns casos, isso significa que essas espécies receberam mais pontos de escolha durante o processo de criação, como é o caso dos Tiferinos ou dos Golias. Em outros, como os Anões ou os Pequeninos, esses pontos de escolha foram simplificados para se adequar melhor aos seus elementos de fantasia.

Ajustes de Valor de Atributo Não Estão Mais Vinculados às Espécies

Uma grande mudança nas espécies no Livro do Jogador de 2024 é que os ajustes de valor de atributo não estarão mais vinculados a elas. Com as regras de criação de personagens de 2014, os jogadores frequentemente escolhiam sua classe com base na espécie selecionada, o que limitava a personalização na criação do personagem. Agora, você pode jogar com qualquer espécie e qualquer classe de personagem sem sentir que está se prejudicando intencionalmente em termos de valor de atributo.

Os ajustes de valor de atributo agora estão vinculados ao seu antecedente, de forma semelhante à sua proficiência em certas perícias. Isso torna os antecedentes mais importantes na criação de personagens, representando a parte da história do seu personagem onde ele aprimorou suas perícias e atributos.

A forma como os ajustes de valor de atributo funcionam para os antecedentes de 2024 é a seguinte: cada antecedente tem três valores de atributo vinculados a ele. Você pode escolher adicionar +2 a um desses valores e +1 a outro, ou adicionar +1 a todos os três. Por exemplo, o antecedente de Fazendeiro oferece Força, Constituição e Sabedoria para escolher. O antecedente de Andarilho oferece Destreza, Sabedoria e Carisma.

Usando Antecedentes de Livros Anteriores

Embora essas dez espécies tenham passado por revisões no Livro do Jogador de 2024, você ainda pode utilizar espécies e antecedentes de livros anteriores. Uma caixa lateral no capítulo de regras de criação de personagens oferece sugestões sobre como adaptar antecedentes e espécies de livros anteriores ao criar novos personagens para as regras básicas de 2024.

Novas Ilustrações para Mostrar as Espécies

O Livro do Jogador de 2024 contém ilustrações para cada espécie. Essas imagens mostram uma variedade de versões de cada espécie para ajudar a inspirar seus personagens. As ilustrações também mostram como pode ser a vida civil dessas espécies, ajudando você a ter uma ideia de como foi a vida do seu personagem antes de começar suas aventuras.

Grupo no WhatsApp para Falar de RPG

Gostou do artigo? Quer conversar mais? No nosso grupo você conversa sobre dicas, dúvidas, novidades, notícias e muito mais, venha conhecer:

2 pensou em “D&D 5.5e — Mudanças Estruturais nas 10 Novas Espécies de 2024

  1. Pingback: ​D&D 5.5e — Mudanças Estruturais nas 10 Novas Espécies de 2024 - RPG - Mestre Charles Corrêa

  2. Pingback: D&D 5.5e: a Edição que Foca Totalmente Conteúdo Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *