Menu fechado

Prévia do Livro do Jogador de D&D 5.5e: classes novas, magias, antecedentes e mais

A WotC deu um mergulho mais profundo em seus próximos livros de regras básicas de 2024. Hoje, vamos dar uma olhada no Livro do Jogador.

Este será um grande ano para a Wizards of the Coast, que está se preparando para o verão com uma grande e detalhada prévia dos novos livros-base da 5.5e. Com o lançamento chegando em apenas alguns meses, já há diversos conteúdos de prévias. No YouTube, você pode se aprofundar em algumas das novas classes. Mas antes de tudo isso, a WotC realizou uma coletiva de imprensa sobre os novos livros de regras básicas de 2024/2025.

Lá, temos uma ideia melhor do que esperar em cada um dos livros. Hoje daremos uma olhada mais de perto no Livro do Jogador. Em poucas palavras, o livro será ainda mais do que nunca o “único livro que você precisa para jogar”.

Além de ter as regras para criação de personagens, combate e todo o resto, o Livro do Jogador também pretende ser sua principal fonte de “como jogar D&D”. Onde antes, a WotC admitiu no briefing, eles esperavam que as pessoas usassem mais os Kits Introdutórios, agora o LdJ foi reformulado para ser um material central.

Mas não se preocupe, pois ainda há novos Kits Introdutórios chegando mais tarde para 5.5e. Contudo, para refletir essa nova meta, é necessário um novo layout. Vamos nos aprofundar.

Por Dentro do Livro do Jogador 5.5e: Ensinando Novos Jogadores a Jogar

Antes de mais nada, a WotC está usando seriamente as grandes armas de arte para esses livros. Não é segredo que a arte vende livros de RPG, e a WotC está preparada para usar isso. Como Chris Perkins e Jeremy Crawfords, líderes da D&D, disseram na coletiva de imprensa, este livro tem mais e maiores artes do que qualquer outra edição do Livro do Jogador. Há ilustrações para cada abertura de capítulo, é claro. Mas há muito mais páginas inteiras. E ilustrações de magias sendo conjuradas.

A arte tem o objetivo de dar contexto às regras. Crawford falou explicou que, quando vemos as magias na arte, elas geralmente estão no contexto em que as veríamos em jogo. O que é um belo toque especial. E uma boa introdução à primeira grande mudança. Em vez de começar com “o que é um RPG” seguido de “criação de personagem”, o novo Livro do Jogador da 5.5e começa com Capítulo 1: Como jogar.

Essa é uma notícia surpreendente. Tenho certeza. Uma verdadeira bomba foi lançada sobre você neste momento. Extra extra! Leia agora: o livro de RPG ensina os jogadores a jogar no início.

Mas menciono isso para destacar onde a WotC parece estar focando. E, neste caso, está nos novos jogadores. O que é uma afirmação interessante de se ter… porque, embora o crescimento possa ser contínuo, nem sempre é infinito. Em algum momento, será interessante ver como a WotC trabalha para manter e refinar seu público já conquistado.

Esse trabalho, no momento, é deixado principalmente nas mãos dos jogadores, principalmente dos DMs, e de criadores terceirizados que desenvolvem o jogo ainda mais. É por isso que existem tantos jogos semelhantes com D&D por aí. As pessoas exploraram a 5E e querem mais. Em breve, elas estarão explorando o máximo da 5.5e, por conveniência, é claro, mas, novamente, isso está fora do alcance da WotC.

Como resultado do foco da WotC, porém, o livro tem um fluxo diferente. O LdJ deve ser o livro de referência. E, como tal, ele vem com um Glossário de Regras, que será um índice de todas as regras mencionadas no jogo, no Livro do Jogador e até mesmo nos outros livros. Portanto, se houver uma regra mencionada, você agora sabe onde procurar.

Útil, porque na 5e, metade das regras pelas quais os Mestres estão desesperados para criar regras caseiras já existem no Livro do Mestre, mas ninguém lê esse livro. Portanto, se ninguém vai ler o LdMe, pode muito bem ter certeza de que o Livro do Jogador terá tudo o que você precisa.

A nova seção Como Jogar, você pode notar que tem muitas barras laterais com exemplos que falam sobre regras. É para parecer abrangente. Pessoalmente, não uso isso há muito tempo, então é difícil falar sobre sua utilidade. Mas conheço pessoas que gostam disso. Essa é a coisa toda do Record of Lodoss ‘War . Mas Record of Lodoss War não é.

Dentro do Livro do Jogador – As Regras

Ok. Mas e as outras coisas. Você viu os exemplos de interação social. Viu os exemplos de combate. Mas o que realmente está no livro para as pessoas que já estão jogando?

Bem, para começar, Criação de Personagem. O que significa subclasses. São 48 no livro, no total. Cada uma das 12 classes-base de D&D (desculpe, Artífices, mais sorte na próxima) recebe quatro subclasses no Livro do Jogador da 5.5e. Quais? Estas:

Assim você não precisará aumentar o zoom para lê-las:

Há um padrão aqui: eles mantiveram todas as subclasses-base do LdJ da 5e, exceto no caso de Magos e Clérigos, que perderam mais da metade de suas subclasses e depois adicionaram até que todos tivessem quatro no total.

O que faz sentido. O 5.5e deve ser compatível com versões anteriores. Mas cara, isso é um empecilho para as subclasses que estavam no fundo do poço. Quando foi a última vez que você interpretou um Feiticeiro da Magia Selvagem ou um Bardo do Colégio da Bravura? Ambas foram ofuscadas por subclasses melhores em lançamentos posteriores. Mas, hey, compatibilidade com versões anteriores significa menos pânico nas vendas sobre o que eles vão fazer com todas aquelas cópias de Maravilhas Além do luz de Bruxo que ninguém comprou ainda. Não se preocupe, você ainda poderá jogar na 5.5E com o mínimo de trabalho extra.

Antecedentes e a Influência do Pathfinder

O outro trecho que vimos foi um breve detalhe sobre dos Antecedentes, pois eles estarão em 5.5e. Todos sabemos que as ferramentas de história dos antecedentes desapareceram. Coisas como “ser capaz de encontrar passagem em um barco” ou “conhecer alguns fatos que abalam o mundo sobre o mundo da campanha” são “muito específicos”, eu acho. Continuo desapontado com isso. Mas as novas regras de antecedentes tiraram alguma inspiração heroica de como o Pathfinder faz isso.

Na 5.5e, os Antecedentes são a fonte de seus ajustes de atributo. Você receberá uma lista de três estatísticas com cada antecedente em vez receber por sua espécie (portanto, certifique-se de escolher uma que lhe dê as estatísticas desejadas) e, entre essas três estatísticas, você poderá fazer o antigo +2/+1 ou +1/+1/+1. E assim como no Pathfinder, os Antecedentes também oferecem um talento de origem para refletir a maneira como você cresceu. Talentos de origem são uma nova categoria de talento, presumivelmente haverá muitos, para os 75 talentos incluídos no LdJ da 5.5e

De qualquer forma, essas são as grandes novidades do Livro do Jogador. Nas próximas semanas, a WotC fará um mergulho mais profundo em cada uma das classes. Então, prepare-se para aprender ainda mais sobre como a 5.5e funcionará.

Grupo no WhatsApp para Falar de RPG

Gostou do artigo? Quer conversar mais? No nosso grupo você conversa sobre dicas, dúvidas, novidades, notícias e muito mais, venha conhecer:
Publicado em:D&D,Notícias

Post relacionado

6 Comentários

  1. Pingback:​Prévia do Livro do Jogador de D&D 5.5e: classes novas, magias, antecedentes e mais - RPG - Mestre Charles Corrêa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *